segunda-feira, 20 de maio de 2019

22 de maio


Santa Joaquina de Vedruna
Viúva e Religiosa de nossa Ordem
Fundadora das Carmelitas da Caridade


Nasceu em Barcelona (Espanha) no dia 16 de abril de 1783. Casou-se aos 16 anos com Teodoro de Mas e ficou viúva aos 33, com 9 filhos que educou cristãmente. Em 1826, movida por uma inspiração divina, fundou a Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade. A sua obra difundiu-se rapidamente por toda a Catalunha e dedicava-se ao cuidado dos doentes e à educação cristã das crianças, especialmente dos pobres. A sua espiritualidade assenta, sobretudo, na contemplação do mistério da SS. Trindade, donde brotam algumas características pessoais: oração, mortificação, desapego, humildade e caridade. Morreu em Vich em 1854. Beatificada a 19 de maio de 1940 por Pio XII, foi canonizada a 12 de abril de 1959 por João XXIII.

Salmodia, leitura, responsório breve e preces do dia corrente.

LAUDES
Cântico Evangélico
Ant. Nisto conhecerão que sois meus discípulos se tiverdes amos uns para com os outros. (T.P. Aleluia)

Oração
Senhor, nosso Deus, que suscitastes na vossa Igreja Santa Joaquina para a educação cristã da juventude e para alívio dos enfermos, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, dediquemos a nossa vida a servir-vos diligentemente nos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


VÉSPERAS
Cântico Evangélico
Ant. Todas as vezes que fizestes isto a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes, diz o Senhor. (T.P. Aleluia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO