sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

III Domingo do Advento

 Santa Luzia, virgem e mártir

1a Leitura (Is 61,1-2.10-11): O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos, Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um noivo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas joias. Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.

Salmo Responsorial - Lc 1

R. A minha alma se alegra no meu Deus.

A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador, * pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez por mim maravilhas, e santo é o seu nome! * Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam.

De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. * Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

2ªLeitura (1Tes 5,16-24): Irmãos, vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá.

Aleluia. O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação. Aleluia.

Evangelho (Jo 1,6-8.19-28): Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Este é o testemunho de João, quando os judeus enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas para lhe perguntar: «Quem és tu?». Ele confessou e não negou; ele confessou: «Eu não sou o Cristo». Perguntaram: «Quem és, então? Tu és Elias?» Respondeu: «Não sou». — «Tu és o profeta?» — «Não», respondeu ele. Perguntaram-lhe: “Quem és, afinal? Precisamos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor!’, conforme disse o profeta Isaías». Eles tinham sido enviados da parte dos fariseus, e perguntaram a João: «Por que, então, batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?» João lhes respondeu: «Eu batizo com água. Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar as correias da sandália! ». Isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

«Mas entre vós está alguém que vós não conheceis»

Rev. D. Joaquim MESEGUER García (Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, durante o Advento, recebemos um convite à alegria e à esperança: «Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo» (1Tes 5,16-18). O Senhor está próximo: «Minha Filha, teu coração é o céu para Mim», lhe diz Jesus a Santa Faustina Kowalska (e, com certeza, o Senhor queria repetir a cada um dos seus filhos). É um bom momento para pensar em tudo o que Ele fez por nós e agradecer.

A alegria é uma característica essencial da fé. Sentir-se amado e salvo por Deus é um grande gozo; saber que somos irmãos de Jesus Cristo que deu sua vida por nós é o motivo principal da alegria cristã. Um cristão abandonado à tristeza terá uma vida espiritual raquítica, não chegará a ver tudo o que Deus fez por ele e, portanto, será incapaz de comunicá-lo. A alegria cristã brota da ação de graças, sobretudo pelo amor que o Senhor nos manifesta; cada domingo o faz comunitariamente ao celebrar a Eucaristia.

O Evangelho nos apresenta a figura de João Batista, o precursor. João gozava de grande popularidade entre as pessoas simples; mas, quando lhe perguntam, ele responde com humildade: «Pois, então, quem és? perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não.» (cf. Jo 1,21); «João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado.» (Jo 1,26-27). Jesus Cristo é Aquele a quem esperamos; Ele é a Luz que ilumina o mundo. O Evangelho não é uma mensagem estranha, nem uma doutrina entre tantas outras, e sim, a Boa Nova que completa o sentido de toda vida humana, porque nos foi comunicada pelo próprio Deus que se fez homem. Todo cristão está chamado a confessar a Jesus Cristo e a ser testemunha de sua fé. Como discípulos de Cristo, estamos chamados a contribuir como o dom da luz. Más além dessas palavras, o melhor testemunho, é e será o exemplo de uma vida fiel.

Alegrai-vos! A verdadeira alegria na vida é Jesus que com o seu nascimento vem para dissipar as trevas do pecado e nos envolver na sua luz maravilhosa.

Pe. Antonio Rivero, L.C.

A Igreja chama este domingo “Domingo gaudete”, isto é, domingo do “Alegrai-vos”. Recebe este nome pela primeira palavra em latim da antífona de entrada, que diz: Gaudéte in Domino semper: íterum dico, gaudéte (“Estai sempre alegres no Senhor, repito, estai sempre alegres” Fl 4, 4.5). As trevas que cobriam o Antigo Testamento começaram a dissipar-se com a luz- tênue ainda- dos profetas. Depois brilhou a tocha precursora- João-. Até que finalmente amanheceu Cristo, Sol nascido do alto para iluminar os que estavam sentados nas trevas da morte. A primitiva Igreja nutriu a sua piedade nesta ideia de Cristo- Luz. E tal piedade cristalizou numa fórmula do Concílio de Nicéia insertada no Credo: “Creio em um só Senhor Jesus Cristo…, Deus de Deus, Luz da Luz”. E com a sua Luz veio a alegria (segunda leitura, evangelho).

Em primeiro lugar, alegremo-nos, porque se aproxima o nosso Salvador e Libertador. Do que nos salva? (1 leitura). Das correntes e dos grilhões que, quem sabe, atam a nossa alma e por isso não é livre para se relacionar na oração humilde com esse Deus da Salvação. Dos medos que nos paralisam e não nos deixam descobrir que esse Salvador é Pai e Amigo e Companheiro de caminho à eternidade. Das tristezas que nos afogam que nos impedem de sorrir ao experimentar a ternura deste Deus Libertador que vem com os despojos da sua vitória na mão depois de uma luta terrível contra o inimigo da nossa alma. Das falsas expectativas, utopias e piscares de olhos que nos faz este mundo e os nossos sonhos fátuos, que nos apresentam o seguimento de Cristo como um caminho de rosas, de êxitos e reconhecimentos, quando na realidade sabemos que devemos segui-lo pelo caminho da cruz, do esforço, mas com Ele do nosso lado. Vem para nos salvar de tudo isso: das falsas ideologias, de esperanças disfarçadas, dos sistemas socioeconômicos escravizadores e desumanos, dos nossos ridículos e devoradores egoísmos, vaidades e ambições. Salvação completa, de corpo e alma e espirito (segunda leitura).

Em segundo lugar, alegremo-nos porque volta a nascer o Sol de justiça que lança a sua luz sobre o nosso mundo. Aonde quer chegar com a sua luz? Quer chegar até a nossa Igreja nesta hora fatídica, mas ao mesmo tempo entusiasmante e desafiadora, da sua história para que continue guardando com zelo e carinho o depósito da fé sem permitir elixires doces ou misturas esquisitas. Chegar neste mundo que se ufana das suas conquistas cientificas, à margem de Deus e inclusive contra de Deus; e a única coisa que pretende é ser vagalume para si mesmo. Chegar às nossas famílias hoje bombardeadas e cujos escombros não nos permitem ver a beleza desta igreja doméstica. Chegar aos nossos jovens que se preparam para um matrimônio fiel e feliz, para que tenham a luz e o discernimento para dar esse nobre passo no projeto de vida matrimonial segundo os desígnios de Deus. Chegar aos nossos seminaristas e sacerdotes para que descubram ou redescubram a beleza da vocação de entrega alegre e gozosa ao Senhor no celibato pelo Reino dos céus, e não busquem outras compensações mundanas e álibis, que nunca os farão felizes por levar uma vida de duas caras e não acorde com a sua consagração a Deus em santidade de vida. Chegar aos nossos anciãos, para que a Luz de Cristo lhes encha de esperança e consolo nesta etapa dourada da sua existência e possam vislumbrar a eternidade no ocaso da sua vida. Chegar aos nossos irmãos mais pobres e desfavorecidos, para que essa Luz de Cristo entre nos corações de todos os que podem socorrê-los material, espiritual, moral e psicologicamente. E, enfim, a luz de Cristo quer chegar a todos: crianças, artistas, comunicadores, literatos; da mesma maneira com que o sol manda os seus raios a todos, assim Cristo. Só que quem não abrir a janela ficará na escuridão.

Finalmente, alegremo-nos porque a Palavra de Deus se encarna e acampará entre nós. O que nos dirá essa Palavra? Deus é Amor e é Pai. Bem-aventurados os pobres, os mansos, os sofridos, os que têm fome e sede da Vontade de Deus, os puros, os misericordiosos, os pacificadores, os perseguidos. “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”, repartindo o pão com o necessitado, enxugando as lágrimas daquele que chora, consolando o que está triste, animando o que está desanimado e perdoando o inimigo.

Para refletir: Vivo alegre na minha vida cristã? Quem é a fonte da minha alegria? Já abri de par em par as portas da minha existência à luz de Cristo ou tenho algumas janelas fechadas onde não entrou ainda esta Luz de Cristo? Quais: afetividade, vontade, sentimentos, êxitos, fracassos…?

Para rezar: Senhor, enchei-me da vossa alegria e da vossa luz. Senhor, que eu seja portador da vossa alegria e da vossa luz ao redor dos que convivem comigo. Que a minha alegria seja funda e profunda, fundamentada em Vós.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO