quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Servo de Deus Jerônimo Gracián da Mãe de Deus
Presbítero de nossa Ordem.
O Pe Jerónimo Gracián nasceu em Valladolid a 6 de junho de 1545. Estudou na Universidade de Alcalá e, ordenado de sacerdote em 1571, ingressou no Noviciado de Pastrana em 1572 onde professou a 25 de abril de 1573. Foi visitador de Carmelitas desde 1573 até 1578. Em 1581 foi eleito primeiro Provincial da família teresiana no Capítulo de Alcalá. Foi expulso da Ordem pelo seu sucessor no provincialato. Pe. Nicolau Dória (17 de fevereiro de 1592), que previamente tinha intentado afastá-lo para o México (1587). Viaja a Roma com o intuito de submeter o seu caso ao Papa Clemente VIII e cai prisioneiro dos piratas tunisinos (1593). Esteve preso nas masmorras de Túnis, das quais foi resgatado a meados de 1595. Uma vez em Roma, o Papa reintegra-o novamente no Carmelo teresiano (6 de março de 1596), mas não consegue ser admitido pelos Carmelitas da Antiga Observância. Morre no convento dos Padres Carmelitas da Antiga Observância de Bruxelas a 21 de setembro de 1614.

Oração para a Beatificação:
Deus de justiça, amor e santidade, que escolhestes a Frei Jerônimo Gracián, para seguindo a Jesus Cristo, difundisse em vosso nome o carisma teresiano e promovesse a vida missionária na vossa Igreja, concedei-nos por sua intercessão a graça que vos suplicamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.