quarta-feira, 9 de maio de 2018

Quinta-feira da 6ª semana da Páscoa


1ª Leitura (At 18,1-8): Naqueles dias, Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. Encontrou lá um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recen¬temente chegado de Itália, com Priscila, sua mulher, porque o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo juntou-se a eles e, como era da mesma profissão, fabricante de tendas, ficou em sua casa para trabalharem juntos. Todos os sábados, Paulo falava na sinagoga, procurando convencer tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedónia, Paulo consagrou-se totalmente à pregação, afirmando aos judeus que Jesus era o Messias. Mas perante a oposição e blasfémias deles, sacudiu as vestes e declarou-lhes: «O vosso sangue recaia sobre as vossas cabeças. Eu não sou responsável por isso. A partir de agora, vou dirigir-me aos gentios». Saiu dali e foi para casa de Tício Justo, homem que adorava a Deus e morava junto da sinagoga. Entretanto, Crispo, chefe da sinagoga, acreditou no Senhor, ele e a sua família, e muitos coríntios que ouviam a palavra de Paulo abraçavam também a fé e recebiam o Baptismo.

Salmo Responsorial: 97
R. O Senhor manifestou a salvação a todos os povos.
Cantai ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mão e o seu santo braço Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação, revelou aos olhos das nações a sua justiça. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.

Não vos deixarei órfãos, diz o Senhor; voltarei para junto de vós e exultareis de alegria.

Evangelho (Jo 16,16-20): «Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo». Alguns dos seus discípulos comentavam: «Que significa isto que ele está dizendo: ‘Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do Pai’?». Diziam ainda: «O que é esse ‘pouco’? Não entendemos o que ele quer dizer». Jesus entendeu que eles queriam fazer perguntas; então falou: «Estais discutindo porque eu disse: ‘Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’? Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria».

«Vossa tristeza se transformará em alegria»

Rev. D. Joan Pere PULIDO i Gutiérrez (Sant Feliu de Llobregat, Espanha)

Hoje contemplamos mais uma vez a palavra de Deus com a ajuda do evangelista João. Nestes últimos dias da Páscoa sentimos uma inquietação especial por viver esta palavra e entendê-la. A mesma inquietação dos primeiros discípulos que se expressa profundamente nas palavras de Jesus — «Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo» (Jo 16,16) — concentra a tensão de nossas inquietações de fé, da busca de Deus em nosso dia a dia.

Os cristãos do século XXI sentimos essa mesma urgência que os cristãos do primeiro século. Queremos ver Jesus, precisamos experimentar a sua presença em meio de nós para reforçar a nossa fé, esperança e caridade. Por isso, sentimos tristeza ao pensar que Ele não esteja entre nós, que não podamos sentir e tocar sua presença, sentir e escutar sua palavra. Mas essa tristeza se transforma em alegria profunda quando experimentamos sua presença segura entre nós.

Essa presença, era recordada pelo Papa João Paulo II na sua última Carta encíclica Ecclesia de Eucharistia, concretiza-se — especificamente — na Eucaristia: «A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja». Ela experimenta com alegria, como se realiza constantemente, de muitas maneiras, a promessa do Senhor: `Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo’ (Mt 28,20). (...) A Eucaristia é mistério de fé, e ao mesmo tempo, “mistério de luz”. Quando a Igreja a celebra, os fiéis podem reviver, de algum jeito a experiência dos discípulos de Emaús: «Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram (Lc 24,31)».

Peçamos a Deus uma fé profunda, uma inquietação constante que se sacie na Eucaristia, ouvindo e compreendendo a Palavra de Deus; comendo e saciando a nossa fome no Corpo de Cristo. Que o espirito Santo enche de sua luz a nossa busca de Deus.

Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.

S. João de Ávila, Presbítero e Doutor
• João 16,16: ausência e presença.
Jesus diz "um pouco" (mikrón), ou seja, um tempo muito curto, como um "momento". Ao longo dos muitos matizes, se quer enfatizar a brevidade de tempo. Se o tempo que Jesus passou junto aos seus como Verbo Encarnado foi muito curto, igualmente será breve o tempo entre sua partida e seu regresso. Não haverá mudança na situação interna dos seus discípulos, porque não muda a relação deles com Jesus: há uma proximidade permanente. Assim, a visão de Jesus não sofrerá interrupção, mas terá como característica a comunhão de vida com Ele (Jo 14,19). É interessante o uso repetido do verbo "ver" no versículo 16: "Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo". A expressão "Um pouco de tempo, e não mais me vereis", recorda a maneira pela qual os discípulos vêem no Jesus histórico o Filho de Deus; a outra expressão "mais um pouco, e me vereis de novo" se refere à experiência do Cristo ressuscitado. Parece que Jesus quer dizer aos seus discípulos que por brevíssimo tempo permanecerão ainda em condição de vê-lo, reconhecê-lo em sua carne visível, mas depois o contemplarão com uma visão diferente, porque ele se lhes mostrará transformado, transfigurado.

• João 16,17-19: A incompreensão dos discípulos.
Enquanto isso, alguns discípulos não conseguem entender o que significa esta ausência de Jesus, ou seja, sua ida ao Pai. Experimentam desconforto diante das palavras de Jesus, e o expressam com quatro interrogações, unidas na mesma expressão: "O que é que isso nos diz?". O leitor já ouviu isso outras vezes nas perguntas de Pedro, de Filipe, de Tomé, de Judas – não o Iscariotes, e agora as dos discípulos que pedem explicações. Os discípulos não compreendem realmente o que Ele está falando. Eles não entendem como Jesus, se ele vai ao Pai, pode ser visto de novo por eles (vv.16-19). Mas a questão parece centrar-se sobre aquele "pouco", que para o leitor parece ser um tempo muito longo que não termina nunca, especialmente quando se está na angústia e tristeza. De fato, não passa o tempo da tristeza. Espera-se uma resposta por parte de Jesus, mas o evangelista retoma outra vez a pergunta: Estais discutindo porque eu disse: ‘Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’? "(v.19)

• João 16,20: A resposta de Jesus.
Na verdade, Jesus não responde a pergunta que lhe fazem: "O que é esse ‘pouco’?" Mas os convida à confiança. É verdade que os discípulos serão provados, vão sofrer muito, eles se sentirão sós diante de uma situação hostil, abandonados a um mundo que se alegra com a morte de Jesus, mas Jesus assegura que sua tristeza se tornará em alegria. À tristeza se contrapõe um tempo, no qual tudo será invertido. A expressão adversativa "mas a vossa tristeza se transformará em alegria", ressalta esta mudança de perspectiva. Para o leitor, é claro que a expressão "um pouco", "dentro de um curto espaço de tempo" corresponde ao momento ou época em que a situação será alterada, mas até então, tudo será tristeza e prova.
Em resumo, os discípulos recebem de Jesus uma promessa de felicidade e alegria; em virtude daquele momento em que será invertida aquela situação difícil a que "os seus" e a comunidade eclesial estão submetidos, eles entrarão na realidade de um mundo iluminado pela ressurreição.

Para confronto pessoal
1. Tenho certeza de que vai passar o tempo de teste e Ele vai estar comigo?
2. " Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria." Qual é o impacto dessas palavras de Jesus sobre os acontecimentos de sua vida? Como você vive as situações de tristeza e angústia?

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