quinta-feira, 17 de março de 2016

MÊS DE SÃO JOSÉ – Domingo de Ramos

ORAÇÃO PREPARATÓRIA - Com humildade e respeito aqui nos reunimos, ó Divino Jesus, para oferecer, todos os dias deste mês, as homenagens de nossa devoção ao glorioso Patriarca S. José. Vós nos animais a recorrer com toda a confiança aos vossos benditos Santos, pois que as honras que lhes tributamos revertem em vossa própria glória. Com justos motivos, portanto, esperamos vos seja agradável o tributo quotidiano que vimos prestar ao Esposo castíssimo de Maria, vossa Mãe santíssima, a São José, vosso amado Pai adotivo. Ó meu Deus, concedei-nos a graça de amar e honrar a São José como o amastes na terra e o honrais no céu. E vós, ó glorioso Patriarca, pela vossa estreita união com Jesus e Maria; vós que, à custa de vossas abençoadas fadigas e suores, nutristes a um e outro, desempenhando neste mundo o papel do Divino Padre Eterno; alcançai-nos luz e graça para terminar com fruto estes devotos exercícios que em vosso louvor alegremente começamos. Amém.

LECTIO DIVINA
Textos: Lc 19, 28-40; Is 50, 4-7; Filp 2, 6-11; Lc 22, 14-23, 56

Evangelho:Lc 19, 28-40 - Naquele tempo, Jesus seguia à frente dos seus discípulos, subindo para Jerusalém. Quando Se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do Monte das Oliveiras, enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ainda ninguém montou. Soltai-o e trazei-o. Se alguém perguntar porque o soltais, respondereis: ‘O Senhor precisa dele’». Os enviados partiram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos perguntaram: «Porque soltais o jumentinho?» Eles responderam: «O Senhor precisa dele». Então o levaram a Jesus e, lançando as capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus. Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho. Estando já próximo da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz no Céu e glória nas alturas!». Alguns fariseus disseram a Jesus, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos». Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, clamarão as pedras».

«Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor (Lc 19,38)»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, a Missa começa com a benção das palmeiras e a processão do ingresso no templo. Assim, o Domingo de Ramos relembra a entrada “triunfal” de Cristo-Rei na Cidade Santa, poucos dias antes de sua Paixão. É sua última e definitiva subida a Jerusalém: esta ascensão terminará na Cruz. Poucos dias antes, o Mestre ressuscitou Lázaro e na cidade havia uma grande expectativa.

Hoje Jesus se apresenta ante nós na condição de Rei. Esta vez sim, Ele permite que as pessoas o aclamem como Rei. A Sexta-feira Santa confirmará sua condição real ante Pôncio Pilatos, máxima autoridade civil do lugar. Mas, seu reinado não é mundano. Assim o fez saber ao governador e, assim nos o ensina hoje.

Efetivamente, Ele é Rei dos pobres: chega «montado num jumento, num burrico, filhote de jumenta» assim como anunciou o profeta Zacarias (Zc 9,9). «Não chega em uma luxuosa carroça real, nem a cavalo, como os grandes do mundo, mas sobre o lombo de um jumento que lhe fora emprestado» (Bento XVI). E, é que Deus sempre agiu com suavidade: Quando chegou ao mundo (um estábulo, uma manjedoura, umas fraldas); quando “marchou-se” do mundo (um jumento, uma cruz, um túmulo). Tudo com total delicadeza, como para não nos assustar nem incomodar nossa liberdade.

Com este Rei «Sua palavra é de paz para as nações» e «vai dispensar todas as armas de guerra» (Zc 9,10). Sim, Cristo converterá a cruz em “armas dispensadas”; a Cruz já não servirá como instrumento de tortura, burla e execução, senão como trono desde o qual reinará dando a vida pelos demais.

Finalmente, as multidões o recebem aclamando: «Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!» (Lc 19,38). Aquele dia seguramente foram alguns milhares; no século XXI somos muitos milhões as vozes que «vai de um mar até o outro, do rio Eufrates até a extremidade do país» (Zc 9,10) lhe entoamos no “Sanctus” da missa. «Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana no céu».

Três símbolos nos remitem hoje a realidades profundas: o asno, uns gritos e uma cruz.

Pe. Antonio Rivero, L.C.

Com este domingo damos início à Semana Santa ou Grande Semana, que é metade Quaresma (até a Eucaristia da Quinta-feira) e metade Tríduo Pascal (desde essa Eucaristia até a Vigília Pascal e logo todo o domingo). Este domingo tem duas dimensões: os louvores que a multidão dedicou a Jesus na entrada de Jerusalém, com palmas e Hosanas, e logo a Eucaristia, mais adusta, com a leitura da Paixão do Senhor. E entre gritos e a cruz, um asno.

Em primeiro lugar, o Senhor necessita do asno. Mas do asno desamarrado e enfeitado ricamente. Esse asno, como todo respeito, somos cada um de nós. Jesus quer nos usar para entrar em Jerusalém e ser proclamado como Rei. Jesus quer entrar na cidade montado num burro. Isto é, poderia ter entrado sozinho, mas quis “usar” o burro. É mais, graças- poderíamos dizer assim- ao burro, a profecia foi cumprida. Isto me faz pensar em que Jesus quer sempre usar um “burro” para entrar na cidade dos homens. E Ele inventou esse burro: chama-se Igreja. Construiu-a com doze alicerces (apóstolos) dentro dos quais destacou um, Pedro. Fê-la crescer do seu lado aberto pela lança do Soldado e lhe deu uma alma em Pentecostes: o Espírito Santo. Desde então é o “instrumento” através do qual a salvação de Jesus chega à humanidade. Que maravilha a de estarmos, os batizados, associados dessa maneira à redenção que estamos celebrando nesta Páscoa! Isso sim, não esquecer nunca o que fazemos como “simples burros”. Que não aconteça conosco o que diz a simpática lenda, que põe atenção nos “sentimentos” do burro. Este animalzinho estava tranquilo na sua casa. De repente vêm dois desconhecidos e o levam. Tratam-no muito bem e, aliás, enfeitam-no ricamente. Alguém o monta, mas o burro não presta atenção porque está embasbacado por tudo o que está acontecendo. E começa a caminhar entre a multidão. As pessoas fizeram ramos de oliveiras e palmeiras e o gritam vitórias proclamando o rei Messias. Então o burro se dá conta do famoso e importante que é e para sobre as duas patas para cumprimentar as pessoas que o aplaudem. Nesse mesmo momento… o rei de reis vai para o chão. Às vezes nos colocamos no centro da fé: buscamos ser louvados, reconhecidos, escutados. E nesse momento, Jesus termina no chão porque somos nós o centro.

Em segundo lugar, neste dia escutarmos dois tipos de gritos. Uns de júbilo. Outros de desprezo. Quantos ao longo dos séculos gritaram vivas a Cristo como Rei! Repassemos a guerra dos cristeiros em México e também a guerra civil espanhola: quantos morriam martirizados gritando com orgulho e decisão: “Viva Cristo Rei!”. O beato José Luís (assim o chamavam os seus companheiros cristeiros) e que este ano será proclamado santo, com apenas 13 anos de idade, entrou nas filas do glorioso exército dos cristeiros, que defendiam a sua fé e proclamavam que Cristo era Rei da sua Pátria, por cima da opressão que o governo de Plutarco Elias Calles exercia sobre os católicos mexicanos. Eram os tempos da perseguição religiosa e dos mártires de Cristo Rei. Conduziram-no ao seu povoado natal, Sahuayo, onde os soldados do governo tentaram fazê-lo renegar da sua causa cristeira e inclusive que passasse ao outro bando para lutar contra os cristeiros. José sempre rejeitou indignado todas essas propostas. Depois de vãs tentativas, decidiram acabar com ele. Primeiro o torturaram cortando as plantas dos seus pés, para depois obrigá-lo a caminhar com os seus pés ensanguentados pelas ruas cheias de pedras do povoado até o cemitério, onde finalmente o remataram. Enquanto o conduziam os soldados até o campo-santo, o menino cristeiro não cessava de aclamar Cristo Rei diante do assombro e a raiva dos soldados, e a admiração do povo que presenciou o seu martírio. Ao chegar ao lugar, colocaram-no ao lado de uma fossa, enquanto ele continuava gritando vivas a Cristo Rei. Então se balançaram uns esbirros contra ele e o encheram de punhaladas e de tiros. Caiu no buraco e o taparam, retirando-se depois satisfeitos da sua façanha. Durante essa Paixão, Cristo teve que também escutar gritos de desprezo, da boca daqueles que o odiavam por não conhecê e sempre por instigação de Satanás que queria enfraquecer a missão de Cristo e deter “a hora” do relógio da salvação. “Crucifica-o!”.

Finalmente, a cruz. E Cristo chegou à cruz, com a ajuda do cireneu, das santas mulheres, da Verônica e sobretudo da sua Mãe Santíssima, que o sustentou sempre, especialmente neste trance duríssimo. E desde a cruz nos deixou o seu Testamento. E nessa cruz Ele se deixou pregar voluntariamente para cumprir o plano de salvação que o seu Pai lhe tinha incumbido. E essa cruz está aí impertérrita, embora o mundo dê mil voltas, como reza o lema dos Cartuxos: “Stat Crux dum volvitur orbis” (A Cruz estável enquanto o mundo dá voltas, ó Cruz constante enquanto o mundo muda). E é também essa cruz que cada um de nós tem que pegar e levar, porque somos discípulos de Cristo. E nessa cruz temos que pregar os nossos pecados nesta Sexta- Feira Santa, como disse Cristo a São Jerônimo: “Só te falta uma coisa para me entregar, Jerônimo: dá-me os teus pecados para que possa perdoá-los”. O santo começou a chorar de emoção e exclamava: “Louco tens que estar de amor, quando me pedes isto!”. E com essa cruz, venceremos o inimigo, pois “in hoc signo vinces” (com este sinal vencerás), como fez o imperador Constantino, por inspiração divina, contra Maxêncio ao gravar sobre as suas bandeiras essas letras. E essa cruz será o estandarte que levaremos ao céu para ser reconhecidos como seguidores de Cristo.  

Para refletir: Coloquei-me nas mãos de Cristo, como dócil e humilde “asno” para que Ele possa entrar em todos os lugares, ou quero eu receber os aplausos pelas minhas boas ações? O que grita a minha vida: “Viva Cristo Rei!”, ou, ao contrário, “Crucifica-o!”? Vou deixando que a cruz de Cristo vá incorporando-se na minha vida, na minha vontade, na minha afetividade, na minha mente?

Para rezar: Diante de nós, ó cruz, aprendo o que o mundo me esconde: que a vida, sem sacrifício, não tem valor e que a sabedoria, sem a vossa ciência, é incompleta. És, ó cruz, um livro no qual sempre se encontra uma sólida resposta. És fortaleza que convida a seguir adiante, a enfrentar as situações incertas e a oferecer, o ombro e o rosto, por uma humanidade mendiga e necessitada de amor. Eis-vos, ó Cristo, aberto no seu flanco e derramando, até o último instante, sangue do vosso sangue até a última gota para que nunca neste mundo em que vivemos nos falte uma transfusão da vossa graça, um fôlego de ternura da vossa presença, uma palavra que nos incite a levantar a cabeça para cima. Em vós, ó cruz, contemplamos a humildade em extremo a obediência e o silêncio confiante, a fortaleza e a paciência do Servo dolorido, a compreensão Daquele que é incompreendido, o perdão Daquele que é injustiçado. Em vós, ó cruz, o mistério é iluminado embora, em vós, Jesus continue sendo um mistério.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

ORAÇÃO - Ó glorioso S. José, a bondade de vosso coração é sem limites e indizível, e neste mês que a piedade dos fiéis vos consagrou mais generosas do que nunca se abrem as vossas mãos benfazejas. Distribui entre nós, ó nosso amado Pai, os dons preciosíssimos da graça celestial da qual sois ecônomo e o tesoureiro; Deus vos criou para seu primeiro esmoler. Ah! que nem um só de vossos servos possa dizer que vos invocou em vão nestes dias. Que todos venham, que todos se apresentem ante vosso trono e invoquem vossa intercessão, a fim de viverem e morrerem santamente, a vosso exemplo nos braços de Jesus e no ósculo beatíssimo de Maria. Amém.

LADAINHA DE SÃO JOSÉ
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, escutai-nos.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre Filho de Davi,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da mãe de Deus,
Guarda da puríssima Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Amparo das famílias,
Alívio dos sofredores,
Esperança dos doentes,
Consolador dos aflitos,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Patrono da Ordem Carmelita,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade nós.

V. - O Senhor o constituiu dono de sua casa.
R. - E fê-lo príncipe de todas as suas possessões.

ORAÇÃO: Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO