quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR – MISSA DA NOITE

Textos: Isaías 9, 2-4.6-7; Tito 2, 11-14; Lucas 2, 1-14

Evangelho segundo S. Lucas 2,1-14. - Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. » De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado. »

«Eis o sinal que vos é dado: um recém-nascido […] deitado numa manjedoura (Lc 2,12) »

Beato Guerric d’Igny (c.1080-1157), abade cisterciense - 1º Sermão para a Natividade

«Um menino nasceu para nós» (Is 9,5). E o Deus de majestade, aniquilando-se a si próprio (Fl2,7) tornou-se semelhante ao corpo terrestre dos mortais, nele se assumindo na frágil e tenra idade das crianças […]. Ó santa e doce infância, que restitui ao homem a verdadeira inocência! Por ti todos os homens podem voltar a uma beata infância (Mt 18,3) e ser conformes ao Menino Deus, não pela pequenez dos membros, mas pela humildade do coração e doçura dos hábitos […].

Que te sirva de exemplo: Deus, sendo o maior, quis tornar-se no mais humilde e mais pequeno de todos. Para Ele era ainda bem pouco ficar abaixo dos anjos, ao tomar a condição da natureza mortal; teve, pois, de fazer-se mais pequeno que os homens, assumindo a idade e a fragilidade de uma criança. Que o homem pio e humilde a isto preste atenção, e em tal encontre motivo de felicidade. Que o homem ímpio e orgulhoso a isto preste atenção, e com tal se espante. Vejam o Deus infinito feito menino, um pequenino que devemos adorar […].

Nesta primeira manifestação aos mortais, Deus prefere mostrar-se com os traços de uma pequena criança, suscitando, nessa aparência, mais amor que temor. E, como vem para salvar e não para julgar, ele demonstra assim o que o amor poderá suscitar, remetendo para depois o que poderá inspirar o temor.

Aproximemo-nos, portanto, com toda a confiança do trono da sua graça (He 4,16), nós que trememos só de pensar nesse trono de glória. Nada de terrível nem de severo há aqui a temer. Pelo contrário, tudo é bondade e doçura, que nos inspiram confiança. Não há, em verdade, coisa mais fácil de pacificar que o coração desta criança; Ele precede-te nas oferendas de paz e de satisfação e é o primeiro a enviar-te mensageiros de paz para te encorajar à reconciliação, a ti, que és culpado. Basta-te querer, e querer com verdade e de forma perfeita. Ele dar-te-á não apenas o perdão, mas cumular-te-á de graça. Mais ainda: certo de não ser ganho pequeno ter encontrado a ovelha perdida, celebrará uma festa com os seus anjos (Lc 15,7).

Glória e paz aos homens

Pe. Raniero Cantalamessa, OFM Cap.

Um antigo costume prevê para a festa do Natal três missas, chamadas respectivamente «da noite», «da aurora» e «do dia». Em cada uma, através das leituras que variam, apresenta-se um aspecto diferente do mistério, de forma que se tenha dele uma visão por assim dizer tridimensional. O evangelho da Missa da meia-noite se concentra no evento, no fato histórico. Descreve-se com uma desconcertante simplicidade, sem ostentação alguma. Três ou quatro linhas de palavras humildes e normais para descrever o acontecimento, o mais importante na história do mundo: a chegada de Deus à terra.

A tarefa de mostrar o significado e o alcance deste acontecimento é confiada pelo evangelista ao canto que os anjos entoam depois de ter dado o anúncio aos pastores: «Glória a Deus no alto do céu e paz na terra aos homens que ama o Senhor». No passado, esta última expressão se traduzia de maneira diferente: «Paz na terra aos homens de boa vontade».  Com este significado, a expressão entrou no canto do «Glória» e se fez comum na linguagem cristã. Após o Concílio Vaticano II se costuma indicar com ela todos os homens honestos, que buscam a verdade e o bem comum, sejam ou não-crentes.

Mas trata-se de uma interpretação inexata e por isso atualmente em desuso. No texto bíblico original, trata-se dos homens aos quais Deus ama, que são objeto da boa vontade divina, não que eles tenham boa vontade. Deste modo, o anúncio é ainda mais consolador. Se a paz se outorgara aos homens por sua boa vontade, então se limitaria a poucos, aos que a merecem; mas como se outorga pela boa vontade de Deus, por graça, oferece-se a todos. O Natal não apela à boa vontade dos homens, mas é anúncio luminoso da boa vontade de Deus para com os homens».

A palavra-chave para entender o sentido da proclamação angélica é, portanto, a última, a que fala do «querer», do «amor» de Deus para com os homens, como fonte e origem de tudo o que Deus começou a realizar no Natal. Ele nos predestinou a ser seus filhos adotivos «segundo o beneplácito de sua vontade», escreve o Apóstolo; deu-nos a conhecer o mistério de seu querer, segundo o que havia estabelecido «em sua benevolência» (Ef 1, 5.9). O Natal é a suprema epifania daquele que a Escritura chama de filantropia de Deus, ou seja, seu amor pelos homens: «Manifestou-se a bondade de Deus e seu amor pelos homens» (Tito 3, 4).

Só depois de ter contemplado a «boa vontade» de Deus para conosco podemos ocupar-nos também da «boa vontade» dos homens: de nossa resposta ao mistério do Natal. Esta boa vontade deve se expressar mediante a imitação da ação de Deus. Imitar o mistério que celebramos significa abandonar todo pensamento de fazer justiça sozinhos, toda lembrança de ofensas recebidas, suprimir do coração todo ressentimento ainda justo, e isso com respeito a todos. Não admitir voluntariamente nenhum pensamento hostil contra ninguém; nem contra os próximos nem contra os distantes, nem contra os fracos nem contra os fortes, nem contra os pequenos nem contra os grandes da terra, nem contra criatura alguma que existe no mundo.

E isso para honrar o Natal do Senhor, porque Deus não guardou rancor, não olhou a ofensa recebida, não esperou a que outro desse o primeiro passo até Ele. Se isso não é possível sempre, durante todo o ano, pelo menos o façamos no tempo do Natal. Assim esta será realmente a festa da bondade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO