sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

MÊS DE SÃO JOSÉ - Quarta-feira de Cinza

ORAÇÃO PREPARATÓRIA - Com humildade e respeito aqui nos reunimos, ó Divino Jesus, para oferecer, todos os dias deste mês, as homenagens de nossa devoção ao glorioso Patriarca S. José. Vós nos animais a recorrer com toda a confiança aos vossos benditos Santos, pois que as honras que lhes tributamos revertem em vossa própria glória. Com justos motivos, portanto, esperamos vos seja agradável o tributo quotidiano que vimos prestar ao Esposo castíssimo de Maria, vossa Mãe santíssima, a São José, vosso amado Pai adotivo. Ó meu Deus, concedei-nos a graça de amar e honrar a São José como o amastes na terra e o honrais no céu. E vós, ó glorioso Patriarca, pela vossa estreita união com Jesus e Maria; vós que, à custa de vossas abençoadas fadigas e suores, nutristes a um e outro, desempenhando neste mundo o papel do Divino Padre Eterno; alcançai-nos luz e graça para terminar com fruto estes devotos exercícios que em vosso louvor alegremente começamos. Amém.

LECTIO DIVINA
Evangelho (Mt 6,1-6.16-18): «Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.  E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.  Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente».

«Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles»

Pbro. D. Luis A. GALA Rodríguez (Campeche, México)

Hoje começamos o nosso recorrido à Páscoa, e o Evangelho nos lembra os deveres fundamentais do cristão, não só como preparação a um tempo litúrgico, mas em preparação à Páscoa Eterna: «Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus» (Mt 6,1). A justiça da que Jesus nos fala consiste em viver conforme aos princípios evangélicos, sem esquecer que «Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus» (Mt 5,20).

A justiça nos leva ao amor, manifestado na esmola e em obras de misericórdia: «Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita» (Mt 6,3). Não é que se devam ocultar as obras boas, mas que não se deve pensar em elogio humano ao fazê-lo, sem desejar nenhum outro bem superior e celestial. Em outras palavras, devo dar esmola de tal modo que nem eu tenha a sensação de estar fazendo uma boa ação, que merece uma recompensa por parte de Deus e elogio por parte dos homens.

Bento XVI insistia em que socorrer aos necessitados é um dever de justiça, mesmo antes que um ato de caridade: «A caridade supera a justiça (…), mas nunca existe sem a justiça, que induz a dar ao outro o que é "dele", o que lhe pertence em razão de seu ser e do seu agir». Não devemos esquecer que não somos proprietários absolutos dos bens que possuímos, e sim administradores. Cristo nos ensinou que a autêntica caridade é aquela que não se limita a "dar" esmola, e sim que o leva a "dar" a própria pessoa, a oferecer-se a Deus como culto espiritual (cf. Rom 12,1) esse seria o verdadeiro gesto de justiça e caridade cristã, «de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa» (Mt 6,4).

«Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles»

Rev. D. Manel VALLS i Serra (Barcelona, Espanha)

Hoje iniciamos a Quaresma: «É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação» (2Cor 6,2). A imposição da cinza — que devemos receber— é acompanhada por uma destas duas fórmulas. A antiga: «Lembre-se de que és pó e pó serás»; e a que introduziu a liturgia renovada do Concilio: «Converta-se e creia no Evangelho». Ambas as fórmulas são um convite a contemplar de uma maneira diferente — normalmente tão superficial — nossa vida. O Papa São Clemente I nos lembra que «o Senhor quer que todos os que o amam se convertam».

No Evangelho, Jesus pede a pratica da esmola, o jejum e a oração longe de toda hipocrisia: «Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa» (Mt 6,2). Os hipócritas, energicamente denunciados por Jesus Cristo, se caracterizam pela falsidade de seu coração. Mas, Jesus adverte hoje não só da hipocrisia subjetiva senão também da objetiva: cumprir, inclusive de boa fé, tudo o que manda a Lei de Deus e a Escritura Santa, mas fazendo de maneira que fique na mera prática exterior, sem a correspondente conversão interior.

Então, a esmola reduzida — à “gorjeta”— deixa de ser um ato fraternal e se reduz a um gesto tranqüilizador que não muda a maneira de ver o irmão, nem faz sentir a caridade de prestar-lhe a atenção que ele merece. O jejum, por outro lado, fica limitado ao cumprimento formal, que já não lembra em nenhum momento a necessidade de moderar nosso consumismo compulsivo, nem a necessidade que temos de ser curados da “bulimia espiritual”. Finalmente, a oração — reduzida a estéril monólogo — não chega a ser autêntica abertura espiritual, colóquio íntimo com o Pai e escuta atenta do Evangelho do Filho.

A religião dos hipócritas é una religião triste, legalista, moralista, de uma grande pobreza de espírito. Pelo contrario, a Quaresma cristã é o convite que cada ano nos faz a Igreja a um aprofundamento interior, a una conversão exigente, a una penitência humilde, para que dando os frutos pertencentes que o Senhor espera de nós, vivamos com a máxima plenitude de alegria e o gozo espiritual da Páscoa.

Reflexão

Mt 6,1: A chave geral para entender o ensinamento que se segue.
Jesus disse: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. A justiça de que Jesus fala consiste em chegar ao lugar onde Deus nos quer. O caminho para chegar a ela está expresso na lei de Deus. Jesus adverte que não se deve observar a lei com o objetivo de ser elogiado pelos homens. Anteriormente ele havia dito: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus." (Mt 5,20) Ao ler esta frase, não devemos apenas pensar só nos fariseus do tempo de Jesus, mas sobretudo no fariseu que dorme em cada um de nós. Se José, esposo de Maria, tivesse seguido a justiça da lei dos fariseus, ele teria denunciado Maria. Mas ele era "justo" (Mt 1,19), já vivia a nova justiça anunciada por Jesus. Por isso transgrediu a antiga lei e salvou a vida de Maria e de Jesus. A nova justiça proclamada por Jesus está alicerçada sobre uma base diferente, provém de outra fonte. Precisamos construir a nossa segurança de dentro, não naquilo que fazemos para Deus, mas naquilo Deus faz por nós. Esta é a chave geral para a compreensão do ensinamento de Jesus sobre as obras de misericórdia. No que se segue, Mateus aplica este princípio geral à prática da esmola, da oração e do jejum. Do ponto de vista didático, primeiro diz como não deve ser, e logo em seguida ensina como deve ser.

Mt 6,2: Como não dar esmolas.
A maneira errada, seja naquele tempo como hoje, é dar esmolas para ser visto e aclamado pelos outros. Muitas vezes se pode ver em bancos de igrejas escritas estas palavras: "Presente da família tal." Na televisão, os políticos gostam de se mostrar como grandes benfeitores da humanidade nas inaugurações de obras públicas para servir a comunidade. Jesus diz: Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa (Mt 6,2).

Mt 6,3-4: Como dar esmolas.
A maneira correta de fazer isso é caridade: "quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita". Ou seja, devo dar esmolas de tal forma que nem mesmo eu tenho a sensação de estar fazendo algo bom ou que mereça uma recompensa de Deus e elogios dos outros. A esmola é uma obrigação. É uma forma de compartilhar algo, que possuo, com aqueles que nada têm. Numa família, o que é de um é todos. Jesus elogia o exemplo da viúva que deu mesmo o que lhe era necessário (Mc 12,44).

Mt 6,3-4: Como dar esmolas.
A maneira correta de fazer isso é caridade: "quando deres esmola, que a tua mão esquerda nóo saiba o que faz a tua mão direita". Ou seja, devo dar esmolas de tal forma que nem mesmo eu tenho a sensação de estar fazendo algo bom ou que mereça uma recompensa de Deus e elogios dos outros. A esmola é uma obrigação. É uma forma de compartilhar algo, que possuo, com aqueles que nada têm. Numa família, o que é de um é todos. Jesus elogia o exemplo da viúva que deu mesmo o que lhe era necessário (Mc 12,44).

Mt 6,5: Como não rezar.
Falando de uma maneira errada de orar, Jesus cita alguns hábitos e costumes estranhos da época. Quando era tocada a trombeta para a oração da manhã, do meio-dia e da tarde, havia pessoas que procuravam ficar no meio da rua para orar solenemente de braços abertos para que todos a vissem, e assim serem consideradas como as pessoas piedosas. Outros na sinagoga assumiam atitudes extravagantes para chamar a atenção da comunidade.

Mt 6,6: Como orar.
Para não deixar nenhuma dúvida, Jesus exagera sobre como orar. Ele diz que devemos orar em segredo, apenas diante de Deus Pai. Ninguém vai vê-lo. Talvez para os outros, você vai ser uma pessoa que não reza. Não importa! Mesmo de Jesus disseram: "Não é de Deus!" E isso porque Jesus rezava muito à noite e não se importava com a opinião dos outros. O que importa é ter a paz de consciência e ter a certeza de que Deus é o Pai que me acolhe, e não a partir do que eu faço para Deus ou da satisfação que eu tenho ao ser apreciado como uma pessoa piedosa e que reza.

Mt 06,16: Como não fazer jejum.
Jesus critica as práticas erradas de jejum. Havia pessoas que ficavam com rosto tristes, não se lavavam, usavam roupas rasgadas, não se penteavam, para que todos pudessem ver que elas estavam jejuando e de uma forma perfeita.

Mt 6,17-18: Como fazer o jejum.
Jesus recomenda o contrário: Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto.
Como dissemos antes, esta é uma nova forma de acesso ao coração de Deus que se abre diante de nós. Jesus, para garantir interiormente, não pergunta o que fazemos para Deus, mas o que Deus faz por nós. A esmola, a oração e o jejum não são dinheiro para comprar o favor de Deus, mas a resposta de gratidão para com o amor recebido e experimentado.

Para um confronto pessoal
a) Qual é o ponto do texto que mexeu mais ou que você gostou mais?
b) Como entender o alerta feito por Jesus?
c) O que Jesus critica e o que ensina sobre a esmola? Faça um resumo para você.
d) O que Jesus critica e o que ensina sobre a oração? Faça um resumo para você.
e) O que Jesus critica e o que ensina sobre o jejum? Faça um resumo para você.

ORAÇÃO - Ó glorioso S. José, a bondade de vosso coração é sem limites e indizível, e neste mês que a piedade dos fiéis vos consagrou mais generosas do que nunca se abrem as vossas mãos benfazejas. Distribui entre nós, ó nosso amado Pai, os dons preciosíssimos da graça celestial da qual sois ecônomo e o tesoureiro; Deus vos criou para seu primeiro esmoler. Ah! que nem um só de vossos servos possa dizer que vos invocou em vão nestes dias. Que todos venham, que todos se apresentem ante vosso trono e invoquem vossa intercessão, a fim de viverem e morrerem santamente, a vosso exemplo nos braços de Jesus e no ósculo beatíssimo de Maria. Amém.

LADAINHA DE SÃO JOSÉ
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, escutai-nos.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre Filho de Davi,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da mãe de Deus,
Guarda da puríssima Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Amparo das famílias,
Alívio dos sofredores,
Esperança dos doentes,
Consolador dos aflitos,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Patrono da Ordem Carmelita,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade nós.

V. - O Senhor o constituiu dono de sua casa.
R. - E fê-lo príncipe de todas as suas possessões.

ORAÇÃO: Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito Santo. Amém.

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