sábado, 27 de junho de 2015

São Pedro Apóstolo - Dia do Papa

Do site Presbíteros

1) Tu és pedra

O evangelho de hoje relata-nos uma cena muito bonita de Jesus com os apóstolos em Cesareia de Filipos, lá bem no norte de Israel. O Senhor pergunta-lhes pela sua fé: –E vós quem dizeis que Eu sou?

S. Pedro responde com prontidão: – Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo.

Jesus elogia a sua fé, que não é apenas um entusiasmo humano. E diz-lhe: Também Eu te digo: Tu és pedra (Pedro) e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

A Igreja de Jesus é só uma. Está assente sobre os Apóstolos e sobretudo sobre Pedro. A Igreja, povo novo fundado por Jesus, é um edifício espiritual que tem por fundamento a Pedro e o seu sucessor, o Santo Padre.

Onde está Pedro aí está a Igreja – diziam os antigos com Santo Ambrósio de Milão.

Devemos estar muito unidos ao Papa, escutando o que nos ensina em nome de Jesus, obedecendo prontamente ao que ele nos manda, e rezando por ele.

2) Não prevalecerão

Cristo anuncia que o demónio fará guerra à Igreja mas garante que não levará a melhor. A Igreja de Jesus tem sido perseguida desde o princípio.

Logo que os Apóstolos começaram a anunciar o Evangelho, depois da vinda do Espírito Santo, foram presos e maltratados pelos chefes dos judeus.

No império romano bem cedo começaram as perseguições violentas e elevado foi o número dos mártires. Mas apesar disso, o número de cristãos ia aumentando cada vez mais. Tertuliano afirmava, por volta do ano 200: «Sangue de mártires é semente de cristãos».

Vieram depois as heresias, que podiam ter destruído a Igreja a partir de dentro. Satanás não conseguiu afastá-la da doutrina recebida de Jesus.

Ao longo dos séculos surgiram outros ataques à Esposa de Cristo: cismas, heresias, escândalos de membros importantes da Igreja. No século XX o comunismo causou o martírio de milhões de cristãos. Mais que nos três primeiros séculos. A Igreja continua firme com o poder de Jesus e a força do Espírito Santo.

Conta Chesterton, escritor inglês convertido à fé católica: Um dia em Heliópolis, no Egito, apareceu um mendigo desgrenhado à porta do palácio do faraó, dizendo arrogante: – passa para cá os teus tesouros.

O faraó olhou para ele com desprezo e disse aos seus guardas: – prendei esse insolente.

O mendigo respondeu: – Eu sou mais forte do que tu. Eu sou o tempo.

O mesmo bateu à porta doutros grandes impérios e repetiu-se a mesma cena.

Apareceu um dia na Praça de S. Pedro, em Roma e encontrou-se com um velhinho vestido de branco que lhe disse: – Benvindo, ó tempo. Eu sou mais forte do que tu. Eu sou a eternidade.

Os impérios deste mundo são efémeros. A Igreja, apoiada sobre Pedro e os seus sucessores, tem garantias de perenidade.

3) A Igreja rezava insistentemente por Pedro

O Santo Padre conta com a oração de todos os cristãos. Na primeira leitura vemos como os cristãos de Jerusalém rezavam insistentemente por Pedro, que Herodes tinha mandado prender. O Senhor libertou-o por meio do Seu anjo.

Temos de estar muito unidos ao sucessor de Pedro rezando todos os dias por ele. Para que Deus o defenda dos inimigos. Para que o encha da Sua sabedoria e da Sua fortaleza. Assim amamos a Cristo e a Sua Igreja.

Nossa Senhora em Fátima falava aos pastorinhos do Santo Padre que teria muito que sofrer e mostrava-lhes o bispo vestido de branco atingido por tiros e setas.

Começaram a rezar pelo Santo Padre. A pequena Jacinta rezava ainda mais, porque teve uma visão do Santo Padre em Roma ajoelhado a rezar e a chorar, enquanto cá fora muitos o insultavam e ameaçavam. Nossa Senhora quis assim animá-los e a nós também a apoiar com a nossa oração e sacrifícios o sucessor de Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO