quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

20 de janeiro

Beato Angelo Paoli
Presbítero de nossa Ordem


Nasceu em 1642, à Argigliano, na Lunigiana (Itália) e desde a infância já deixava de comer parte de seu alimento, para doá-lo aos companheiros necessitados. Aos 18 anos de idade ingressou na Ordem dos Carmelitas e formou-se sacerdote. Passou por vários conventos da Província de Toscana, deixando em todos, marcas de caridade contínua e heroica; servindo aos coirmãos, aos pobres e doentes da melhor forma possível, chegando a doar o próprio leito. Mereceu então o nome de “Pai dos pobres”. Chamado em Roma pelo Prior Geral, lá permaneceu por 32 anos, falecendo em 1720. Era responsável por dois hospitais, era diretor perpétuo do conservatório de Viperesche e fundou um hospital para os pobres. Continuava a visitar os enfermos e encarcerados e a ajudar muitos outros necessitados. Incentivou a participação de alguns membros pertencentes a nobres famílias romanas no cuidado para com os pobres e doentes, superando as barreiras sociais com a caridade cristã, e antecipou aquilo que depois de um século da sua morte seria conhecido como as “Conferências de São Vicente” de F. Ozanam. Seu heroísmo brilhou particularmente durante a carestia de 1716. Era amado por todos, estimado pelos membros da Cúria Romana e muito amigo do Papa Clemente VI. Frei Ângelo Paoli faleceu em 20 de janeiro de 1720, e foi sepultado na igreja de São Martinho


HINO DE LAUDES E VÉSPERAS

Ínclito servo de Deus,
Luzeiro da santidade,
Que levantaste no tempo
Construção de eternidade!

Como o discípulo ao Mestre,
Foste seguindo a Jesus:
Assim, por onde passaste,
Ficou um rasto de luz.

As glórias vãs deste mundo,
Bem as soubeste deixar,
Para lá cima alto nome
Com letras de ouro gravar.

Foste bom e fiel servo,
Pondo a render o talento:
E o Senhor, em boa paga,
Deu-te em prêmio cem por cento.

A Deus Pai e a seu Filho
E ao Espírito de amor,
Com os Anjos e os Santos,
Honra, glória e louvor.

Salmodia, Leitura, Responsório breve e Preces do Dia Corrente.

Cântico Evangélico (Benedictus)
Ant. Nisto reconhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.

Oração
Deus de infinita misericordia, que resumistes todos os mandamentos celestes no vosso amor e no amor do próximo, concedei-nos que, praticando as obras de caridade, a exemplo do Beato Ângelo Paoli, mereçamos ser contados entre os eleitos do vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Cântico Evangélico (Magníficat)
Ant. Em verdade vos digo: Tudo o que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos a Mim o fizestes.  Vinde, benditos de meu Pai, entrai na posse do reino que vos está preparado desde o princípio do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO