quinta-feira, 13 de setembro de 2018

14 de setembro


Venerável Frei João de São Sansão
Irmão leigo carmelita


Jean du Moulin mais conhecido como Jean de Saint-Samson (1571-1636) irmão leigo carmelita da Antiga Observância, alma da reforma de Touraine. Cego desde a infância, músico de profissão, entrou no Carmelo com 25 anos. Grande místico, ditou a seus discípulos numerosos tratados, cartas e poesias brotados de suas experiências místicas e oração profundas. João alcançou o mais alta da união transformante. Incansavelmente, ele ensinou que todos são chamados à vida mística, isto é, experienciar de algum modo mesmo aqui na terra o próprio Deus e sua real/atual presença. Para os Carmelitas, saborear a presença de Deus mesmo aqui na terra é mais importante que qualquer outra tarefa ou trabalho: “Em completa pureza de espírito e corpo, em uma viva, atual e constante presença de Deus... nisto consiste a base do espírito da nossa Ordem.”  Ele resolutamente insiste que esta vida mística não é acima de tudo trabalho nosso, mas pelo contrário a constante iniciativa de Deus.  O irmão leigo, João de São Sansão, chamado por Bremond, o São João da Cruz da Antiga Observância.

Oração
Ó Pai de misericórdia, que vos alegrais em revelar aos pequenos e aos simples os segredos de vosso Reino e manifestastes vossa sabedoria divina a vosso servo João de São Sansão; concedei-nos, por sua intercessão, viver sempre na escuta atenta à vossa Palavra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO