domingo, 3 de maio de 2020

4 de maio


Mártires da Guerra Civil Espanhola


Vítimas da irracional repressão religiosa que sofreu a Igreja na Espanha entre 1931-39. Entre as 7000 vítimas, encontramos os Carmelitas que hoje celebramos: são 54 frades e 3 monjas carmelitas da Antiga Observância, 91 frades e 5 monjas carmelitas descalços, 26 Irmãs Carmelitas da Caridade de “Vedruna” e 4 Terceiros Carmelitas do Pe Palau. Não se contemplam aqui outros muitos leigos carmelitas terciários e confrades do escapulário que também deram a vida por sua fé católica.

Beato Eliseu Maneus

Frei Eliseu Maneus nasceu em São Mateus (Castellón), no dia 15 de dezembro de 1896, em cuja paróquia foi batizado. E entrou para Ordem Carmelita, recebeu o hábito em 1914. Sua Profissão Solene foi em 07 de setembro de 1919. Foi ordenado sacerdote no dia 06 de janeiro de 1921. Em 1931 o Padre Geral da Ordem Carmelita, solicitou voluntários para os trabalhos Missionários no Brasil, Frei Eliseu aceitou e partiu chegando ao convento do Carmo de Recife onde permaneceu por um ano. Em 1932 foi designado prior e pároco do Convento de Santo Alberto em Goiana PE, dedicando-se às visitas familiares, na administração dos sacramentos sobre tudo o da Reconciliação e sendo diretor espiritual da Ordem Secular Carmelita de Goiana. Por causa de saúde, teve que regressar para Espanha, sendo nomeado Mestre de Noviços no dia 5 de abril de 1934. Era muito devoto da Virgem do Carmo, e de Jesus Crucificado, sempre levava com ele um crucifixo. Seu lema era: “estender, às fronteiras, o amor de meu Rei Jesus e de minha Rainha, a Imaculada Virgem do Carmo”. Manifestou e fomentou no meio de seus fiéis este profundo amor à Virgem Maria e também à Santíssima Eucaristia. Seu ideal: “Arrebanhar uma plêiade de almas generosas dedicadas ao amor, ávidas por uma vida espiritual.” O Beato Eliseu Maria Maneus, foi assassinado juntamente com 12 religiosos da comunidade Carmelitas de Tárrega, em 29 de julho de 1936. Tinha 40 anos de idade e 24 de vida religiosa, quando negou o comunismo espanhol depois de ser tentado pelos soldados comunistas a renunciar a fé e assumir o ideal comunista, sendo então martirizado por mão destes. Na hora do Martírio, gritou suas últimas palavras: “Viva Cristo Rei, e a Imaculada Conceição de Maria. ” O Papa Bento XVI o beatificou em 28 de outubro de 2007.


LAUDES
HINO
Aqui o Batismo proclama
Sua voz de glória e luz;
Aqui o mistério da Cruz
Vence a espada e vence a chama.

Se Cristo é a minha comida,
Deixai-me ser pão e vinho
No lagar e no moinho
Onde me arrancam a vida

O amor do reino dos Céus
Me conduza e me conforte,
Pela vida e pela morte,
Buscando o rosto de Deus.

Glória a Deus, Pai de bondade
E a Jesus Cristo Senhor
E ao Espírito de amor,
No tempo e na eternidade.

Salmodia, leitura, responsório breve e preces do dia corrente.

Cântico evangélico
Ant. Exultai e alegrai-vos, todos os Santos, porque é grande no Céu a vossa recompensa. Aleluia.

Oração
Senhor nosso Deus, que nos dais constância na fé e força na fraqueza, concedei-nos, pelo exemplo e pela intercessão dos vossos Mártires Carmelitas: Angel Prat e seus 16 companheiros, Carmelo Moyano e seus 9 companheiros e Alberto Marco Aleman com seus 8 companheiros, a graça de participar na morte e ressurreição de vosso Filho, para podermos também gozar convosco, na companhia de todos os Mártires, a plena alegria do vosso reino. Por Nosso Senhor...


VÉSPERAS

HINO
Poder e glória do Espírito,
Felizes todos os Mártires:
A carne sacrificada
Por Deus há de ressurgir.

Iguais aos grãos que se enterram
Para serem nosso pão,
Seu corpo se une ao de Cristo,
Oferta das nossas mãos.

Seu sangue se junta ao Sangue
De Cristo que nos redime.
É seiva ardente escorrendo
Das mesmas veias rasgadas.

Feliz quem dá sem medida,
Até dar a vida à morte.
Em Deus liberto, o seu rosto
No rosto de Deus se espelha.

É vã a carne sem alma,
É cinza espalhada ao vento.
Na Cruz, Senhor, sobrevive
A glória dos nossos corpos.

Morrendo nos vossos Mártires,
Em todos viveis, Senhor.
Neles a Igreja se exalta
Com a força do Espírito.

O grão chegará, na messe,
Ao dia do vosso Dia.
No reino do vosso Amor,
A morte é vida sem fim.

Salmodia, leitura, responsório breve e preces do dia corrente.

Cântico evangélico
Ant. Alegrem-se no Céu as almas dos Santos, que seguiram os passos de Cristo; e porque derramaram o sangue por seu amor, com Cristo reinarão eternamente.

Oração
Senhor nosso Deus, que nos dais constância na fé e força na fraqueza, concedei-nos, pelo exemplo e pela intercessão dos vossos Mártires Carmelitas: Angel Prat e seus dezesseis companheiros, Carmelo Moyano e seus nove companheiros e Alberto Marco Aleman com seus oito companheiros, a graça de participar na morte e ressurreição de vosso Filho, para podermos também gozar convosco, na companhia de todos os Mártires, a plena alegria do vosso reino. Por Nosso Senhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO