terça-feira, 7 de maio de 2019

Fundador da Sociedade de Doutrina Cristã,
Presbítero e terceiro carmelita
Patrono dos Padres da OTC

Nasceu em La Valleta (Malta) no dia 12 de fevereiro de 1880. Apenas ordenado sacerdote em 1906, empenhou-se desde logo na catequese juvenil, tendo fundado para tal fim no ano seguinte a Sociedade de Doutrina Cristã, conhecida como M.U.S.E.U.M. (Magister Utinam Sequatur Evangelium Universus Mundus), devendo, por este motivo, suportar numerosas injúrias. Dedicou toda a sua vida à pregação popular e à catequese e escreveu uma grande quantidade de livros destinados na sua maioria à formação dos membros da sua Sociedade. A eficácia do seu apostolado deveu-se a uma vida de oração e constante meditação da Sagrada Escritura. A sua espiritualidade assentava na humildade e na mansidão. Inscreveu-se na Ordem Terceira Carmelita no dia 21 de julho de 1918, tendo professado a 26 de julho do ano seguinte, adotando desde então como nome Franco, em honra do beato Franco de Sena, chegando mesmo a assinar alguns dos seus livros como “Franco, carmelita”. Em 1952 o Prior Geral P. Kilian Lynch afiliou-o à Ordem em reconhecimento pela sua grande obra de divulgação da devoção à Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Morreu a 26 de julho de 1962, tendo sido beatificado a 9 de maio de 2001 pelo Papa João Paulo II.

LAUDES
Salmodia, leitura, responsório breve e preces do dia corrente.

Cântico evangélico
Ant. Não sois vós que falais: o Espírito de vosso Pai falará por vós.

Oração
Senhor, que fortalecestes são Jorge com o vosso Espírito de verdade e de amor para apascentar o vosso povo, concedei a quantos celebram a sua memória a graça de crescerem na santidade, imitando o seu exemplo, e de receberem o auxílio da sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS
Cântico evangélico
Ant. Eu Vos dou graças, Cristo, bom pastor, que quisestes glorificar-me. Peço-Vos que as ovelhas confiadas ao meu cuidado participem comigo da vossa glória,