sábado, 11 de abril de 2020

COROA CARMELITA DAS SETE ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA


Devoção muito difundida na Ordem durante a Idade Média. Foi esta prática Indulgenciada explicitamente pelo Papa Paulo V, em 1606, que concedia 40 dias de indulgência aos confrades que recitassem a cada dia 7 pais-nossos e 7 ave-marias, em honra das “Sete Alegrias” de Maria. Esta devoção foi ligada em particular as orações para se gozar do privilégio sabatino.

Nos devocionários afirma-se, geralmente a origem destas Alegrias como provenientes de S. Tomás de Canterbury. Também a união desta devoção ao culto da Senhora do Carmo é justificada, nos mesmos devocionários, com a tradição que narrava como S. Bertoldo, em memória das sete vezes que o servo de Elias foi perscrutar o mar, recitava por 7 vezes a ave-maria, olhando o mar do Monte Carmelo.

As “Sete Alegrias” têm forma, tamanho e conteúdo diversos, segundo os vários lugares, até chegar a uma formulação mais regular. Cada “Alegria” consistia no enunciado da alegria de Nossa Senhora, rezando-se a seguir 7 pais-nossos e 7 ave-marias. Geralmente, na Itália, no período de 7 quartas-feiras após a Páscoa, ajuntava-se uma meditação para cada alegria.

O conteúdo das “Sete Alegrias” mais difundido foi: Anunciação, Natividade, Epifania, Ressurreição, Ascensão, Pentecostes e Assunção; são as “Alegrias de Maria” na terra ligadas ao Mistério de Cristo e de Maria mesma. Uma forma mais moderna lembra as “Sete Alegrias” de Maria no Céu.

Um piedoso autor propunha, caso não se tivesse tempo de fazer esta prática, à imitação de uma noviça que chamava Maria de Mãe e lhe oferecia, a cada dia, sete flores de virtudes, em honra das Sete Alegrias. (Frei Emanuelle Boaga, OCarm - “A Senhora do Lugar - Maria na história e na vida do Carmelo”).

Onipotente e misericordioso Deus, que sempre vos comprazeis extraordinariamente em derramar o fecundo orvalho de vossas graças sobre o perfumado jardim do Carmelo, concedei-nos hoje este orvalho vivificador a todas as plantas cultivadas neste místico jardim de Maria. Fazei que imitemos os exemplos dos insignes santos e santas que nos precederam, vivendo só para vós na contínua meditação de vossa santa lei e na submissão a vossa vontade. E vós, ó bondosíssima Virgem do Carmo, que com tantos títulos e favores tendes honrado os Carmelitas, dirigi do vosso trono um piedoso olhar sobre todos os que fazemos parte de vossa privilegiada família; abençoai-nos e dignai-vos aceitar esta coroa de vossos principais gozos, com a qual me proponho a obsequiar-vos neste dia a vós dedicado; e concedei-me, enfim, que depois de viver cristãmente neste desterro, alcance o porto da glória, como já o alcançastes de vosso divino Filho Jesus para todos os que, invocando-vos com fé e imitando vossas virtudes, morrerem piedosamente com vosso Santo Escapulário. Amém.

1. A Anunciação
“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). “O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo te envolverá com Sua sombra. Por isso aquele que nascer (de Ti) será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1,35)

Senhora do Carmo, Rainha do Céu, alegro-me convosco, pela alegria que sentistes quando o Eterno Verbo se encarnou em vosso puríssimo seio e destes vosso pronto consentimento dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor”, sem nenhum prejuízo para vós, mas antes aumentando vossa inefável pureza.


PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

2. Nascimento de Jesus
“Maria deu à luz seu Filho primogênito e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7).

Senhora do Carmo, Mãe Santíssima do Verbo Eterno, alegro-me convosco, pela alegria que sentistes, quando destes à luz o Salvador, o tão desejado Messias, formado de vosso puríssimo sangue, para resgatar o gênero humano, escravizado pela culpa de nossos primeiros pais.

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

3. Epifania
“Os Magos, entrando na casa, acharam o Menino com Maria, sua Mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2, 11)

Senhora do Carmo, Virgem Gloriosa, alegro-me convosco, pela alegria que sentistes, vendo os três Magos do Oriente, prostrados aos pés de vosso amado Filho, adorando-o como Senhor do mundo, trazendo-lhe ofertas e declarando-o Sumo Sacerdote, Rei e Redentor.

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

4. Ressurreição de Jesus
“O anjo disse às mulheres: Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou” (Lc 24,5-6).

Senhora do Carmo, Virgem Imaculada, alegro-me convosco, pela alegria que sentistes, vendo vosso Filho, ressuscitado, glorioso, sendo aniquilado o pecado, espoliado o inferno e consolado o Paraíso.

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

5. Ascensão
“Depois de dizer isto, Jesus foi elevado, à vista deles, e uma nuvem o retirou aos seus olhos. Continuavam olhando para o Céu, enquanto Jesus subia. Apresentaram-se a eles então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: ‘Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao Céu, virá assim, do mesmo modo como o vistes partir para o Céu’” (At 1, 9-11).

Senhora do Carmo, Refúgio dos Pecadores, alegro-me convosco, pela alegria que sentistes, vendo vosso amado Filho triunfante subir ao Céu, acompanhado e louvado pelos seus anjos, para reinar eternamente à direita do Eterno Pai.

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

6. Vinda do Espírito Santo
“Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, Mãe de Jesus” (At 1,14). “Chegando o dia de Pentecos­tes estavam todos reunidos no mesmo lugar. Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (At 2,14).

Senhora do Carmo, Mãe Castíssima, alegro-me convosco, pela alegria que sentistes, quando, no dia de Pentecostes, recebestes os dons do Espírito Santo, estando com os apóstolos no Cenáculo, perseverantes e unânimes na oração.

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

7. Assunção de Maria e sua coroação no Céu
“Mas à mulher foram dadas duas asas de grande águia, a fim de voar para o deserto, para o lugar de seu retiro, onde é alimentada por um tempo, dois tempos e a metade de um tempo, fora do alcance da cabeça da serpente” (Ap 12,14).

Senhora do Carmo, Mãe Piedosa, alegro-me convosco, pela alegria que sentistes, quando fostes elevada ao Céu em corpo e alma, para serdes coroada pela Santíssima Trindade como Rainha dos Céus e da Terra.

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLÓRIA

SALVE RAINHA

V/. Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia
R/. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
V/. Ressuscitou como disse, aleluia.
R/. Rogai a Deus por nós, aleluia.
V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO