sexta-feira, 5 de março de 2021

MÊS DE SÃO JOSÉ – III Domingo da Quaresma

Santas Perpétua e Felicidade, mártires

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

Com humildade e respeito aqui nos reunimos, ó Divino Jesus, para oferecer, todos os dias deste mês, as homenagens de nossa devoção ao glorioso Patriarca S. José. Vós nos animais a recorrer com toda a confiança aos vossos benditos Santos, pois que as honras que lhes tributamos revertem em vossa própria glória. Com justos motivos, portanto, esperamos vos seja agradável o tributo quotidiano que vimos prestar ao Esposo castíssimo de Maria, vossa divina Mãe a José, vosso amado Pai adotivo. Ó meu Deus, concedei-nos a graça de amar e honrar a São José como o amastes na terra e o honrais no céu. E vós, ó glorioso Patriarca, pela vossa estreita união com Jesus e Maria; vós que, à custa de vossas abençoadas fadigas e suores, nutristes a um e outro, desempenhando neste mundo o papel do Divino Padre Eterno; alcançai-nos luz e graça para terminar com fruto este devoto exercício que em vosso louvor alegremente começamos.

1ª Leitura (Ex 20,1-17): Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, dessa casa de escravidão. Não terás outros deuses perante Mim. Não farás para ti qualquer imagem esculpida, nem figura do que existe lá no alto dos céus ou cá em baixo na terra ou nas águas debaixo da terra. Não adorarás outros deuses nem lhes prestarás culto. Eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus cioso: castigo a ofensa dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que Me ofendem; mas uso de misericórdia até à milésima geração para com aqueles que Me amam e guardam os meus mandamentos. Não invocarás em vão o nome do Senhor teu Deus, porque o Senhor não deixa sem castigo aquele que invoca o seu nome em vão. Lembrar-te-ás do dia de sábado, para o santificares. Durante seis dias trabalharás e levarás a cabo todas as tuas tarefas. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo nem a tua serva, nem os teus animais domésticos, nem o estrangeiro que vive na tua cidade. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso, o Senhor abençoou e consagrou o dia de sábado. Honra pai e mãe, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te vai dar. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não desejarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo nem a sua serva, o seu boi ou o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença».

Salmo Responsorial: 18

R. Senhor, Vós tendes palavras de vida eterna.

A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor são firmes, dão sabedoria aos simples.

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros, todos eles são retos.

São mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino; são mais doces que o mel, o puro mel dos favos.

2ª Leitura (1Cor 1,22-25): Irmãos: Os judeus pedem milagres e os gregos procuram a sabedoria. Quanto a nós, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito; quem acredita n’Ele tem a vida eterna.

Evangelho (Jo 2,13-25): Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: «Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!» Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: «O zelo por tua casa me há de devorar». Então os judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei». Os judeus, então, disseram: «Trabalharam durante quarenta e seis anos erguer este templo, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?» Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus falou. Estando em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, vendo os sinais que realizava. Jesus, no entanto, não lhes dava crédito, porque conhecia a todos e não precisava de ser informado a respeito do ser humano. Ele bem sabia o que havia dentro do homem.

«Não façais da casa de meu Pai um mercado!»

Rev. D. Lluís RAVENTÓS i Artés (Tarragona, Espanha)

Hoje, perto da Páscoa, sucedeu um fato insólito no templo. Jesus retirou do templo o rebanho dos vendedores, derrubou as bancas dos cambistas e disse aos vendedores de pombas: «Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!» (Jo 2,16). E enquanto as ovelhas e os carneiros corriam pela explanada, os discípulos descobriram uma nova face da alma de Jesus: O zelo pela casa de seu Pai, o zelo pelo templo de Deus.

O templo de Deus convertido num mercado! Que barbaridade! Deve ter começado com pouca coisa. Algum pastor que subia para vender um cordeiro, uma anciã que queria ganhar algum trocado vendendo pombas..., e a bola foi crescendo. Tanto é assim que o autor do Cântico dos Cânticos clamava: «pegai as raposas, as pequenas raposas que devastam as vinhas» (Cant 2,15). Mas, quem ligava pra aquilo? A explanada do templo era como um mercado em dia de feira.

—Eu também sou templo de Deus. Se não cuido as pequenas raposas, o orgulho, a preguiça, a gula, a inveja, a avareza, tantos trajes do egoísmo, se infiltram dentro nós e estragam tudo. Por isso, o Senhor nos coloca em alerta: «O que vos digo, digo a todos, vigiai!» (Mc 13,37).

Vigiemos! Para que a preguiça não invada a consciência: «negar-se a ver a culpa é uma doença da alma mais perigosa que a culpa, pois está muito mais distante da verdade e da conversão» (Bento XVI).

Vigiar? — Tento fazê-lo cada noite. Ofendi alguém? São retas as minhas intenções? Estou disposto a cumprir sempre e em tudo a vontade de Deus? Mas, nessas horas estou cansado e me vence o sono.

—Jesus, você me conhece a fundo, você que conhece muito bem o que existe no interior de cada homem, faz-me conhecer as faltas, dá-me fortaleza e um pouco deste zelo seu, para que jogue fora do templo, aquilo que me separa de ti.

Quais “mercadores” eu tenho que expulsar nesta quaresma que querem traficar com a minha alma, e meu corpo, templo de Deus?

Pe. Antonio Rivero, L.C.

Deus nesta quaresma quer purificar o templo da minha alma e do meu coração, para poder celebrar comigo a sua Páscoa, isto é, o triunfo do pecado e a injeção da graça divina, fazendo-me homem novo.

Em primeiro lugar, Cristo tem que entrar hoje com o açoite na mão no templo da nossa Igreja e expulsar dela todos esses mercadores que só buscam fazer carreira, ambições, desejo de protagonismo e vaidade, cheios de mundanismo na sua mente e no seu coração, como tantas vezes nos lembra o Papa Francisco. E assim purificada, a nossa Igreja seja una, santa, católica e apostólica, e, sobretudo, segundo o evangelho na mente, no coração e nos ritos. E assim a nossa Igreja só busque a glória de Deus e o bem de todas as pessoas, visitando as periferias existenciais, consolando os tristes, ajudando e promovendo os pobres com obras de caridade, perdoando os pecadores. Só assim a nossa Igreja será facilitadora da graça, como diz o Papa Francisco, e não burocrática, que controla e que obstaculiza o encontro do homem com Deus. E assim na nossa Igreja terá a comunhão fraterna, deixando de um lado as invejas que carcomem; os ciúmes que desgastam e as murmurações que nos matam. Só assim a nossa Igreja católica enfrentará o desafio da proliferação dos novos movimentos religiosos, aonde muitos vão encontrando o que nós, talvez, não lhes damos: acolhida, proximidade, carinho, respeito, ternura e solução para os seus problemas espirituais, humanos e materiais; e realizando tudo sem buscar benefícios econômicos ou querer exercer algum poder sobre essas pobres gentes (Evangelii Gaudium 70).

Em segundo lugar, Cristo tem que entrar hoje com o açoite na mão no templo dos nossos Organismos Internacionais e nos nossos Estados e expulsar deles todos esses mercadores que só buscam o próprio proveito e o interesse financeiro ou de prestigio, querendo condescender com todas as ideologias de moda; e não só condescender, mas também apoiá-las e promove-las com o dinheiro, nos meios de comunicação e desde os assentos dos Parlamentos. Só assim, purificados pelo sangue de Cristo, os nossos Estados serão construtores do bem comum e buscarão medidas para ajudar os pobres, garantir a paz e a justiça. Só assim, os nossos Estados saberão que o dinheiro deve servir e não governar (Evangelii Gaudium 58). Só assim, desaparecerão os males cristalizados nas estruturas sociais injustas e poderemos esperar um futuro melhor (Evangelii Gaudium 59). Só assim os nossos Estados criarão o clima para a tolerância verdadeira, o respeito e o diálogo, além de toda diferença no campo político, econômico, filosófico ou religioso, evitando todo tipo de discriminação, receios e enfrentamentos com os que não compartilham os nossos mesmos valores e a nossa mesma visão da vida.

Finalmente, Cristo tem que entrar hoje com o açoite na mão no templo das nossas famílias, dos nossos corações e expulsar de nós todo egoísmo, soberba, luxúria, grosserias, divisões, ídolos (1 leitura), e purificada a nossa alma, possamos render o culto devido a Deus e cumprir alegremente e por amor os mandamentos (1 leitura). Não nos envergonharemos da cruz de Cristo que é força e sabedoria de Deus (2 leitura).

Para refletir: Deixei a porta aberta do templo da minha alma para Jesus entrar e tirar para fora todos esses mercadores que tratam de traficar com a minha fé, a minha esperança e a minha caridade? Já os localizei: seitas e propostas mundanas, egoísmo e vaidade, orgulho e ambição, vida cheia de prazeres e de luxo, comodidade e preguiça, insensibilidade e indiferença, tristeza e desilusão, depressão e ceticismo? Tenho bem trancada a minha porta com o cadeado da vigilância e da coerência na minha vida cristã?

Para rezar: Senhor, entrai com o vosso açoite de amor e tirai para fora todos esses inquilinos que querem roubar de mim o patrimônio que Vós presenteastes à minha alma desde o dia do meu batismo. Quero viver a santa Quaresma com essa consciência e necessidade de purificação para poder entrar e desfrutar da vossa Páscoa.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

ORAÇÃO

Ó glorioso S. José, a bondade de vosso coração é sem limites e indizível, e neste mês que a piedade dos fiéis vos consagrou mais generosas do que nunca se abrem as vossas mãos benfazejas. Distribui entre nós, ó nosso amado Pai, os dons preciosíssimos da graça celestial da qual sois ecônomo e o tesoureiro; Deus vos criou para seu primeiro esmoler. Ah! que nem um só de vossos servos possa dizer que vos invocou em vão nestes dias. Que todos venham, que todos se apresentem ante vosso trono e invoquem vossa intercessão, a fim de viverem e morrerem santamente, a vosso exemplo nos braços de Jesus e no ósculo beatíssimo de Maria. Amém.

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, escutai-nos.

Pai Celestial, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Ilustre Filho de Davi, ...

Luz dos Patriarcas, ...

Esposo da Mãe de Deus, ...

Guarda da puríssima Virgem, ...

Sustentador do Filho de Deus, ...

Estrênuo defensor de Jesus Cristo, ...

Chefe da Sagrada Família, ...

José justíssimo, ...

José castíssimo, ...

José prudentíssimo, ...

José fortíssimo, ...

José obedientíssimo, ...

José fidelíssimo, ...

Espelho de paciência, ...

Amante da pobreza, ...

Modelo dos artistas, ...

Honra da vida de família, ...

Guarda das virgens, ...

Sustentáculo das famílias, ...

Alívio dos miseráveis, ...

Esperança dos doentes, ...

Patrono dos moribundos, ...

Terror dos demônios, ...

Protetor da Santa Igreja, ...

Patrono da Ordem Carmelita, ...

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade nós.

V. - O Senhor o constituiu dono de sua casa.

R. - E fê-lo príncipe de todas as suas possessões.

ORAÇÃO

Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO