sábado, 4 de novembro de 2017

Beata Francisca de Amboise
Viúva, Religiosa de nossa Ordem

Nasceu no ano de 1427, provavelmente em Thouars (França). Foi esposa de Pedro II, duque da Bretanha. Depois da morte deste, e tendo conversado muito com o Beato João Soreth, Prior Geral dos carmelitas, tomou o hábito da mesma Ordem no mosteiro de Bondón, que ela tinha fundado. Passou depois para o mosteiro de Nantes, que também era fundação sua. No exercício do cargo de Prioresa, alimentava o espírito das suas religiosas com sábias exortações. É considerada como a fundadora das monjas carmelitas em França. Morreu em 1485.

Hino de Laudes e de Vésperas
Em ti, Francisca, louvamos
não os títulos de nobreza,
mas a perfeita pobreza,
que escolheste, essa cantamos.

Pelo Reino enamorada,
reinos da terra deixaste,
a melhor parte encontraste:
jamais te será tirada.

Perder tudo por Jesus
será loucura ... Que importa?
Pequena e estreita é a porta,
que ao Paraíso conduz.

Supremo e perfeito legado
ao Carmelo quis deixar:
“Sempre se há de procurar
que Deus seja o mais amado.”

Honra, glória e louvor
ao Pai, que em sua bondade
nos uniu na caridade
de Cristo, Nosso Senhor.

Salmodia, Leitura, Responsório breve e Preces do Dia Corrente.

Oração
Deus, nosso Pai, que chamastes a Beata Francisca a procurar o vosso Reino neste mundo através do serviço a vós e a Maria, nossa Mãe Santíssima, concedei-nos que, fortalecidos pela sua intercessão, avancemos com espírito alegre pelo caminho do vosso amor.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  Amém.

Omite-se esta memória neste ano, por conta da Páscoa Semanal