quinta-feira, 18 de outubro de 2018

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA Presbítero (1499-1562) PADROEIRO PRINCIPAL DO BRASIL



Nasceu em 1499. Depois de estudos feitos em Salamanca, entrou para a Ordem dos Frades Menores e, ordenado sacerdote, desempenhou diversos cargos na Ordem. Em 1544 obteve licença para consagra-se a uma observância mais estrita da Regra. Começou então a acolher seguidores, aos quais iniciou numa vida de mais austera pobreza, jejum, e penitência e de oração mais prolongada. Impulsionado pelo zelo das almas, dedicou-se com grande fruto à pregação. E com seus conselhos ajudou Santa Teresa de Ávila em sua atividade reformadora entre as Carmelitas. Deixou também obras escritas, em que narra a própria experiência ascética, baseada sobretudo na devoção para com a Paixão de Cristo. Morreu no dia 18 de outubro de 1562.


MISSA DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Antífona da Entrada
A Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória:
nele está nossa vida e ressurreição;
foi ele que nos salvou e libertou.

Coleta
Ó Deus, que ilustrastes São Pedro de Alcântara com os dons de admirável penitência e de altíssima contemplação, concedei, por seus méritos, que, mortificados na carne, mereçamos participar dos bens celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura

“Esquecendo o que fica para trás eu corro para a meta em Cristo Jesus”.

Leitura da Carta de São Paulo Apóstolo aos Filipenses: Irmãos, na verdade, considero perda todas as coisas comparadas com o valor inexcedível do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e considero lixo a fim de ganhar a Cristo e estar com ele, não com minha justiça, que vem da Lei, senão pela justiça que procede de Deus e se funda na fé e nos vem pela fé de Cristo. Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder de sua ressurreição, pela participação de seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte, com a esperança de conseguir a ressurreição dos mortos. Não pretendo dizer que já alcancei e cheguei à perfeição. Mas eu corro por alcançá-la uma vez que também eu fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro uma coisa: esquecendo o que fica para trás, lanço-me em perseguição do que fica para frente, corro; para a meta, para a coroa da vocação nas alturas de Deus em Cristo Jesus. — Palavra do Senhor.

Salmo de Meditação                                                           Sl 15,1-2.7-8.11
R. Ó Senhor, sois minha herança.

= Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! +
Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor: *
nenhum bem eu posso achar fora de vós!”
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está Seguro em vossas mãos!

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo,

= Vós me ensinais vosso caminho para a vida, +
junto de vós, felicidades sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Aclamação Ao Evangelho

R. Aleluia, aleluia, aleluia.
V. Lança sobre o Senhor teus cuidados, porque ele há de ser teu
sustento e jamais ele irá permitir que o justo para sempre vacile!

Evangelho                                                                                  Lc 12,22-31

“Buscai antes ó seu reino e isto recebereis de acréscimo”.

Evangelho de Jesus + Cristo Segundo Lucas: E Jesus, virando-se para os discípulos, disse: Por isso vos digo: não vos preocupeis com a vida, o que comereis, nem com o corpo, o que vestireis, porque a vida é mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestido. Olhai os corvos, não semeiam nem ceifam, não têm despensa nem celeiro, mas Deus os alimenta. Quanto mais valeis vós do que as aves? Quem de vós, com os cuidados, pode acrescentar um côvado à duração da vida? Se, pois, não podeis fazer o menos porque vos inquietais com o mais? Olhai os lírios, como crescem. Não trabalham nem tecem, mas eu vos digo: nem Salomão com toda a glória se vestiu como um deles. Se é assim que Deus veste a erva, que, hoje está no campo e amanhã será lançada no forno, quanto mais a vós, homem de pequenina fé? Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou de beber nem andeis em ansiedade, porque os pagãos de todo ó mundo é que buscam tudo isso. Vosso Pai sabe que tendes necessidade de tais coisas. Vós, porém, buscai antes o seu reino e isto recebereis de acréscimo. — Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas
Aceitai com bondade, Senhor nosso Deus, pelos méritos de São Pedro de Alcântara, esta nossa oblação, que ele, tocando com suas mãos puríssimas, ofereceu à vossa majestade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Antífona da comunhão  - Sl 33,9
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Depois da comunhão
Ó Deus todo-poderoso, concedei que também nós mereçamos receber os frutos colhidos por São Pedro de Alcântara deste celeste banquete.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração pelo Brasil
Ó grande amante da Cruz e servo fiel do divino Crucificado, São Pedro de Alcântara; à vossa poderosa proteção foi confiada a nossa querida Pátria brasileira com todos os seus habitantes.
Como varão de admirável penitência e altíssima contemplação, alcançai aos vossos devotos estes dons tão necessários à salvação.
Livrai o Brasil dos flagelos da peste, fome e guerra e de todo mal. Restituí à Terra de Santa Cruz a união da fé e o verdadeiro fervor nas práticas da religião.
De modo particular, vos recomendamos, excelso Padroeiro do Brasil, aqueles que nos   foram dados por guias e mestres: os padres e religiosos.
Implorai numerosas e boas vocações para o nosso país.
Inspirai aos pais de família uma santa reverência a fim de educarem os filhos no temor de Deus não se negando a dar ao altar o filho que Nosso Senhor escolher para seu sagrado ministério.
Assisti, ó grande reformador da vida religiosa, aos sacerdotes e missionários nos múltiplos perigos de que esta vida está repleta.
Alcançai-lhes a graça da perseverança na sublime vocação e na árdua tarefa que por vontade divina assumiram.
Lá dos céus onde triunfais, abençoai aos milhares de vossos protegidos e fazei-nos um dia cantar convosco a glória de Deus na bem-aventurança eterna. Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO