sábado, 20 de agosto de 2016

22 de agosto: Santa Maria Rainha

Evangelho (Lc 1,26-38): Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: «Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo». Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.  O anjo, então, disse: «Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim». Maria, então, perguntou ao anjo: «Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?». O anjo respondeu: «O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível». Maria disse: «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se.

«Eis aqui a serva do Senhor!»

Pe. Joel PIRES Teixeira (Faro, Portugal)

Hoje, a Igreja convida-nos a olhar para Nossa Senhora como Rainha. Não uma rainha de coroa de ouro, com um séquito ilustre ou faustoso. Esta Rainha é a primeira a servir. Como podemos ler em Lucas, apesar de não compreender as palavras do Anjo, Maria diz: «Eis aqui a serva do Senhor!» (Lc 1,38), Nossa Senhora é um sinal da forma como Deus olha para a humanidade: humildade como critério primeiro e último, a seguir. Encontramos no seu Filho, Jesus o Cristo, Aquele que melhor viveu esta humildade, até ao ponto de entregar a sua própria vida.

Hoje, ao olhar para Maria como Rainha, também cada um de nós deve procurar imitá-la, neste Sim, que ela deu e que nós somos convidados a dar. O Caminho de Maria não foi fácil, o caminho do discípulo nunca é fácil, no entanto nunca está sozinho, Deus acompanha aquele que n’Ele confia. Esta é a certeza que Maria recebe desde o primeiro momento e que nos é dada a cada um de nós, desde que, como Maria, sejamos capazes de dizer: Sim.

Na boca do Anjo, Maria deve-se alegrar, pois «O Senhor está contigo» (Lc 1,28), este é o grande segredo de Maria. Ela é uma mulher alegre, pois não se encontra sozinha. A solidão é momento oportuno para o maligno atacar. Maria é a bem-aventurada, a alegria fundada em Cristo manifesta-se em cada momento de tensão: desde o momento da anunciação até ao calvário, Nossa Senhora entrega-se n’Aquele que a escolheu, sem medo ou receio. A alegria manifesta o odor daquele que vive em comunhão com Cristo, expressão maior da Eucaristia, que Maria celebrou desde o primeiro momento.

Celebrando este lindo dia, também cada um de nós recebe este convite: de confiar no Senhor e assim ser testemunha da Alegria encarnada que é Cristo Jesus. Nem sempre somos capazes de confiar, por isso, procuremos na oração Salve-Rainha, de São Bernardo de Claraval, a força e proximidade com Maria Rainha: «Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!».

Reflexão

* A visita do ano a Maria evoca as visitas de Deus a várias mulheres do Antigo Testamento: Sara, mãe de Isaque (Gn 18,9-15), Ana, mãe de Samuel (1 Sam 1,9-18), a mãe de Sansão (Jz 13,2-5). A todas elas foi anunciado o nascimento de um filho com missão importante na realização do plano de Deus.

* A narração começa com a expressão “No sexto mês”. É o sexto mês da gravidez de Isabel. A necessidade concreta de Isabel, uma senhora já de idade que vai ter o seu primeiro filho com parto de risco, é o pano de fundo de todo este episódio. Ela é mencionada no começo (Lc 1,26) e no fim da visita do anjo (Lc 1,36.39).

* O anjo diz: “Alegra-te! Cheia de graça! O Senhor está contigo!” Palavras semelhantes foram ditas a Moisés (Ex 3,12), a Jeremias (Jr 1,8), a Gedeão (Jz 6,12) e a outras pessoas com missão importante no plano de Deus. Maria estranha a saudação e procura saber o significado daquelas palavras. Ela é realista. Quer entender. Não aceita qualquer inspiração.

* O anjo responde: “Não tenha medo, Maria!” Como na visita do anjo a Zacarias, também aqui a primeira saudação de Deus é sempre: ”Não ter medo!” Em seguida, o anjo recorda as promessas do passado que vão ser realizadas através do filho que vai nascer e que deve receber o nome de Jesus. Ele será chamado Filho do Altíssimo e nele se realizará o Reino de Deus. Esta é a explicação do anjo para Maria não ficar assustada.

* Maria tem consciência da missão que está recebendo, mas ela permanece realista. Não se deixa embalar pela grandeza da oferta e olha a sua condição. Ela analisa a oferta a partir dos critérios que tem à sua disposição. Humanamente falando, não era possível: “Como pode ser isto, se eu não conheço homem algum?”

* O anjo explica que o Espírito Santo, presente na Palavra de Deus desde o dia da Criação (Gênesis 1,2), consegue realizar coisas que parecem impossíveis. Por isso, o Santo que vai nascer de Maria será chamado Filho de Deus. O milagre se repete até hoje. Quando a Palavra de Deus é acolhida pelos pobres, algo novo acontece pela força do mesmo Espírito Santo! Algo tão novo e surpreendente como um filho nascer de uma virgem ou um filho nascer de uma senhora já de idade como Isabel, da qual todo mundo dizia que ela não podia ter neném! E o anjo acrescenta: “E olhe, Maria! Isabel, tua prima, já está no sexto mês!”

* A resposta do anjo clareou tudo para Maria, e ela se entrega: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Maria usa para si o título de Serva, empregada do Senhor. Este título vem de Isaías, que apresenta a missão do povo não como um privilégio, mas sim como um serviço aos outros povos (Is 42,1-9; 49,3-6). Mais tarde, Jesus também definirá sua missão como um serviço: “Não vim para ser servido, mas para servir!” (Mt 20,28). Aprendeu da Mãe!

Para um confronto pessoal
1) O que mais chama a sua atenção na visita do anjo Gabriel a Maria?
2) Jesus elogiou sua mãe quando disse: “Feliz quem ouve a Palavra e a põe em prática” (Lc 11,28). Como Maria se relacionou com a Palavra de Deus durante a visita do Anjo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO