sexta-feira, 15 de maio de 2015

16 de maio

S. Simão Stock
Presbítero de nossa Ordem
De nacionalidade inglesa, fala-se dele em documentos antigos como tendo vivido no séc. XIII, na província de Inglaterra, e morrido em Bordéus. O seu nome tornou-se muito popular graças à oração “Flos Carmeli”, que lhe foi atribuída, e à grande difusão do Escapulário, em virtude da tradicional visão, acompanhada da grande promessa de Maria: “Este é o privilégio, que te concedo a ti e a todos os que o usarem: quem com ele morrer, não padecerá o fogo eterno, ou seja, será salvo”, a qual inspirou numerosos artistas a partir do séc. XV. É venerado na Ordem do Carmo pela sua grande santidade e sobretudo pela sua peculiar piedade para com a SS. Virgem, à qual recomendou a Ordem no meio das dificuldades com que esta, vinda da Palestina, deparou quando a sua chegada à Europa. O seu culto estendeu-se liturgicamente a toda a Ordem em 1564.

HINO DE LAUDES E DE VÉSPERAS

Ao despontar (terminar) o dia a Deus louvamos
com São Simão
e tributamos todo o nosso amor
e gratidão.

De Maria, nossa querida Mãe
e Protetora
recordamos as graças recebidas
naquela hora.

Ó Virgem, que proteges com amor
os filhos teus
e a toda hora sobre nós derramas
os dons de Deus.

Concede, ó Mãe querida, à tua Ordem,
- te suplicamos –
que no amor a Deus e aos irmãos
sempre vivamos.

À Eterna e Santíssima Trindade,
Ao Deus de amor,
Nós damos com Maria e São Simão
Nosso louvor.

Salmodia, Leitura, Responsório breve e Preces do Dia Corrente.

Cântico Evangélico
Ant. O Senhor é minha herança, ele é bom para quem o busca. (T.P. Aleluia)

ORAÇÃO
Senhor, nosso Deus, que chamastes São Simão Stock ao vosso serviço entre os Irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo, concedei-nos, por sua intercessão, que busquemos sempre o vosso rosto na oração e cooperemos na salvação dos nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
ORAÇÃO
Ó Deus, que pelos méritos e preces do bem-aventurado Simão, vosso confessor, ornastes, pelas mãos da Mãe de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, com o singular privilégio a Ordem do Monte Carmelo: concedei, por sua intercessão, atingirmos a glória que vós preparastes aos que vos amam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS
Cântico Evangélico
Ant. Onde, unidos, os irmãos louvam a Deus, aí o Senhor abençoará o seu povo. (T.P. Aleluia)