sábado, 2 de maio de 2020

IV Domingo da Páscoa


I Leitura (At 2,14a.36-41) - No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo: «Saiba com absoluta certeza toda a casa de Israel que Deus fez Senhor e Messias esse Jesus que vós crucificastes». Ouvindo isto, sentiram todos o coração trespassado e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?» Pedro respondeu lhes: «Convertei vos e peça cada um de vós o Batismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo, porque a promessa desse dom é para vós, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus». E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: «Salvai vos desta geração perversa». Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Baptismo, e naquele dia juntaram-se aos discípulos cerca de três mil pessoas.

Salmo Responsorial – Salmo 22 (23)
R O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

O Senhor é meu pastor: nada me falta. Leva me a descansar em verdes prados,
conduz me às águas refrescantes e reconforta a minha alma.

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo: o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.

Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça e o meu cálice transborda.

A bondade e a graça hão de acompanhar me todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

II Leitura (1 Pd 2,20b-25) - Caríssimos: Se vós, fazendo o bem, suportais o sofrimento com paciência, isto é uma graça aos olhos de Deus. Para isto é que fostes chamados, porque Cristo sofreu também por vos, deixando vos o exemplo, para que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum e na sua boca não se encontrou mentira. Insultado, não pagava com injúrias; maltratado, não respondia com ameaças; mas entregava Se Àquele que julga com justiça. Ele suportou os nossos pecados no seu Corpo, no madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fomos curados. Vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.

Aleluia. Eu sou o bom pastor, diz o Senhor: conheço as minhas ovelhas e elas Me conhecem. Aleluia.

Evangelho (Jo 10,1-10): «Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: «Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância».

«Eu sou a porta das ovelhas»

P. Pere SUÑER i Puig SJ (Barcelona, Espanha)

N Sra Mãe dos Homnes
Hoje no Evangelho, Jesus utiliza duas imagens referentes a si mesmo: Ele é o pastor. E Ele é a porta. Jesus é o bom pastor que conhece as ovelhas. «Ele chama cada uma pelo nome» (Jo 10,3). Para Jesus, não somos um número; tem um contato pessoal com cada um de nós. O Evangelho não é só uma doutrina: é a adesão pessoal de Jesus conosco.

E, não só nos conhece pessoalmente. Também pessoalmente ama-nos. “Conhecer”, no Evangelho de são João, não significa simplesmente um ato do entendimento, senão um ato de adesão à pessoa conhecida. Jesus leva-nos a cada um no seu coração. Nós também lhe devemos conhecer assim. Conhecer Jesus não implica só um ato de fé, senão também de caridade, de amor. «Examinai-vos se conheceis —diz-nos são Gregório Magno, comentando este texto— se lhe conheceis não pelo fato de crer, senão pelo amor». E o amor mostra-se com as obras.

Jesus é também a porta. A única porta. «Quem entrar por mim será salvo» (Jo 10,9). E mais adiante realça: «Ninguém vai ao Pai senão por mim» (Jo 14,6). Hoje um ecumenismo mal entendido faz que alguns pensem que Jesus é um de tantos salvadores: Jesus, Buda, Confúcio..., Maomé, que mais dá! Não! Quem se salva, se salvará por Jesus Cristo, ainda que nesta vida não o saiba. Quem luta por fazer o bem, o saiba ou não, vai por Jesus. Nós, pelo dom da fé, sim que o sabemos. Agradecemos-lhe. Esforcemo-nos por atravessar esta porta, que se bem é estreita, Ele nos a abrirá de par em par. E demos testemunho de que toda a nossa esperança está posta Nele.

Só Cristo é o Bom Pastor e a Porta da Salvação. Nós somos o seu rebanho.

P. Antonio Rivero, L.C.

S Felipe e S. Tiago, Apóstolos
Neste domingo, a liturgia propõe a figura de Cristo como Bom Pastor (Evangelho). Neste dia acontece a Jornada Mundial de Oração pelas vocações, para que não faltem nunca pastores segundo o coração de Jesus. Jesus é o Bom Pastor prometido por Deus, é a única Porta de salvação, e nós somos o rebanho que lhe pertence, aberto à conversão (primeira leitura) e à imitação do Pastor (segunda leitura).

Em primeiro lugar, Cristo é o nosso Bom Pastor que vai adiante, nos guiando; atrás, nos protegendo; ao nosso lado, nos animando. Pastor que nos conhece pelo nosso nome, conhece as nossas qualidades e defeitos. Nos ama. Nos alimenta com os sacramentos, com a sua Palavra e com o Magistério da Igreja. Nos trata quando nos ferimos ao deixar o aprisco e cair em algum espinheiro ou armadilha. Nos defende dos lobos que nos cercam, dos mercenários e dos falsos pastores que nos enganam com as suas ideologias, que nos tosquiam e engordam à custa da nossa lã, que fogem nos momentos de perigo e nos deixam sós. Contra todos estes falsos pastores, Cristo reivindica o seu papel: “Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e eles me conhecem”. Ele é o Bom Pastor porque é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Em segundo lugar, um pastor tem o seu rebanho; o rebanho é a sua vida. Nós somos o rebanho de Cristo. Esta comparação não tem nada de negativo na Bíblia, pelo contrário, está cheia de ternura. Rebanho que é objeto de disputa e conquista por forças opostas, mediante sibilos cativantes, mas falazes. Devemos distinguir entre as mil vozes que seduzem e a voz de Cristo nosso Pastor. A voz de Cristo é tão distinta da voz dos falsos pastores! É uma voz que pacifica a alma, ilumina a mente, purifica o coração e a afetividade, fortalece a vontade. É uma voz que convida ao amor, à justiça, à verdade, à solidariedade, à pureza e à paz.

Finalmente, Cristo nos fez a todos partícipes da sua tarefa de pastor. Porque pastor é o Papa que apascenta e governa toda a Igreja com o cajado de Cristo. Pastor é o bispo que cuida da sua diocese. Pastor é o sacerdote que se desgasta pela sua paróquia. Pastores são os pais de família que dia e noite se ocupam e se preocupam pelos seus filhos. Pastor é este governante à frente de uma nação. Pastor é o professor na escola, que forma não só a mente, mas também o coração dos seus alunos. Pastor é o chefe de uma empresa que cuida dos seus empregados. Pastor é o catequista encarregado da transmissão da fé. Pastor é o que está à frente de uma comunidade ou de um movimento eclesial como um humilde servidor. Citação de santo Agostinho ao comentar o capítulo 34 de Ezequiel: “si existem boas ovelhas, há também bons pastores, porque das boas ovelhas se fazem os bons pastores. Mas todos os bons pastores coincidem em uno, são uno. Quando eles apascentam, Cristo apascenta…é Ele mesmo quem apascenta quando eles apascentam; o Senhor diz: Eu apascento; porque neles está sua voz, neles está seu amor”. Mas o título de Porta, Cristo reservou só para Si, porque é o único mediador entre Deus e os homens. Uma só é a Porta da Salvação: Jesus. “Quem entra por mim se salvará”. Entramos por esta porta no dia do nosso batismo, formando parte do seu Corpo Místico, que é a Igreja. Certamente a misericórdia de Deus pode alcançar alguns por caminhos ocultos e extraordinários.

Para refletir: Sinto Jesus como o meu Bom Pastor ou tenho os ouvidos abertos a outros falsos pastores? Conheço já perfeitamente a voz de Cristo Pastor? Tento seguir os seus passos, imitando-o? Que ladrões e falsos pastores costumam-me assaltar? Leiamos hoje com fruto o Salmo 23.

Para qualquer sugestão ou dúvida, podem se comunicar com o padre Antônio neste e-mail: arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO