sábado, 9 de março de 2019

Domingo I da Quaresma


1ª Leitura (Dt 26,4-10): Moisés falou ao povo, dizendo: «O sacerdote receberá da tua mão as primícias dos frutos da terra e colocá-las-á diante do altar do Senhor teu Deus. E diante do Senhor teu Deus, dirás as seguintes palavras: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito com poucas pessoas, e aí viveu como estrangeiro até se tornar uma nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios maltrataram-nos, oprimiram-nos e sujeitaram-nos a dura escravidão. Então invocámos o Senhor Deus dos nossos pais e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. O Senhor fez-nos sair do Egito com mão poderosa e braço estendido, espalhando um grande terror e realizando sinais e prodígios. Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor’. Então colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostrarás diante do Senhor teu Deus».

Salmo Responsorial: 90
R. Estai comigo, Senhor, no meio da adversidade.

Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo e moras à sombra do Omnipotente, diz ao Senhor: «Sois o meu refúgio e a minha cidadela: meu Deus, em Vós confio».

Nenhum mal te acontecerá, nem a desgraça se aproximará da tua tenda, porque Ele mandará aos seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos.

Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra. Poderás andar sobre víboras e serpentes, calcar aos pés o leão e o dragão. Refrão

Porque em Mim confiou, hei de salvá-lo; hei de protegê-lo, pois conheceu o meu nome. Quando Me invocar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação, hei de libertá-lo e dar-lhe glória.

2ª Leitura (Rom 10,8-13): Irmãos: Que diz a Escritura? «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». Esta é a palavra da fé que nós pregamos. Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação. Na verdade, a Escritura diz: «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido». Não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que O invocam. Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Evangelho (Lc 4,1-13): E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: «Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão». E Jesus lhe respondeu, dizendo: «Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus». E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: « Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu». E Jesus, respondendo, disse-lhe: «Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás». Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: «Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: «Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus». E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.

«Foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo»

P. Josep LAPLANA OSB Monge de Montserrat (Montserrat, Barcelona, Espanha)

Hoje Jesus, «cheio do Espírito Santo» (Lc 4,1), introduz-se no deserto, longe dos homens, para experimentar de forma imediata e sensível a sua dependência absoluta do Pai. Jesus sente-se agredido pela fome e esse momento de desfalecimento é aproveitado pelo Maligno, que lhe tenta com a intenção de destruir o núcleo da identidade de Jesus como Filho de Deus: sua adesão substancial e incondicional ao Pai. Com os olhos postos em Cristo, vencedor do mal, hoje os cristãos nos sentimos estimulados a entrar no caminho da Quaresma. Nos leva a isso o desejo de autenticidade: ser plenamente aquilo que somos: discípulos de Jesus e, com Ele, filhos de Deus. Por isso queremos aprofundar na nossa adesão a Jesus Cristo e ao seu programa de vida que é o Evangelho: «nem só de pão viverá o homem» (Lc 4,4).

Como Jesus no deserto, armados com a sabedoria da Escritura, sentimo-nos chamados a proclamar no nosso mundo consumista que o homem está desenhado a escala divina e que só pode saciar sua fome de felicidade quando abre de par em par as portas da sua vida a Jesus Cristo Redentor do homem. Isso comporta vencer multidão de tentações que querem diminuir nossa vocação humano-divino. Com o exemplo e com a força de Jesus tentado no deserto, desmascaremos as muitas mentiras sobre o homem que se dizem sistematicamente desde os meios de comunicação social e desde o meio ambiente pagão onde vivemos.

São Bento dedica o capítulo 49 da sua Regra a “Da observância da quaresma” e exorta a “apagarem nestes dias santos as negligências dos outros tempos (...), dando-nos à oração com lágrimas, à leitura, à compunção do coração e à abstinência (...), a oferecer cada um alguma coisa a Deus, de espontânea vontade, com a alegria do Espírito Santo(...) e a esperar com desejo espiritual a Santa Páscoa».

Comentário do Pe. Antonio Rivero, L.C.

O deserto da Quaresma nos convida a centrar a nossa vida no essencial: na fé que devemos professar com a boca e com a vida (1ª e 2ª leituras). Fe que será provada pelo inimigo das nossas almas, o Demônio, que nos tentará nos três pontos mais fracos que todos carregamos como herança do pecado original: ter, poder e glória (evangelho).

Ajudados pelos recursos pedagógicos da Quaresma- ambientação mais austera, cantos apropriados, o silêncio do aleluia e do Glória- e sobretudo pelas orações e leituras bíblicas, dispomo-nos para empreender, na companhia de Jesus, a sua “subida à Cruz”, para viver uma vez mais a Páscoa, a passagem a uma vida nova. Cristo quer nos comunicar um ano mais a sua vida nova com a oração e o sacrifício para sermos fortes diante das tentações diárias de Satanás no deserto da nossa vida, renovando a nossa fé no Senhor. Não podemos negociar com o maligno. Viver de outro jeito, ou seja, “de batismo, sou cristão e, de profissão, sou pagão” é uma incoerência e tentaríamos a Deus.

Em primeiro lugar, vamos ao deserto. O deserto reduz o homem ao essencial, despojando-o do supérfluo, a ficar só com as coisas fundamentais: água, comida, caminho apertado, roupa apropriada para se proteger do sol e do frio. E sobretudo com a fé. Fe nua dos seus apetites e desejos, da que fala o nosso místico “abulense”, São João Cruz nas suas obras Noite Escura da Alma, o Cântico Espiritual e a Chama de amor Viva. A Quaresma que acaba de ser aberta com Cristo no deserto quer nos levar à substancia e ao miolo da existência cristã: a fé no nosso Deus por cima de tudo. Aqui no deserto da Quaresma, do mesmo modo que Moisés pedia ao povo “a profissão histórica de fé” ao oferecer as primícias diante do altar do Senhor (1ª leitura), também a nós pede renovar a nossa fé. A profissão de fé não é uma lista de “verdades para crer” ou de “quefazeres para cumprir”, mas uma “história para recordar e pela qual dar graças”. Para o povo de Israel era o recordar das grandes maravilhas que Deus fez com ele para tirá-lo da escravidão do Egito; para nós, voltar a experimentar nesta Páscoa a autêntica liberdade trazida pela morte e ressurreição de Cristo, que nos desatou da escravidão do pecado e da morte eterna e nos fez partícipes da vida nova; vida de santidade e de graça, vida de liberdade e de plenitude. Não podemos ter saudades das “cebolas do Egito sedutor”, mas voltar a agradecer a liberdade dos filhos de Deus concedida no batismo.

Em segundo lugar, durante o deserto da nossa vida devemos recordar as façanhas misericordiosas de Deus para renovar a nossa fé nesse Deus fiel. Fazer isto não é somente exercício de pensamento, mas uma viagem ao interior da trama às vezes escura e frágil da nossa própria história. Luzes e sombras. Santidade e pecado. Tempestade e bonança. Segurança e desconcerto. Dúvidas e certezas. Assim tem sido a nossa vida e a vida da humanidade. Essa fé em Deus misericordioso se alimenta na oração contemplativa, sim, mas depois tem que se derramar como perfume de caridade no nosso dia-a-dia: na nossa casa e na família, no trabalho e nas amizades, na rua e nas férias, pois “a fé sem obras é uma fé morta” (Tiago 2,14). Portanto, na Quaresma, Deus também nos convida a revisar as nossas obras de caridade e de misericórdia, como nos recordou o Papa Francisco ao nos pedir trabalhar em cada mês do ano da misericórdia numa dessas obras de misericórdia, que têm o seu fundamento bíblico em (Isaias 58,6-7 e Hebreus 13,3): Dar de comer ao faminto, dar de beber ao sedento, dar hospedagem ao necessitado, vestir o nu, visitar o enfermo, socorrer os presos e enterrar os mortos (materiais). Ensinar o que não sabe, dar bom conselho ao que necessita, corrigir o que está no erro, perdoar as injúrias, consolar o que está triste, sofrer com paciência os defeitos alheios e pedir a Deus pelos vivos e pelos mortos (espirituais). Se Deus foi e é misericordioso com o seu povo (1 leitura) e conosco em Cristo Jesus (2 leitura), nós também temos que sê-lo com os nossos irmãos.

Finalmente, a narração das tentações de Jesus é para nós uma urgência e um aviso: durante o deserto da nossa vida a nossa fé será tentada. Cristo aqui, vencendo o maligno que quis distorcer a sua missão messiânica para convertê-la em missão temporal e triunfalista, chega para ser para nós o emblema luminoso da fé bíblica, isto é, da adesão plena e total a Deus e ao seu plano traçado no cosmos e na história: o plano da salvação através da pobreza, do desprendimento, do sofrimento e da cruz. Também nós seremos tentados por esses três lados fracos: ter, poder e glória. Então, o que fazer? Cristo nos ensina a vencer as tentações. Rejeitando as tentações do inimigo, ensinou-nos a sufocar a força do pecado. E os meios que usou foram: a oração com a Palavra de Deus que é espada de dois gumes (cf. Hb 4,12); sem oração, um homem é como um soldado sem água, comida e munição. Oração com a Bíblia entre as mãos. O jejum, para fortalecer o espírito e ter na linha e educar o nosso corpo que sempre tem as suas teimosias de sensualidade, materialismo e ambição. O jejum é um treinamento no conhecimento próprio; é uma arma chave para o autodomínio. Se não temos domínio sobre nossas próprias paixões, especialmente sobre a comida e o sexo, não podemos nos possuir a nós mesmos e colocar o interesse dos demais antes do que o nosso. Não esqueçamos a vigilância para estar alerta e nos dar conta por qual caminho da nossa vida quererá nos assaltar o inimigo de Deus e da nossa alma. O desprendimento das coisas nos fará muito bem para encher-nos de Deus; infelizmente, quanto mais vazio está o coração da pessoa, mais precisa de objetos para comprar, possuir e consumir. A humildade será arma eficaz contra o nosso orgulho; a proteção maior contra o egoísmo e autossuficiência é buscar a Deus humildemente na oração. Empunhemos também a arma do santo Rosário, que tanto odeia e teme o demônio, pois contemplar os mistérios de Cristo al lado de Maria deixa o demônio com uma raiva sem nome e se afastará de nós imediatamente. Santo Tomás diz: “Não agiu o Senhor na tentação usando do seu poder divino- de que nos teria aproveitado então o seu exemplo? - mas que, como homem, serviu-se dos auxílios que tem em comum conosco” (Comentário ao evangelho de São Lucas).

Para refletir: Como quero viver neste ano esta Quaresma? Quais tentações experimento durante o caminho pelo deserto da vida: sensualidade e luxuria, ambição e avareza, vaidade e soberba, preguiça e relaxamento? Quais são as armas que levo comigo para ganhar a batalha do inimigo: oração, jejum, sacrifícios, vigilância, o santo rosário, a cruz de Cristo?

Para rezar: Neste ano da misericórdia vos peço, Senhor Jesus, que não abuse mais do vosso amor e ternura. Dai-me força para vencer o inimigo que quer ganhar a minha alma. Que ao vosso exemplo, não dialogue com o tentador, mas que o assalte com a vossa Palavra que é ao mesmo tempo, dardo e escudo, capacete e armadura. Senhor, que ore para não cair na tentação.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO