quinta-feira, 9 de abril de 2020

II VIA-SACRA PARA A PANDEMIA


Jesus veio para nos salvar. Por isso, era necessário que Ele passasse pelos sofrimentos que nós passamos, para trazer salvação a todos. Por ser Homem, Ele sofreu como nós. Por ser Deus, Ele redimiu os nossos sofrimentos.

Na Via Sacra, nós recordamos o sofrimento final de Jesus, e, em seus olhos, vemos a imagem da Humanidade que continua sofrendo, mas que, graças a Ele, jamais perde a esperança.

Nesse momento, em que a Humanidade se vê atacada por um inimigo tão pequeno mas tão poderoso, não podemos deixar de transformar essa situação em matéria prima de oração, colocando-a nas mãos de Deus e passando, então, a enxergar tudo pelos olhos do Senhor. Assim, evitamos tanto a indiferença, que nos torna insensíveis, quanto a tentação oposta, que nos leva a nos sobrecarregarmos, até o ponto de não aguentarmos mais. Nós não somos o Oceano, aonde tudo deságua, o Oceano é Deus. Nós somos rios, que levam a Ele tudo o que trazem dentro de si.

Cada estação desse texto é dividida em 3 partes: o Dirigente, que recorda o sofrimento de Jesus por uma passagem da Bíblia, o Leitor, que, por meio de uma reflexão, conecta-o com o mundo de hoje e Todos, que concluem com uma oração, transformando o sofrimento, de Jesus e nosso, numa escada que nos eleva até Deus

1a ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO À MORTE

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Tomando novamente a palavra, Pilatos disse-lhes: “Então que quereis que faça daquele a quem chamais rei dos judeus?” Eles gritaram novamente: “Crucifica-o!” Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado».

L.: Quem diria que o mundo inteiro seria condenado quase que a uma “prisão domiciliar”? Nenhum daqueles que dizem prever o futuro ousou afirmar tal coisa, e no entanto, aqui estamos nós, condenados ao isolamento, ao medo.
Mas não podemos esquecer que, assim como aconteceu com Jesus, a condenação não é a última palavra! Cumpramos nossa pena, e aproveitemos esse tempo para a Oração, as boas leituras, conversas, tantas coisas que tínhamos deixado de lado por causa da correria frenética em que vivíamos.

Todos: Deus Misericordioso, a menor das Vossas criaturas nos condenou ao isolamento e ao medo, e por isso a Vós recorremos, como instância superior pedindo misericórdia e clemência. Sabemos que erramos e causamos consequências que não previmos e é por isso que confiamos não mais em nós mesmos, em nossos méritos ou em nossa inocência, mas no Vosso Amor de Pai. Salvai-nos, ó Senhor, para que o Vosso nome seja glorificado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

2a ESTAÇÃO: JESUS É CARREGADO COM A CRUZ

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram- no das suas vestes. Levaram-no, então, para o crucificar».

L.: Quantos irmãos nossos estão carregando a cruz da doença, da COVID-19 e tantas outras, que causam dor e sofrimento. O isolamento pode evitar que os abracemos e seguremos suas mãos, mas não pode impedir-nos de rezar por eles, de carregá-los em nosso coração e nossas preces.

Todos: Senhor Jesus, uma cruz pesada está caindo sobre muitos dos nossos irmãos! Se for possível, peçamos que as tireis de seus ombros, mas, se não for, pedimos que os fortaleçais, no corpo e na alma. Afastai o medo, a solidão, o desespero, preenchei cada cantinho de suas almas com paz, tranquilidade e esperança. Que eles ofereçam tudo o que estão passando pelo bem e pela salvação da Humanidade Amém.

3a ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Ele foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele, fomos curados pelas suas chagas».

L.: A primeira queda, os primeiros sintomas: a febre, a dificuldade de respirar, a tosse seca, e os pensamentos terríveis que lhes seguem: “será que fui contaminado?” Para alguns, é só um susto, mas, para outros, chega a terrível confirmação. Nosso isolamento físico é contrastado pela nossa proximidade espiritual junto a esses irmãos, por quem rezamos.

Todos: Pai todo-poderoso, olhai por todos os Vossos Filhos contaminados com esse vírus. Ficai ao lado deles. Que eles sintam Vossa presença amorosa trazendo conforto e paz. Normalmente, nós somos os instrumentos que usais para confortar quem sofre, mas agora isso não é possível. Agi diretamente em seus corações, Pai, mostrai Vosso Amor Infinito àqueles que tanto precisam. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

4a ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA SUA MÃE

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações”. (...) Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração».

L.: Um dos maiores sofrimentos que passamos no momento é a distância dos familiares. De modo especial os infectados, que são mantidos em total isolamento, mas também cada um de nós que não pode abraçar ou visitar pessoas amadas, pelo bem delas e nosso. Se antes, muitas vezes, estávamos ao lado dessas pessoas fisicamente mas nosso coração estava longe, agora a situação se inverte e sabemos que, mesmo temporariamente afastados no corpo, mantemos o amor, a comunhão, a amizade em nosso coração.

Todos: Senhor Jesus, que conforto sentistes no caminho do Calvário quando encontrastes Vossa amada mãe! A situação continuava a mesma, a cruz ainda estava sobre Vossas costas, o corpo continuava todo dolorido, mas o coração recebia uma massagem, o espírito ganhava uma carícia, a alma se fortalecia. Que Ela esteja sempre ao nosso lado, também, de modo especial nestes tempos difíceis. Que sua presença materna nos traga aquela segurança que só uma mãe é capaz de transmitir. Amém.

5a ESTAÇÃO: SIMÃO CIRENEU AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Quando o iam conduzindo, pegaram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus».

L.: Simão Cireneu não era um dos Apóstolos, talvez nem conhecesse a Jesus, assim como os médicos e enfermeiros não conhecem a maior parte das pessoas que atendem, e isso torna o gesto ainda mais belo, por se basear não numa afeição pessoal mas na convicção da dignidade humana.
E aquilo que eles fazem pelos infectados nós podemos fazer também pelos que não tem a doença, mas estão tomados pelo medo e pelo desespero. Uma palavra de ânimo e de esperança pode fazer muita diferença nessas horas, ajudando a carregar essa pesada cruz. E evitar fake news também ajuda.

Todos: Deus todo-poderoso, nós Vos pedimos por todos os “Cireneus” que estão ajudando tantos irmãos a carregar a cruz. Dai-lhes Vossa força, porque eles são humanos e podem sucumbir perante tal peso. Fortalecei seus corpos e suas almas para que possam continuar esse trabalho tão bonito e importante. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

6a ESTAÇÃO: VERÔNICA LIMPA O ROSTO DE JESUS

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «O meu coração murmura por ti, os meus olhos te procuram; é a tua face que eu procuro, Senhor. Não desvies de mim o teu rosto, nem afastes, com ira, o teu servo. Tu és o meu amparo: não me rejeites nem abandones, ó Deus, meu Salvador!»

L.: Que coragem teve aquela mulher, para furar a barreira dos soldados e limpar o rosto de Jesus. Que coragem precisa ter um médico, um enfermeiro que precisa cuidar de uma pessoa suspeita ou confirmada com a doença! Mas só a coragem não basta. É preciso amor!

Todos: Senhor Jesus, a Verônica recorda- nos que estais presente em cada pessoa que sofre e segue seu Calvário. Caminhai ao lado de cada profissional da saúde que, pela exposição física ao vírus, também sofre no coração e na alma. Protegei-os de todos os males, recompensai-os por gestos tão belos de coragem e amor ao próximo. Amém.

7a ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Todos os que me vêem escarnecem de mim; estendem os lábios e meneiam a cabeça. (...) Não te afastes de mim, porque estou atribulado e não há quem me ajude».

L.: Quando alguém cai, sua família cai junto! Quando alguém é suspeito do vírus, todos os familiares são tomados pela angústia e o medo, que são superados quando o perigo é descartado, mas amplificados quando o pior temor se confirma.

Todos: Senhor Jesus, na vossa segunda queda, reconhecemos muitas das nossas situações que parecem sem saída. Afastai de nós o desespero. Fazei com que tenhamos sempre esperança. Que saibamos aceitar com naturalidade nossa fraqueza humana, para, assim estarmos abertos à Vossa Graça. Abençoai e fortalecei as famílias dos infectados e suspeitos. Concedei a eles aquela força que em nós mesmos não encontramos, mas que de Vós recebemos. Amém.

8a ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSALÉM QUE CHORAM POR ELE

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou- se para elas e disse-lhes: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos”».

L.: Não sabemos nada sobre essas mulheres, nem mesmo seus nomes ou quantas eram. Mas isso pouco importa, porque elas se tornaram um símbolo de compaixão, de empatia, de saber se colocar no lugar do outro.
Nestes dias, tão repletos de dor e sofrimento, corremos o risco de ficarmos insensíveis, não nos importarmos com o que acontece com os outros, porque pensamos que, se sentirmos as dores do mundo, viveremos oprimidos. A verdadeira compaixão, porém, não carrega o peso do mundo, mas se compadece e transforma a dor em oração. Não somos o ponto de chegada, mas uma ponte, uma escada, que eleva o sofrimento humano até Deus.

Todos: Pai de Bondade, ouvi o nosso choro, enxugai as lágrimas que derramamos por nossos irmãos que sofrem. Cumpri a promessa que fizestes na Bíblia Sagrada e enviai Vosso Divino Espírito Santo para ser o nosso Consolador. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

9a ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «O amor de Cristo nos absorve completamente, ao pensar que um só morreu por todos e, portanto, todos morreram. Ele morreu por todos, a fim de que, os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou».

L.: O risco da infecção obriga muitos a pararem suas atividades, causando sérios problemas econômicos, principalmente para os autônomos. É claro que a vida vale mais que os bens materiais e não há preço para a saúde, mas não podemos deixar de rezar por nossos irmãos que sofrem com isso.

Todos: Divino Espírito Santo, iluminai os nossos governantes. Vivemos uma situação sem precedentes, o que torna as decisões difíceis de serem tomadas. Eles precisam da Vossa Luz, para enxergar melhor a situação e definir as melhores táticas de combate. Isso Vos pedimos por Cristo, Senhor nosso. Amém.

10a ESTAÇÃO: JESUS É DESPOJADO DAS SUAS VESTES

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Os soldados pegaram Suas vestes e as dividiram em quatro partes, uma para cada soldado. A túnica era feita sem costura, uma peça só, de cima a baixo. Eles combinaram: não vamos rasgar a túnica. Vamos tirar sorte para ver de quem ela será».

L.: Quem diria que um vírus nos despojaria do nosso orgulho, da nossa arrogância, da nossa presunção? Os homens mais ricos e poderosos do mundo hoje sentem o mesmo medo que os mais pobres. Políticos, artistas, príncipes, esportistas, todos estão sujeitos à doença. As supostas diferenças que distinguiam uns dos outros se mostraram falsas, o poder e o prestígio, que nos faziam pensar que uns tem mais valor do que os outros, não passavam de ilusão.

Todos: Senhor, estamos despojados. A roupa suja da nossa ganância, do nosso orgulho, da nossa maldade já não nos serve. Que seja esta a oportunidade para nos revestirmos de Cristo, usando diariamente o Amor, a Solidariedade, a Fraternidade, a Compreensão, o Respeito e tudo aquilo que viestes nos ensinar. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

11a ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Então, Pilatos entregou Jesus para ser crucificado. (...) Ele redigiu um letreiro e mandou pô-lo sobre a cruz. Dizia: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”».

L.: Quantos irmãos nossos estão pregados na cruz! A cruz do leito de hospital, do isolamento, do medo.
Mas, olhando para a cruz de Jesus, vemos que ela não é um ponto final, mas uma passagem. Que todos os crucificados olhem para O Crucificado e, assim, renovem sua esperança, recuperem suas forças. Muitos recuperarão a saúde, mas, mesmo para aqueles cuja vida corporal se encerrar, brilhará o Santo sinal da Cruz.

Todos: Senhor Jesus, Vós bem sabeis que um crucificado não pode se libertar sozinho, precisa de ajuda externa. Enviai Vosso Divino Espírito Santo sobre todos os Cientistas que estão pesquisando e buscando tratamento e cura para esse vírus. Por mais competentes que sejam, eles são humanos e, portanto, possuem uma visão limitada, necessitando assim de uma inspiração que os faça encontrar o caminho para devolver vida e esperança a Vosso povo. Amém.

12a ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Dando um forte grito, Jesus exclamou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Dito isto, expirou».

L.: Jesus veio nos salvar não como alguém que joga uma corda para quem está se afogando mas como alguém que carrega nos ombros o peso que nos esmagava. A partir dELe, a morte não é mais um fim, mas um ponto de partida. A lagarta precisa morrer para que surja a borboleta, a noite precisa morrer para que venha um novo dia. A Humanidade Velha, Secularista, sem lugar para Deus, tomada pela ganância, que exclui os pobres e destrói a natureza, precisa morrer, para que surja uma Nova Humanidade, marcada pela Fé em Deus, o respeito ao próximo, o cuidado da Casa Comum, a valorização do ser sobre o ter, tudo impregnado de Amor!

Todos: É em Vossas Mãos, ó Pai, tão carinhosas e tão fortes, que entregamos nosso espírito, nossa vida, nosso futuro. Fazei que este momento de dor seja transformado, por Vosso Poder e Amor, em um novo nascimento. Que morra em nós, em nosso coração, em nossa sociedade, em nossa Igreja, em nosso mundo, tudo o que não está em sintonia com o Vosso Amor revelado no Santo Evangelho. Que fique para trás tudo o que nos afasta de Vós e nos impede de vivermos como irmãos. Isso Vos pedimos pelos méritos da Morte e Ressurreição de Vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

13a ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ E ENTREGUE À SUA MÃE

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Então, Jesus, ao ver ali ao pé da cruz a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois, disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!”».

L.: Nossa Senhora permaneceu aos pés da Cruz até o fim. Como mãe, ela viu se cumprir a profecia de Simeão, e teve sua alma transpassada pela dor, mas, como mulher de fé, ela suportou tudo. Não caiu no desespero, não perdeu a fé, não se revoltou, mas esperou contra toda esperança. E o tempo logo provaria que ela estava certa.

Todos: Deus da Vida, queremos vos pedir agora por todas as pessoas que perderam e perderão seus entes queridos nesses dias. Confortai-os, ó Pai, só Vós podeis fazer isso! O máximo que podemos é rezar por eles, e estamos fazendo agora, mas, daqui para a frente, só o Senhor é capaz de agir. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

14a ESTAÇÃO: JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: «Nicodemos, aquele que antes tinha ido ter com Jesus de noite, apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus».

L.: A pedra colocada na entrada do túmulo de Jesus parece matar todo resquício de esperança que tenha sobrevivido até esse momento. Os discípulos que a viram, porém, não imaginavam que estavam mais perto que nunca da Ressurreição! A cada dia que passa, estamos um dia mais próximo do fim dessa pandemia, seja lá quando for. Isso não deve servir para relaxarmos nosso cuidado, mas para aliviar nossa alma e fortalecer nossa esperança.

Todos: Senhor Jesus, acolhei em Vosso Santo Sepulcro os nossos pecados. Sepultai para sempre nosso egoísmo, nossa preguiça, nossa arrogância, nossa indiferença, nossa inveja. Que fique sepultada aqui aquela Humanidade arrogante, que despreza Vossa Palavra e coloca o dinheiro acima de tudo. Que possamos sair dessa situação renovados, purificados do mal, novas criaturas, vivendo em comunhão convosco, conosco mesmo e com nossos irmãos. Amém.

15a ESTAÇÃO: JESUS RESSUSCITA

Dir.: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos.
Todos: Porque, pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

Dir.: “Por que procurais entre os mortos Aquele que está Vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito. Lembrai-vos do que Ele vos disse quando ainda estava na Galileia, que era preciso que Ele fosse entregue aos pecadores e crucificado, para ressuscitar ao terceiro dia.”

L.: Tudo está bem quando acaba bem, e, se não está bem, é porque ainda não acabou! A Ressurreição de Jesus nos dá esta certeza! Os sofrimentos que passamos não são em vão. Tudo será transformado! Nós seremos transformados.
E essa Ressurreição não é só depois da morte. Ela começa agora! E isso nos dá esperança para enfrentarmos os problemas da vida, para enxergarmos de modo diferente as situações nas quais estamos. Quando o medo e o desespero se aproximarem de nós, elevaremos nosso coração ao Cristo Ressuscitado e diremos: “se com Cristo morremos, com Cristo ressuscitaremos; se com Cristo sofremos, com Cristo seremos glorificados!”

Todos: Deus da Vida, que destes a Vosso Filho Jesus a vitória sobre a morte, nós vos pedimos por toda a Humanidade, que sofre no corpo e na alma. Que a luz do Divino Espírito Santo brilhe sobre nós, e nos faça perceber e corrigir nossos erros. Que a força de Vosso Filho Ressuscitado nos levante do sepulcro e nos conceda uma vida nova, cheia de alegria e de paz. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO