terça-feira, 23 de junho de 2015

MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – Solenidade do Nascimento de São João Batista


Evangelho (Lc 1,57-66.80): Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não. Ele vai se chamar João». Disseram-lhe: «Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!». Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: «João é o seu nome!» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel

Comentário: D. Joan MARTÍNEZ Porcel (Barcelona, Espanha)

«O menino crescia e seu espírito se fortalecia»

Hoje, celebramos solenemente o nascimento do Batista. São João é um homem de grandes contrastes: vive o silêncio do deserto, mas daí mesmo move as massas e as convida com voz convincente à conversão; é humilde para reconhecer que ele é tão somente é a voz, não a Palavra, mas não tem medo de falar e é capaz de acusar e denunciar as injustiças até aos mesmos reis; convida aos seus discípulos a ir até Jesus, mas não rejeita conversar com o rei Herodes enquanto está em prisão. Silencioso e humilde é também valente e decidido até derramar seu sangue. João Batista é um grande homem! O maior dos nascidos de mulher, assim o elogiará Jesus; mas somente é o precursor de Cristo.

Talvez o segredo de sua grandeza está em sua consciência de saber-se elegido por Deus; assim o expressa o evangelista: «O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel. » (Lc 1,80). Toda sua infância e juventude estiveram marcadas pela consciência de sua missão: dar testemunho; e o fez batizando a Cristo no Rio Jordão, preparando para o Senhor um povo bem-disposto e, ao final de sua vida, derramando seu sangue em favor da verdade. Com nosso conhecimento de João, podemos responder à pergunta de seus contemporâneos: «Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele» (Lc 1,66).

Todos nós, pelo batismo, fomos escolhidos e enviados a dar testemunho do Senhor. Em um ambiente de indiferença, são João é modelo e ajuda para nós; são Agostinho nos diz: «Admira a João o quanto seja possível, pois o que admiras aproveita a Cristo. Aproveita a Cristo, repito, não porque lhe ofereces alguma coisa a Ele, e sim para que tu possas progredir Nele». Em João, suas atitudes de Precursor, manifestadas na sua oração atenta ao Espírito, em sua fortaleza e sua humildade, nos ajudam a abrir horizontes novos de santidade para nós e para nossos irmãos.

“Deus pensa em tudo para nós. Ele tem um projeto especial para cada um de nós”
Comentário: Maria Regina

No dia em que João Batista nasceu todos estavam alegres, pois percebiam naquele evento um sinal da grande misericórdia do Senhor para com os seus pais já em idade avançada. Ele fora predestinado por Deus para uma missão muito especial desde a sua concepção.  Conforme fora prometido a Zacarias, quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho, na sua velhice. As pessoas se surpreendiam com a misericórdia de Deus para com aquele casal e se perguntavam: o que virá a ser este menino"?  Ninguém imaginava que as profecias do Antigo Testamento se realizariam naquela criança e que ela viera ao mundo preparar o caminho do Salvador.

Plano de Deus! Deus pensa em tudo para nós. Mesmo que os nossos pais tenham desejado para nós algo de muito especial, não se compara com o que o Pai planejou para a nossa felicidade.  O plano de Deus para nós é especial e também se revela no significado do nosso nome. Por isso, com certeza, foi Ele quem também inspirou a pessoa que escolheu o nome pelo qual nós fomos apelidados. Portanto, no dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra.  O nome pelo qual somos evocados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus.

Somos também alguém como João Batista muito importante para o reino de Deus. Para nós também Deus tem um projeto especial e não podemos nos acomodar diante dos acontecimentos da história sem dar a nossa contribuição.  Você já pensou nisso? - Você sabe o que significa o seu nome? – Você já descobriu qual a missão específica que você tem no plano de Deus? – Será que você já está vivendo dentro deste plano?  - Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz? – Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano dele e como você poderá desempenhá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO