quinta-feira, 11 de outubro de 2018

15 de outubro: S. TERESA DE JESUS, VIRGEM DE NOSSA ORDEM E DOUTORA DA IGREJA


I LEITURA (Sab 7, 7-14): Orei e foi-me dada a prudência; implorei e veio a mim o espírito de sabedoria. Preferi-a aos cetros e aos tronos e, em sua comparação, considerei a riqueza como nada. Não a equiparei à pedra mais preciosa, pois todo o ouro, à vista dela, não passa de um pouco de areia e, comparada com ela, a prata é considerada como lodo. Amei-a mais do que a saúde e a beleza e decidi tê-la como luz, porque o seu brilho jamais se extingue. Com ela me vieram todos os bens e, pelas suas mãos, riquezas inumeráveis. Regozijei-me com todos estes bens, porque me vieram com a Sabedoria, mas eu ignorava que ela fosse a sua mãe. Aprendi-a com lealdade, comunico-a sem inveja e não escondo a riqueza que a Sabedoria encerra, porque ela é para os homens um tesouro inesgotável, e os que a adquirem alcançam a amizade de Deus, recomendados pelos benefícios da sua doutrina.

SALMO RESPONSORIAL (Salmo 83 (84), 2-3.4-5.11.12-13)
R: O meu coração e a minha carne exultam no Deus vivo.

1. Como é agradável a vossa morada, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira ansiosamente pelos átrios do Senhor. O meu coração e a minha carne exultam no Deus vivo.

2. Até as aves do céu encontram abrigo. e as andorinhas um ninho para os seus filhos, junto dos vossos altares, Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. Felizes os que moram em vossa casa: podem louvar-Vos continuamente.

3. Um dia em vossos átrios vale por mais de mil.
Antes quero ficar no vestíbulo da casa do meu Deus do que habitar nas tendas dos pecadores.

4. Porque o Senhor Deus é sol e escudo, Ele dá a graça e a glória. O Senhor não recusa os seus bens aos que procedem com retidão. Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em Vós confia!

II LEITURA (Rom 8, 14-17. 26-27):  Irmãos: Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adoção filial, pelo qual exclamamos: «Abbá, Pai». O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados. O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos.

Aleluia. Se alguém Me ama, guardará a minha palavra, diz o Senhor; Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada. Aleluia.

Evangelho (Jo 7, 14-18. 37-39ª):  Naquele tempo, já ia a meio a Festa dos Tabernáculos, quando Jesus subiu ao templo e começou a ensinar. Os judeus estavam admirados e diziam: «Como é que Ele tem tanta instrução, sem ter estudado?». Jesus respondeu-lhes: «A minha doutrina não vem de Mim, mas d’Aquele que Me enviou. Se alguém quer fazer a vontade de Deus, saberá se a minha doutrina é de Deus, ou se falo por Mim mesmo. Quem fala por si mesmo procura a sua própria glória. Mas quem procura a glória de quem o enviou é verdadeiro e n’Ele não há falsidade». No último dia, o mais solene da festa, Jesus estava de pé e exclamou: «Se alguém tem sede, venha a Mim e beba: do coração daquele que acredita em Mim correrão rios de água viva». Referia-se ao Espírito que haviam de receber os que acreditassem n’Ele. - Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

No meio da festa deve ter sido no quarto dia dos sete dias de celebração. Na primeira metade da festa, Jesus permaneceu em oculto (v. 10) , na segunda metade, Ele começou a ensinar abertamente. Essa é a primeira vez que o Evangelho de João fala de Jesus ensinando no templo.

Como sabe este letras, não as tendo aprendido? O judeus se perguntaram como Jesus poderia saber tudo aquilo se nunca tinha frequentado uma escola rabínica. O mesmo foi dito mais tarde acerca dos discípulos de Jesus (At 4.13).

A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou (7.16). A declaração de Jesus indica que Ele não havia aprendido Sua doutrina com os rabinos, muito menos a inventado. Ao contrário, ela vinha do próprio Deus.

Quiser fazer a vontade dele [...] conhecerá (7.17).  A verdade só pode ser recebida por corações abertos. Deus nos faz conhecer a verdade segundo nosso desejo de recebê-la (Jo 2.24,25; 15.15-17; 16.4).

Mas o que busca a glória daquele que o enviou, é verdadeiro (7.18). A prova para ver se um mestre é bom ou não é a maneira com que ele prega a mensagem de Deus. Jesus pregou a mensagem de Deus, assim como Moisés. Portanto, os líderes religiosos estavam violando a Lei de Deus ao procurar matar Jesus.

A cada dia da festa, o povo trazia ramos de palmeira e marchava ao redor do grande altar. Um sacerdote então pegava água do tanque de Siloé com um jarro de ouro, levava até o templo e a derramava sobre o altar oferecendo-a a Deus. Essa cerimônia repleta de emoção era um memorial às águas que fluíram da rocha quando os israelitas vagaram pelo deserto. No último dia da festa, o povo marchava sete vezes ao redor do altar em memória às sete voltas dadas ao redor dos muros de Jericó. É bem provável que, no exato momento em que o sacerdote derramava a água sobre o altar, Jesus tenha clamado em alta voz: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO