sábado, 6 de maio de 2017

MÊS DE MARIA - Domingo IV da Páscoa

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Senhor, todo poderoso e infinitamente perfeito, de quem procede todo o ser e para quem todas as criaturas devem sempre se elevar, eu vos consagro este mês e os exercícios de devoção que em cada um de seus dias praticar, oferecendo-os para vossa maior glória em honra de Maria Santíssima. Concedei-me a graça de santificá-lo com piedade, recolhimento e fervor. Virgem Santa e Imaculada, minha terna Mãe, volvei para mim vossos olhares tão cheios de doçura e fazei-me sentir cada vez mais os benéficos efeitos de vossa valiosa proteção. Anjos do céu dirigi meus passos, guardai-me à sombra de vossas asas, pondo-me ao abrigo das ciladas do demônio, pedindo por mim a Jesus, Maria e José sua santa bênção. Amém.

LECTIO DIVINA
Textos: Atos dos Apóstolos 2, 14.36-41; 1 Pedro 2, 20-25; João 10, 1-10

Evangelho (Jo 10,1-10): «Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: «Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância».

«Eu sou a porta das ovelhas»

P. Pere SUÑER i Puig SJ (Barcelona, Espanha)

Hoje no Evangelho, Jesus utiliza duas imagens referentes a si mesmo: Ele é o pastor. E Ele é a porta. Jesus é o bom pastor que conhece as ovelhas. «Ele chama cada uma pelo nome» (Jo 10,3). Para Jesus, não somos um número; tem um contato pessoal com cada um de nós. O Evangelho não é só uma doutrina: é a adesão pessoal de Jesus conosco.

E, não só nos conhece pessoalmente. Também pessoalmente ama-nos. “Conhecer”, no Evangelho de são João, não significa simplesmente um ato do entendimento, senão um ato de adesão à pessoa conhecida. Jesus leva-nos a cada um no seu coração. Nós também lhe devemos conhecer assim. Conhecer Jesus não implica só um ato de fé, senão também de caridade, de amor. «Examinai-vos se conheceis —diz-nos são Gregório Magno, comentando este texto— se lhe conheceis não pelo fato de crer, senão pelo amor». E o amor mostra-se com as obras.

Jesus é também a porta. A única porta. «Quem entrar por mim será salvo» (Jo 10,9). E mais adiante realça: «Ninguém vai ao Pai senão por mim» (Jo 14,6). Hoje um ecumenismo mal-entendido faz que alguns pensem que Jesus é um de tantos salvadores: Jesus, Buda, Confúcio..., Maomé, que mais dá! Não! Quem se salva se salvará por Jesus Cristo, ainda que nesta vida não o saiba. Quem luta por fazer o bem, o saiba ou não, vai por Jesus. Nós, pelo dom da fé, sim que o sabemos. Agradecemos-lhe. Esforcemo-nos por atravessar esta porta, que se bem é estreita, Ele nos a abrirá de par em par. E demos testemunho de que toda a nossa esperança está posta nele.

Só Cristo é o Bom Pastor e a Porta da Salvação. Nós somos o seu rebanho.

Pe. Antonio Rivero, L.C.

Neste domingo, a liturgia propõe a figura de Cristo como Bom Pastor (Evangelho). Neste dia acontece a Jornada Mundial de Oração pelas vocações, para que não faltem nunca pastores segundo o coração de Jesus. Jesus é o Bom Pastor prometido por Deus, é a única Porta de salvação, e nós somos o rebanho que lhe pertence, aberto à conversão (primeira leitura) e à imitação do Pastor (segunda leitura).

Em primeiro lugar, Cristo é o nosso Bom Pastor que vai adiante, nos guiando; atrás, nos protegendo; ao nosso lado, nos animando. Pastor que nos conhece pelo nosso nome, conhece as nossas qualidades e defeitos. Nos ama. Nos alimenta com os sacramentos, com a sua Palavra e com o Magistério da Igreja. Nos trata quando nos ferimos ao deixar o aprisco e cair em algum espinheiro ou armadilha. Nos defende dos lobos que nos cercam, dos mercenários e dos falsos pastores que nos enganam com as suas ideologias, que nos tosquiam e engordam à custa da nossa lã, que fogem nos momentos de perigo e nos deixam sós. Contra todos estes falsos pastores, Cristo reivindica o seu papel: “Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e eles me conhecem”. Ele é o Bom Pastor porque é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Em segundo lugar, um pastor tem o seu rebanho; o rebanho é a sua vida. Nós somos o rebanho de Cristo. Esta comparação não tem nada de negativo na Bíblia, pelo contrário, está cheia de ternura. Rebanho que é objeto de disputa e conquista por forças opostas, mediante sibilos cativantes, mas falazes. Devemos distinguir entre as mil vozes que seduzem e a voz de Cristo nosso Pastor. A voz de Cristo é tão distinta da voz dos falsos pastores! É uma voz que pacifica a alma, ilumina a mente, purifica o coração e a afetividade, fortalece a vontade. É uma voz que convida ao amor, à justiça, à verdade, à solidariedade, à pureza e à paz. 

Finalmente, Cristo nos fez a todos partícipes da sua tarefa de pastor. Porque pastor é o Papa que apascenta e governa toda a Igreja com o cajado de Cristo. Pastor é o bispo que cuida da sua diocese. Pastor é o sacerdote que se desgasta pela sua paróquia. Pastores são os pais de família que dia e noite se ocupam e se preocupam pelos seus filhos. Pastor é este governante à frente de uma nação. Pastor é o professor na escola, que forma não só a mente, mas também o coração dos seus alunos. Pastor é o chefe de uma empresa que cuida dos seus empregados. Pastor é o catequista encarregado da transmissão da fé. Pastor é o que está à frente de uma comunidade ou de um movimento eclesial como um humilde servidor. Citação de santo Agostinho ao comentar o capítulo 34 de Ezequiel: “si existem boas ovelhas, há também bons pastores, porque das boas ovelhas se fazem os bons pastores. Mas todos os bons pastores coincidem em uno, são uno. Quando eles apascentam, Cristo apascenta…é Ele mesmo quem apascenta quando eles apascentam; o Senhor diz: Eu apascento; porque neles está sua voz, neles está seu amor”. Mas o título de Porta, Cristo reservou só para Si, porque é o único mediador entre Deus e os homens. Uma só é a Porta da Salvação: Jesus. “Quem entra por mim se salvará”. Entramos por esta porta no dia do nosso batismo, formando parte do seu Corpo Místico, que é a Igreja. Certamente a misericórdia de Deus pode alcançar alguns por caminhos ocultos e extraordinários.

Para refletir: Sinto Jesus como o meu Bom Pastor ou tenho os ouvidos abertos a outros falsos pastores? Conheço já perfeitamente a voz de Cristo Pastor? Tento seguir os seus passos, imitando-o? Que ladrões e falsos pastores costumam-me assaltar? Leiamos hoje com fruto o Salmo 23.   

Para qualquer sugestão ou dúvida, podem se comunicar com o padre Antônio neste e-mail: arivero@legionaries.org

ORAÇÃO (COMPOSTA POR SANTO AFONSO DE LIGÓRIO)
Ó Maria, filha predileta do Altíssimo, pudesse eu oferecer-vos e consagrar-vos os meus primeiros anos, como vós vos oferecestes e consagrastes ao Senhor no templo! Mas é já passado esse período de minha vida! Todavia, antes começar tarde a vos servir do que ser sempre rebelde. Venho, pois, hoje, oferecer-me a Deus. Sustentai minha fraqueza, e por vossa intercessão alcançai-me de Jesus a graça de lhe ser fiel e a vós até a morte, a fim de que, depois de vos haver servido de todo o coração na vida, participe da glória e da felicidade eterna dos eleitos. Amém.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.

Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Santa Maria rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Mãe da Igreja,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem benigna,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Esperança dos carmelitas,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha das famílias,
Rainha da paz,
Rainha e esplendor do Carmelo,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende misericórdia de nós.

V. – Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS - Infundi, Senhor, como vos pedimos, vossa graça em nossas almas, para que nós que pela anunciação do Anjo viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

O “LEMBRAI-VOS” DE SÃO BERNARDO
Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que a vós têm recorrido, implorado vossa assistência e invocado o vosso socorro, tenha sido por vós abandonado. Animado de uma tal confiança, eu corro e venho a vós e, gemendo debaixo do peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés, ó Virgem das virgens; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo encarnado, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO