quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

8 de janeiro

 São Pedro Tomás

Patriarca de Constantinopla e Bispo de nossa Ordem.

 

Nasceu por volta do ano 1305 numa aldeia da Aquitânia, França. Os seus pais viviam em pobreza extrema, o que levou Pedro Tomás a abandonar o lar paterno muito cedo para não ser pesado aos seus. Era Pedro Tomás de estatura baixa, mas possuía uma inteligência rara e profunda. Vivendo de esmolas, conseguiu estudar, tornando-se mestre e professor com apenas 17 anos. Foi convidado para ser professor dos estudantes carmelitas, vindo também ele a entrar na Ordem em 1327. Ensinou várias matérias em muitos conventos da Ordem, até ser nomeado Procurador da Ordem junto da Santa Sé, que então se encontrava em Avinhão.  Em certa ocasião, vendo o Padre Geral a humilde e pequena aparência do santo, envergonhava-se de apresenta-lo aos Cardeais. No entanto, certo Cardeal que conhecia a fama de Frei Pedro Tomás resolveu apresentá-lo. O Papa fê-lo seu Núncio e Legado, encomendando-lhe muitas e difíceis missões que Frei Pedro Tomás resolveu sempre em bem.  Foi arauto e apóstolo incansável da paz e da unidade da Igreja, pelo que depressa este nosso irmão granjeou em toda a parte fama de santo. Depois de ter exercido o múnus de bispo em várias dioceses, foi nomeado Patriarca de Constantinopla. Apesar dos altos cargos que exerceu, nas suas viagens, Frei Pedro Tomás procurava sempre, como residência, os conventos dos seus irmãos carmelitas, vivendo como irmão e com os irmãos de Nossa Senhora do Carmo a vida normal da comunidade, segundo a Regra. Morreu no dia 6 de janeiro de 1366. Apesar de ser bispo, pediu que o vestissem com o hábito da Ordem. Era muito devoto da Virgem Maria e um dia contou a um irmão que Nossa Senhora lhe tinha aparecido dizendo-lhe que a Ordem do Carmo durará até ao fim dos tempos. Morreu na Ilha de Chipre, em 1366.

INVITATÓRIO

R. Vinde, adoremos a Cristo, o grande Pontífice, que se compadece de nós.

LAUDES

Hino

Sem os dons que a terra estima,

mas rico de bens dos céus,

São Pedro Tomás ensina

que só se é pobre... sem Deus.

 

Fraco e pequeno em estatura,

mais ainda em seu conceito,

Deus o ergueu à Sua altura,

vendo-o fiel e perfeito.

 

De Cristo soube imitar

a humildade profunda,

por isso pôde ensinar

ciência sublime e funda.

 

Da Mãe de Deus recebeu

promessa, que causa inveja,

mas toda a vida ofereceu

pelo serviço da Igreja.

 

Louvemos o Deus presente,

que é do Carmelo o Amor,

com o Filho onipotente

e o Santo Consolador.

Ant. 1. Unido a Vós estou, Senhor; a vossa mão me serve de amparo.

Salmos e cântico do domingo da I Semana.

Ant. 2. Louvai o nosso Deus vós todos, servos do Senhor.

Ant. 3. O Senhor coroa com a vitória os humildes.

Leitura breve - Lv11 2,6-7

A lei da verdade estava na sua boca, e a iniquidade não se encontrava nos seus lábios; andava comigo na paz e na retidão, e a muitos afastou do mal. Os lábios do sacerdote guardam a ciência, da sua boca espera-se a doutrina, porque é mensageiro do Senhor do Universo.

Responsório breve

R. Dar-vos-ei pastores * segundo o meu coração. R. Dar-vos-ei.

V. E eles vos apascentarão com inteligência e sabedoria. * Segundo. Glória ao Pai. R. Dar-vos-ei.

Cântico evangélico, Ant. (à escolha) 1 ou 2

1) Sirvamos ao Senhor sem pavor, na santidade e na justiça enquanto perdurarem nossos dias.

ou

2) Eu sou o Bom Pastor; dou minha vida pelas minhas ovelhas e haverá um só rebanho e um só Pastor.

Preces

Glorifiquemos, irmãos, a Cristo, nossa Paz e Reconciliação, que, mediante as obras e a pregação de São Pedro Tomás, fortaleceu e confortou a sua Igreja, e aclamemos:

R. Deus Santo, Deus Forte, Salvador!

Senhor Jesus Cristo, em vós formamos um só corpo e nos tomamos membros uns dos outros, fazei que vivamos em paz com todos. R.

Rei Pacífico, que transformais as espadas em arados e as lanças em foices, convertei as invejas em amor e os rancores em perdão. R.

Senhor Jesus, que sois perfeito Louvor da Glória do Pai, conservai-nos no vosso louvor até à morte.   R.

Filho Unigênito do Pai, que na Cruz nos destes por mãe Maria, vossa própria Mãe, concedei que com a sua ajuda guardemos no coração as vossas maravilhas, e com a vida as proclamemos. R.

(intenções livres)

Pai Nosso

Oração

Senhor, Deus da paz, que concedestes ao bispo São Pedro Tomás a força do vosso Espírito para estabelecer a paz e promover a unidade dos cristãos, concedei que, pelo seu exemplo e intercessão, testemunhemos a integridade da fé e vivamos unidos pelo vínculo da caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS

Hino

Louvemos o eleito

São Pedro Tomás!

Carmelita perfeito,

evocar-te nos apraz.

 

Desde novo revelaste

virtude e sabedoria

do mal muitos desviaste:

teu zelo os convertia.

 

Em defesa da Senhora,

filho dileto da Virgem

escreves, provando que fora

sem mancha desde a origem.

 

O bom combate travaste,

justa causa defendeste;

pela fé que conservaste,

já o prêmio recebeste.

 

Pelo exemplo recebido

de tão santo Pastor

o Carmelo agradecido

te glorifica, Senhor.

Ant. 1. Apoiado na força divina, colaborou na difusão do Evangelho.

Salmos e Cântico do Comum dos Pastores: para bispos

Ant. 2. Este é o servo fiel e prudente, que o Senhor estabeleceu à frente de sua família.

Ant. 3. Grande é a glória do Senhor e eterna é a sua misericórdia.

Leitura breve - Is 52, 7.10

Como são belos por sobre os montes os pés do mensageiro, que vem anunciar a paz, que vem trazer a boa-nova, que vem proclamar a salvação e dizer a Sião: "Reina o teu Deus!" O Senhor desnudou o seu santo braço diante de todas as nações, e todos os confins da terra verão a vitória do nosso Deus.

Responsório breve - Sr 44,17

R. Eis o Sumo Sacerdote, que nos seus dias agradou ao Senhor * e foi reconhecido como homem justo. R. Eis o Sumo Sacerdote.

V. E no tempo da ira foi o vínculo da reconciliação.

* E foi reconhecido. Glória ao Pai. R. Eis o Sumo Sacerdote.

Cântico Evangélico

Ant. Hoje um glorioso filho da Igreja deixou a terra da fé.  Hoje um pregador da Cruz e da verdade mergulhou no Mistério. Hoje um glorioso defensor da fé, poderoso em palavras e obras, recebeu a eterna recompensa.

Preces

Glorifiquemos a Cristo Jesus, o Sumo Pontífice, que entrou nos Céus e recompensou com o prêmio da Vida Eterna os trabalhos de São Pedro Tomás; e digamos:

R. Salvai o vosso povo, Senhor!

Vós que, por meio de santos e insignes pastores, fizestes resplandecer a vossa Igreja de modo admirável, fazei que os cristãos, onde quer que se encontrem, trabalhem na construção do vosso Reino. R.

Vós, que suscitastes na vossa Igreja zelosos pregadores movidos de sincera caridade, concedei aos sacerdotes e ministros do vosso povo o zelo e a constância. R.

Vós que, por meio dos santos pastores, sois o médico dos corpos e das almas, fortalecei os fracos, sarai os feridos, curai os enfermos e consolai os tristes. R.

 

Vós, que nos confiastes a Maria, vossa Mãe, e a confiastes ao nosso amor filial, fazei que, a exemplo de São Pedro Tomás, possamos beneficiarmos sempre do seu amor maternal. R.

 (intenções livres)

Vós que, por meio dos pastores da Igreja, dais a vida eterna às vossas ovelhas, para que ninguém as arrebate das vossas mãos, salvai os nossos irmãos e irmãs falecidos, pelos quais destes a vossa vida. R.

Pai Nosso ...

Oração

Senhor, Deus da paz, que concedestes ao bispo São Pedro Tomás a força do vosso Espírito para estabelecer a paz e promover a unidade dos cristãos, concedei que, pelo seu exemplo e intercessão, testemunhemos a integridade da fé e vivamos unidos pelo vínculo da caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO