sexta-feira, 5 de junho de 2015

MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – 10º Domingo do Tempo Comum

Textos: Gen 3, 9-15; 2 Cor 4, 13-5, 1; Mc 3, 20-35

Evangelho (Mc 3, 20-35) - Naquele tempo, Jesus voltou para casa com seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. Os mestres da lei, que tinham vindo de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.  Então Jesus os chamou e falou em parábolas: "Como é que satanás pode expulsar a satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela nos poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno." Jesus falou isso, porque diziam: "Ele está possuído por um espírito mau."  Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chama-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura." Ele respondeu: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

O demônio existe.
Pe. Antonio Rivero, L.C.

Assim falou o Papa Paulo VI sobre o diabo: “Uma potência hostil interveio. O seu nome é o diabo, esse ser misterioso de quem são Pedro fala na sua primeira Carta. Quantas vezes, no Evangelho, Cristo nos fala deste inimigo dos homens? Nós cremos que um ser preternatural veio ao mundo precisamente para perturbar a paz, para afogar os frutos do Concílio ecumênico, e para impedir a Igreja de cantar a sua alegria por ter retomado plenamente consciência dela mesma. Nós sabemos que este ser, escuro e perturbador, existe verdadeiramente e que está atuando continuamente com uma astucia traidora. É o inimigo oculto que semeia o erro e a desgraça na história da humanidade. É o sedutor pérfido e taimado que sabe se insinuar em nós pelos sentidos, pela imaginação, pela concupiscência, pela lógica utópica, pelas relações desordenadas, para introduzir nos nossos atos desvios muito nocivos e que, porém, parecem corresponder às nossas fraturas físicas e psíquicas ou às nossas aspirações profundas” (29 de junho de 1972, nono aniversário da sua coroação).

V Centenário do Nascimento (1515-2015)
Em primeiro lugar, o demônio existe... e se não, perguntemos a Adão e Eva (1 leitura). Ele foi o causante de que os nossos primeiros pais falhassem com Deus, o desobedecessem. O demônio lhes inoculou o veneno da soberba e da rebeldia, para ser autônomos e não depender de ninguém. Satanás tocou neles o calcanhar de Aquiles “ser como deuses”, isto é, sem ter que prestar satisfação para ninguém, ser autossuficientes, donos de si mesmos. O processo que o tentado seguiu com eles foi assim: entrou em diálogo com eles, inoculou-lhes a dúvida da bondade de Deus, apresentou-lhes o mal como bem e eles cederam, cegados pela soberba, ferindo e ofendendo Deus Criador e Pai. E depois de cederem à tentação não assumiram a sua responsabilidade culpando o outro. Deus, triste, teve que impor a sua pena sobre os nossos primeiros pais para que eles se recapacitassem da gravidade do pecado.

Em segundo lugar, o demônio existe... e se não, perguntemos a Cristo que teve que lidar com ele durante toda a sua vida terrena. Jesus falou de Satanás muitas vezes. Mas, sobretudo, teve que lutar contra ele. No inicio do seu ministério, ali estava Satanás esperando-o no deserto para fazê-lo cair e assim tergiversar a sua missão de Messias; não já um Messias de cruz e infâmia, mas de glórias e honras. E como Cristo o venceu, o demônio não se desanimou e esperou para outra oportunidade, quando Cristo estivesse mais fraco humanamente falando, no Horto das Oliveiras. Durante o seu ministério quantas vezes teve que lutar contra Satanás e os demais demônios que tinham entrado em tantos corações (Evangelho) e que o insultavam. Satanás se apoderou também da alma traidora de Judas. Na cruz, foi Satanás quem gritava pela boca odiosa daquele turista que por ali passava: “Se és o Filho de Deus, desce da cruz”. Cristo veio ao mundo para derrotar Satanás no mesmo campo de batalha onde ele tinha vencido: no homem, desde que o criou. E Cristo ganhou e o derrotou com a sua paixão, morte e ressurreição.    

Finalmente, o demônio existe... e se não, perguntemos à Igreja, à sociedade, e a nós mesmos. Quem provocou tantas heresias, cismas ao longo dos séculos? Só podia ser o grande provocador, Satanás, que tantas vezes colocou o pé no meio do caminho. A nossa sociedade hoje em muitas partes apostatou primeiro da Igreja, depois de Cristo, e agora de Deus. Quantas leis iníquas estão promulgando em alguns Estados! Quem está dirigindo esta sinfonia infernal se não for Satanás, príncipe deste mundo como o chamou Cristo? Quem não foi tentado pelo demônio, seja na carne, seja no espírito? Todos nós já fomos tentados por esta força malévola, por este ser misterioso horrível, para desobedecermos a Deus e passemos às suas filas.     

Beata Ana de São Bartolomeu
Virgem de nossa Ordem
Para refletir: A demonologia é um capítulo muito importante da teologia católica e que hoje em dia se descuida demais. Existe uma lacuna no ensinamento da teologia, na catequese e na pregação. E esta lacuna necessita e pede ser preenchida. Estamos diante de “uma das maiores necessidades” da Igreja no momento presente. Quem tivesse previsto isso? A catequese de Paulo VI sobre a existência e influência do demônio produziu um ressentimento inesperado da parte da imprensa. Uma vez mais, acusou-se a cabeça da Igreja – o Papa- de retornar às crenças já superadas pela ciência. O diabo está morto e enterrado! Isso é o que querem meter nas nossas cabeças. O Papa Francisco também já falou várias vezes sobre o demônio: “A presença do demônio está na primeira página da Bíblia e a Bíblia termina também com a presença do demônio, com a vitória de Deus sobre o demônio... Vigiemos sempre, pois jamais o demônio foi expulso para sempre! Só no último dia” (Em Santa Marta, 13 de outubro 2014). 

Para rezar: Rezemos a oração de são Bento: “Glorioso Padre Bento, ajudai-nos na luta contra o demônio, o mundo e a carne. Afastai de nós qualquer influência maligna, as tentações, o poder do Mal, os perigos para o nosso espírito e para o nosso corpo. Ajudai-nos a confiar no Amor de Deus nosso Pai, na Força de Cristo nosso Salvador, e na Presença do Espírito Santo nosso Defensor. Amém.

Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO