sábado, 27 de maio de 2017

MÊS DE MARIA - Ascensão do Senhor

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Senhor, todo poderoso e infinitamente perfeito, de quem procede todo o ser e para quem todas as criaturas devem sempre se elevar, eu vos consagro este mês e os exercícios de devoção que em cada um de seus dias praticar, oferecendo-os para vossa maior glória em honra de Maria Santíssima. Concedei-me a graça de santificá-lo com piedade, recolhimento e fervor. Virgem Santa e Imaculada, minha terna Mãe, volvei para mim vossos olhares tão cheios de doçura e fazei-me sentir cada vez mais os benéficos efeitos de vossa valiosa proteção. Anjos do céu dirigi meus passos, guardai-me à sombra de vossas asas, pondo-me ao abrigo das ciladas do demônio, pedindo por mim a Jesus, Maria e José sua santa bênção. Amém.

LECTIO DIVINA - Textos: At 1, 1-11; Ef. 1, 17-23; Mt 28, 16-20

Evangelho (Mt 28,16-20): Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: «Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos».

«Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra»

Dr. Josef ARQUER (Berlin, Alemanha)

Hoje contemplamos umas mãos que abençoam —o último gesto terreno do Senhor (cf. Lc 24,51). Ou algumas pegadas marcadas numa colina —o ultimo sinal visível da passagem de Deus pela nossa terra. Em algumas ocasiões, representa-se essa colina como uma rocha, e a pegada de suas pisadas ficam gravadas não sobre a terra, mas na rocha. Como que aludindo àquela pedra que Ele anunciou e que rapidamente será selada pelo vento e pelo fogo do Pentecostes. A iconografia emprega desde a antiguidade esses símbolos tão sugestivos. E também a nuvem misteriosa —sombra e luz ao mesmo tempo que acompanha tantas teofanias já no antigo testamento. O rosto do Senhor nos deslumbraria.

São Leão Magno ajuda-nos a aprofundar o acontecimento: «O que era visível no nosso Salvador passou agora aos seus mistérios». A que mistérios? Aos que confiou à sua Igreja. O gesto da bênção realiza-se na liturgia, as pegadas sobre a terra marcam o caminho dos sacramentos. E é um caminho que conduz à plenitude do definitivo encontro com Deus.

Os apóstolos terão tido tempo para se habituar ao outro modo de ser do seu Mestre ao longo daqueles quarenta dias, nos quais o Senhor — dizem-nos os exegetas— não “se aparece”, mas que — numa tradução fiel literal — “se deixa ver”. Agora nesse último encontro, renova-se o assombro. Porque agora descobrem que, daqui em diante, não só anunciarão a Palavra, mas que infundirão vida e saúde, com o gesto visível e a palavra audível: no batismo e nos outros sacramentos.

«Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra» (Mt 28, 18). Toda a autoridade… Ir a todas as gentes… E ensinar a guardar tudo… E Ele estará com eles — com a sua Igreja, conosco — todos os tempos (cfr. Mt 28,19-20). Esse “todo” retumba através do espaço e do tempo, afirmando-nos na esperança.

Ascensão é a festa da libertação, exaltação e salvação.

Pe. Antonio Rivero, L.C.

Hoje a Santa Igreja celebra o mistério da Ascensão do Senhor, que, junto com o mistério de Pentecostes, que festejaremos no próximo domingo, configura a consumação do grande mistério da Encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo Nosso Senhor, e vem a ser a festa da libertação, exaltação e salvação.

Em primeiro lugar, sim, a Ascensão é a festa da libertação, pois é uma partida de Cristo para ao Pai, depois de cumprir a sua missão redentora aqui na terra. Libertação da solidão e do pranto, dos afãs desta vida, das fraquezas passionais do coração, das inclemências desta sociedade, do ódio e guerras, como declarou o Papa Francisco em Belém; da impertinência dos homens, ou como diria Teresa de Ávila, de “este cárcere e estes ferros nos quais a alma está metida”. E com a libertação, vem o grito de alegria e júbilo. Por quê querer seguir amarrado a tantas cadeias? Por que não ir desde agora desatando tantos fios que nos ligam a esta terra e assim experimentar no coração esta verdadeira liberdade que Cristo ganhou para nós com a sua Ascensão?

Em segundo lugar, sim, a Ascensão, além de ser uma libertação é uma exaltação. É a exaltação de Cristo como Filho predileto do Pai, agora já sentado à direito de Deus. O Filho de Deus, que na terra não tinha onde reclinar a sua cabeça. Exaltação depois da terrível humilhação da paixão e morte, nas quais se rebaixou Jesus Cristo, Nosso Senhor. Exaltação, mas mostrando já gloriosos os sinais e os estigmas da sua flagelação. Hoje é o dia da exaltação dos grandes valores transcendentais frente aos contra valores terrenos. Os valores da alma, do espírito. Os valores religiosos, os valores éticos e morais. Hoje é o dia em que Deus exaltou a humildade de Cristo e a nossa, sobre a soberba; a caridade de Cristo e a nossa, sobre o ódio e egoísmo; o perdão de Cristo e o nosso, sobre as vinganças; a obediência de Cristo e a nossa, sobre as rebeldias; a vida santa de Cristo e a nossa, sobre a mediocridade e a tibieza. Bendita festa da exaltação autêntica!

Finalmente, a Ascensão é o dia da salvação. A salvação existe e é possível. Hoje temos um homem seguro da sua salvação: Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Hoje temos um homem-Deus que nos oferece a sua salvação, e por isto nos precedeu e nos está preparando esta salvação que é o céu. Já está preparando os quartos para cada um de nós. Sem exceção. Todos querem chegar? Isto é motivo de grande alegria para todos. A salvação é possível! Também para os homens e mulheres, e não só para os anjos. A nossa natureza humana participará também desta salvação em Cristo e com Cristo. E devemos proclamar aos quatro ventos esta salvação total, corpo e alma, porque nos dá paciência na luta, alegria na vida, fortaleza nas dificuldades Lutemos para conquistar este céu já aberto e conquistado para nós por Cristo! E este céu tem um nome: é Jesus e a sua amizade.   

Para refletir: podemos resumir tudo o que foi dito nestes versos do poeta Frei Luís de Leão: “E deixas, Pastor santo, Tua grei neste vale fundo, escuro, com solidão, e pranto, e tu, rompendo o puro ar, te vais ao imortal seguro?” (Oda XVIII). Experimento a Ascensão do Senhor como um convite à libertação, à exaltação e à salvação da minha própria vida escondida em Cristo?

Para qualquer sugestão ou dúvida, podem se comunicar com o padre Antônio neste e-mail: arivero@legionaries.org

ORAÇÃO (COMPOSTA POR SANTO AFONSO DE LIGÓRIO)
Ó Maria, filha predileta do Altíssimo, pudesse eu oferecer-vos e consagrar-vos os meus primeiros anos, como vós vos oferecestes e consagrastes ao Senhor no templo! Mas é já passado esse período de minha vida! Todavia, antes começar tarde a vos servir do que ser sempre rebelde. Venho, pois, hoje, oferecer-me a Deus. Sustentai minha fraqueza, e por vossa intercessão alcançai-me de Jesus a graça de lhe ser fiel e a vós até a morte, a fim de que, depois de vos haver servido de todo o coração na vida, participe da glória e da felicidade eterna dos eleitos. Amém.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.

Deus Pai dos Céus tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Santa Maria, rogai por nós.
Imaculada Esposa do Espírito Santo,
Puríssima  Esposa do Espírito Santo,
Devotíssima Esposa do Espírito Santo,
Piedosíssima Esposa do Espírito Santo,
Benigníssima Esposa do Espírito Santo,
Amabilíssima Esposa do Espírito Santo,
Amadíssima Esposa do Espírito Santo,
Esposa eleita do Espírito Santo,
Esposa formosíssima do Espírito Santo,
Esposa graciosíssima do Espírito Santo,
Esposa santíssima do Espírito Santo,
Esposa ilibada do Espírito Santo,
Esposa admirabilíssima do Espírito Santo,
Esposa humilíssima do Espírito Santo,
Verdadeiro Templo do Espírito Santo,
Modelo da alma agradável  a Deus,
Exemplo maravilhoso de vida piedosa,
Bendita entre todos os descendentes de Eva,
Mãe cheia de graça,
Virgem coberta com a sombra do Espírito Santo,
Virgem repleta do Espírito Santo,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós!

Rogai por nós, ó Maria, Esposa do Espírito Santo!
Para que sejamos dignos da Promessa de Cristo!

OREMOS – Deus Todo Poderoso, que enviastes o Espírito Santo sobre os Apóstolos, reunidos em oração com Maria, Mãe de Jesus, concedei, por intercessão da Virgem Santíssima, que nos consagremos fielmente ao Vosso serviço  e proclamemos a glória do Vosso Nome em palavras e obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo

O “LEMBRAI-VOS” DE SÃO BERNARDO
Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que a vós têm recorrido, implorado vossa assistência e invocado o vosso socorro, tenha sido por vós abandonado. Animado de uma tal confiança, eu corro e venho a vós e, gemendo debaixo do peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés, ó Virgem das virgens; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo encarnado, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO