sexta-feira, 10 de junho de 2016

12 de junho

BB Hilário Januszewski e Afonso Maria Mazurek
Presbíteros de nossa Ordem e mártires

Pawel Januszewski nasceu em Krajenki (Polônia) no dia 11 de unho de 1907, tendo entrado com 20 anos no Carmelo de Cracóvia, onde recebeu o nome de Hilarião. Após os estudos teológicos no Colégio de Santo Alberto, em Roma, onde foi ordenado sacerdote em 1934, regressou à sua pátria, sendo nomeado prior do Convento de Cracóvia em 1939. No dia 4 de dezembro do ano seguinte foi preso pelos nazistas por causa da sua fé cristã e deportado para o campo de concentração de Dachau, onde se distinguiu pela sua fé e caridade, acabando por ficar contaminado com o tifo enquanto prestava assistência aos enfermos, acabando por morrer no dia 25 de março de 1945. Foi beatificado com mais outros 107 mártires polacos por João Paulo II no dia 13 de junho de 1999 em Varsóvia.

Afonso Maria Mazurek nasceu em Baranówka, perto de Lubartów (Polônia) no dia 1 de março de 1891. Recebeu o hábito carmelita em Wadowice. Fez a profissão solene em 1912 e foi ordenado presbítero no dia 16 de julho de 1916. Durante vários anos dedicou-se à formação da juventude. Passou os últimos catorze anos da sua vida no convento de Czerna, no qual foi prior, consagrando-se de alma e corpo ao serviço da comunidade. Reavivou a atividade apostólica na igreja conventual. Foi para todos, exemplo de vida religiosa e de ministério sacerdotal. No dia 28 de agosto de 1944 foi detido pelos militares alemães e depois fuzilado, vindo a falecer com o rosário apertado entre as mãos. Foi beatificado por João Paulo II no dia 13 de junho de 1999, em Varsóvia, juntamente com outros 107 mártires polacos.

Salmodia, Leitura, Responsório breve e Preces do Dia Corrente.

Oração
Deus Pai todo-poderoso, que destes aos bem-aventurados Hilário e Afonso Maria, a graça de combater até darem a vida pela fé, concedei que a sua intercessão nos ajude a suportar a adversidade por vosso amor e a caminhar corajosamente para Vós, fonte da verdadeira vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Omite-se esta memória neste ano, devido à Páscoa Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO