segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

VIA SACRA CARMELITA

Desde o final do Sec. XVI, os carmelitas introduziram na Colônia a devoção dos Passos, em que se representava o drama da Paixão através de 7 Estações. Essa devoção passou a ser representada inicialmente através de uma Procissão que se realizava na SEXTA-FEIRA anterior à Semana Santa, designada também como SEXTA FEIRA do TRIUNFO.

ORAÇÃO INICIAL

Senhor Jesus, queremos nesta via-sacra seguir teus passos no caminho para o Calvário. Ajuda-nos a meditar estes passos com muita fé e devoção. Queremos aprender de ti a fidelidade a Deus, mesmo diante das dificuldades que nos cercam ao longo da vida

NO PRIMEIRO PASSO: CONTEMPLAMOS JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS.

Nós te adoramos Senhor Jesus Cristo e te bendizemos!

Porque pela tua Santa cruz remiste o mundo.

Senhor Jesus, no Horto das Oliveiras, triste até a morte, profundamente angustiado, oprimido da agonia, coberto de suor de sangue. Tem piedade de nós

Do Evangelho se São Marcos- (Mc 14, 32-42): Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: "Sentem-se aqui enquanto vou orar". Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres". Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Simão", disse ele a Pedro, "você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer. Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! "

Oração

Senhor Jesus! Na tua agonia experimentaste o mais intenso sofrimento e, diante da provação acolheste sem reservas a vontade do Pai. Concede a nós teus servos a graça de aceitar tudo, de suportar tudo, de confiar tudo, fazendo de nossa vida um ato contínuo de acolhida da vontade do Pai. Amém!

NO SEGUNDO PASSO: CONTEMPLAMOS A PRISÃO DE JESUS.

Nós te adoramos ...

Senhor Jesus, pelo beijo traidor, entregue às mãos dos inimigos, maltratado, atado e preso com cordas abandonado pelos discípulos. Tem piedade de nós

Evangelho de São Marcos – (Mc 14,43–46.53): Enquanto ele ainda falava, apareceu Judas, um dos Doze. Com ele estava uma multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes, mestres da lei e líderes religiosos. O traidor havia combinado um sinal com eles: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança". Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Mestre!", e o beijou. Os homens agarraram Jesus e o prenderam. Então, um dos que estavam por perto puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Disse Jesus: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas? Todos os dias eu estive com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam. Mas as Escrituras precisam ser cumpridas". Então todos o abandonaram e fugiram.

Oração

Senhor Jesus! Tu viestes não para condenar, mas para salvar, não para  aprisionar, mas para libertar. Infunde em nós a tua serenidade, a fim de que possamos enfrentar as grandes lutas de nossa vida, sem ódio e sem violência. Amém!

NO TERCEIRO PASSO: CONTEMPLAMOS JESUS ATADO À COLUNA E FLAGELADO.

Nós te adoramos ...

Senhor Jesus, despido, preso a uma coluna e açoitado cruelmente. Tem piedade de nós.

Evangelho de São João – (Jo 18,28 – 19,1): "Da casa de Caifás conduziram Jesus ao pretório. Era de manhã cedo. Mas os judeus não entraram no pretório, para não se contaminarem e poderem comer a Páscoa. Saiu, por isso, Pilatos para ter com eles, e perguntou: “Que acusação trazeis contra este homem?”. Responderam-lhe: “Se este não fosse malfeitor, não o teríamos entregue a ti”. Disse, então, Pila­tos: “Tomai-o e julgai-o vós mesmos segundo a vossa Lei”. Responderam-lhe os judeus: “Não nos é permitido matar ninguém”. Assim se cumpria a palavra com a qual Jesus indicou de que gênero de morte havia de morrer (Mt 20,19). Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?” Disse Pilatos: “Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?”. Respondeu Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”. Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”. Disse-lhe Pilatos: “Que é a verdade?...”. Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes: “Não acho nele crime algum. Mas é costume entre vós que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?”. Então todos gritaram novamente e disseram: “Não! A este não! Mas a Barrabás!”. (Barrabás era um saltea­dor.). Então Pilatos mandou açoitar Jesus.

Oração

Senhor Jesus! Inspira em cada um de nós a consciência de nossa fragilidade. Faz-nos dignos do carinho e da confiança que depositaste em nós quando decidimos trilhar o caminho do Evangelho. Amém!

NO QUARTO PASSO: CONTEMPLAMOS JESUS ESCARNECIDO E COROADO DE ESPINHOS

Nós te adoramos ...

Senhor Jesus, coroado de penetrantes espinhos, ferido na sagrada cabeça com uma cana; vestido por escárnio, de um manto de púrpura, saciado de opróbrios. Tem piedade de nós

Evangelho de São João - (Jo 19, 2–3): Os soldados teceram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça dele. Vestiram-no com uma capa de púrpura, e, chegando-se a ele, diziam: "Salve, rei dos judeus!" E batiam-lhe no rosto.

Oração

Senhor Jesus! Zombado por todos como caricatura de rei; no entanto, quando retoma suas próprias vestes se revela como verdadeiro rei, aquele que entrega sua vida para salvar seu povo. Que Tu sejas para nós: caminho, verdade e vida para nos tornar imensamente felizes. Amém!

NO QUINTO PASSO: 
CONTEMPLAMOS JESUS APRESENTADO AO POVOPOR PILATOS.

Nos te adoramos ...

Senhor Jesus, mais odiado que um ladrão e um assassino, rejeitado pelos judeus e condenado por Pilatos à morte de Cruz. Tem piedade de nós

Evangelho de São João - (Jo 19,4-7): Mais uma vez, Pilatos saiu e disse aos judeus: "Vejam, eu o estou trazendo a vocês, para que saibam que não acho nele motivo algum de acusação". Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: "Eis o homem!" Ao vê-lo, os chefes dos sacerdotes e os guardas gritaram: "Crucifica-o! Crucifica-o! Mas Pilatos respondeu: "Levem-no vocês e crucifiquem-no. Quanto a mim, não encontro base para acusá-lo". Os judeus insistiram: "Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus".

Oração

Senhor Jesus! Que Tu sejas para nós a força que nos sustenta na tentação, a mão que nos reergue no momento da queda e o bálsamo que alivia nossas chagas, a fim de que perseveremos até o fim. Amém!

NO SEXTO PASSO: CONTEMPLAMOS JESUS CARREGANDO A CRUZ ÀS COSTAS.

Nós te adoramos ...

Senhor Jesus, carregado com a pesada Cruz, caído por terra, levado ao Calvário, como o cordeiro ao matadouro. Tem piedade de nós

Evangelho de São João - (Jo 19,16–18) Então, Pilatos, entregou Jesus, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus e o levaram. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

Oração

Senhor Jesus! Nós te contemplamos carregando a cruz e Te reconhecemos como nosso Deus. Aceitando a cruz, Jesus nosso Salvador aponta para a vida nova, para um mundo mais humano e para a libertação dos males que oprimem homens e mulheres. Amém!

NO SÉTIMO PASSO: CONTEMPLAMOS A CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS. 

Nós te adoramos ...

Senhor Jesus, escarnecido, atormentado e oprimido de dores inefáveis, consumido de sede, e morto na Cruz. Tem piedade de nós

Evangelho de São João - (Jo 19,28–30): Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Oração

Senhor Jesus! Tu não Te apegaste a tua condição divina, mas como homem te esvaziaste por inteiro, assumindo a condição de servo, humilhando-te até a morte e morte de cruz. Ensina-nos a dizer diante de cada angustia de nossa vida: “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito”.

CONCLUSÃO

Senhor Jesus, terminamos o percurso da via-sacra, no qual meditamos e rezamos sobre os principais acontecimentos de tua Paixão. Sobre tua cruz resplandece a luz da esperança. Que ela se torne para nós sinal de vitória. Ajuda-nos a abraçá-la com amor para que possamos vislumbrar o brilho da tua ressurreição. Tu que vives e reinas para sempre.

Celebrando os últimos 7 Passos de Jesus rumo à Ressurreição sentimos quanto e fraco é ainda nosso amor, apesar de entendermos um pouco melhor o sofrimento dos outros. Acreditamos que não há morte sem Ressurreição; essa é a razão de nossa fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO