domingo, 2 de agosto de 2020

3 de agosto.

Beato Pedro de Cesis (ou de Casa)

Bispo e 14º Prior General da nossa Ordem (1330 – 1342)

Nasceu em Limoges, França, na nobre família dos Cesis. Antes dos 20 anos tomou o hábito carmelita em Limoges, onde se destacou por ser um noviço fervoroso. Sendo professo, foi o enviado à Universidade de Paris, e ali se doutorou em Teologia. Em 1324 participou no Capítulo Geral de Barcelona, onde foi eleito Provincial de Aquitânia (1324-1330), zelando pela extensão e observância da Ordem. Foi Geral durante 11 anos (1330-1341), nos quais promoveu a disciplina, o culto mariano e a formação reta dos noviços. Foi o Geral sob o qual viveram São Pedro Tomás e Santo André Corsini. Em 1341, apenas deixou o Generalato, o papa Bento XII o nomeou bispo de Vasion. Clemente VI o nomeou Patriarca Latino de Jerusalém, ao mesmo tempo que administrava sua sede de Vasion. Faleceu em 3 de agosto de 1348.

Salmodia, Leitura, Responsório breve e preces do dia corrente.

Oração

Senhor, que destes ao Beato Pedro de Cesis, a graça de imitar fielmente a Cristo pobre e humilde, e o fizestes resplandecer pela sua caridade ardente e pela fé que vence o mundo, concedei, por sua intercessão, que também nós, perseverando na fé e na caridade e vivendo plenamente a nossa vocação, caminhemos para a santidade perfeita, à imagem de Jesus Cristo, vosso Filho, Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.