quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

24 de fevereiro: Festa de Nossa Senhora da Confiança.

A devoção a Nossa Senhora da Confiança surgiu na Itália há quase três séculos, vinculada à venerável Irmã Clara Isabella Fornari, monja clarissa falecida em 1744, e com processo de beatificação em andamento. Abadessa do mosteiro da cidade de Todi, a Irmã Clara foi privilegiada por Deus com graças místicas, entre as quais a de receber em seus membros os estigmas da Paixão.

Nutrindo uma devoção muito particular à Mãe de Deus, portava sempre consigo um milagroso quadro que A representa com o Menino Jesus nos braços. A essa pintura se atribuíam graças e curas muito numerosas, e já no século XVIII começaram a circular pela Itália cópias dela, dando origem à devoção à Santíssima Virgem sob o título de Mãe da Confiança.

Uma das cópias acabou por se tornar mais célebre que a original. Foi ela levada para o Seminário Maior de Roma, o principal do mundo, por ser o seminário do Papa, de onde se tornou padroeira. Todos os anos é venerada pelo próprio Pontífice, que vai visitá-la na festa da "Madonna della Fiducia", em 24 de fevereiro.

Quando o famoso quadro do Seminário Romano ali chegou, vinha acompanhado de um antigo pergaminho, que ainda se conserva, o qual traz consoladoras palavras da Irmã Clara Isabel: "A divina Senhora dignou-Se conceder-me que toda alma que com confiança se apresentar ante este quadro, experimentará uma verdadeira contrição dos seus pecados, com verdadeira dor e arrependimento, e obterá de seu diviníssimo Filho o perdão geral de todos os pecados. Ademais, essa minha divina Senhora, com amor de verdadeira Mãe, se comprouve em assegurar-me que, a toda alma que contemplar esta sua imagem, concederá uma particular ternura e devoção para com Ela".

A devoção à “Madonna della Fiducia” mostra-se particularmente benéfica quando se reza a jaculatória: "MINHA MÃE, MINHA CONFIANÇA"!

E o divino Menino, também fitando o fiel, aponta decididamente o dedo indicador para a Santíssima Virgem, como a dizer: "Coloque-se sob a proteção dela, recorra a Ela, seja inteiramente dEla, e você conseguirá chegar até Mim".

TERÇO DE NOSSA SENHORA DA CONFIANÇA

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Nas contas do Pai Nosso:
Ó Maria, em vossas mãos eu ponho esta súplica. Abençoai-a e depois apresentai-a a Jesus. Fazei valer o vossso amor de Mãe e o vosso poder de Rainha.

Nas contas da Ave Maria:
Ó Maria, eu conto com vosso auxílio, cofio em vosso poder.

No final de cada mistério:
Entrego-me à vossa vontade, tenho confiança em vossa misericórdia.  Ó Mãe de Deus e minha Mãe, rogai por mim.

No final do terço:
Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, vós sois o nosso perpétuo socorro. Valei-nos; nós confiamos em vós.
Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, vós sois a consoladora dos aflitos. Valei-nos; nós confiamos em vós.
Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, vós sois o auxílio dos cristãos. Valei-nos; nós confiamos em vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO