domingo, 1 de fevereiro de 2015

2 de fevereiro: Renovação dos Votos

1 - No “Dia da Vida Consagrada”, a liturgia celebra a “Apresentação do Senhor” no Templo de Jerusalém. Essa festa convida todos os consagrados e consagradas no Carmelo a renovar a sua entrega nas mãos de Deus e a fazer da própria existência um dom de amor, um testemunho comprometido da realidade do Reino, ao serviço do projeto salvador de Deus para os homens e para o mundo.
Poderíamos dizer que se celebra hoje em toda a Igreja um singular “ofertório”, no qual os homens e as mulheres consagradas renovam espiritualmente o dom de si. Agindo desta forma, ajudam as comunidades eclesiais a crescer na dimensão oblativa que as constitui intimamente, as edifica e as estimula a testemunhar Jesus pelos caminhos do mundo.

2 - A “apresentação do Senhor” no Templo de Jerusalém revela que, desde o início da sua caminhada entre os homens, Jesus escolheu um caminho de total fidelidade aos mandamentos e aos projetos do Pai. Ao oferecer-se a Deus em oblação, ao ser “consagrado” ao Pai, Jesus manifesta a sua disponibilidade para cumprir fiel e incondicionalmente o plano salvador do Pai até às últimas consequências, até ao dom total da própria vida em favor dos homens.
O “ecce venio” de Jesus é o modelo da doação e da entrega de todos os consagrados, chamados a seguir Jesus mais de perto, numa oblação total a Deus e ao Reino. A vocação de consagrados concretiza-se na entrega de toda a existência nas mãos do Pai, na fidelidade absoluta à sua vontade e aos seus planos.
Que valor e que importância tem, em nossas vidas, o projeto de Deus? Procuramos identificar a vontade de Deus e com ela conformar a nossa vida, em total doação e entrega, ou deixamos que sejam os nossos projetos e esquemas pessoais a ditar as nossas opções e as coordenadas da nossa vida?

3 - Jesus é-nos apresentado, neste texto, como “a salvação colocada ao alcance de todos os povos”, a “luz para se revelar às nações e a glória de Israel”, o messias com uma proposta de libertação para todos os homens.
Que eco tem esta “apresentação” de Jesus nos nossos corações de consagrados? Jesus é, de fato, a luz que ilumina as nossas vidas e que nos conduz pelos caminhos do mundo? Ele é o caminho certo e inquestionável para a salvação, para a vida verdadeira e plena? É nele que colocamos a nossa ânsia de libertação e de vida nova? Este Jesus aqui apresentado tem real impacto nas nossas vidas, nas nossas opções, nos passos que damos no nosso caminho de consagração, ou é apenas uma figura decorativa de certo Cristianismo de fachada?

4 - Simeão e Ana são, na cena evangélica que nos é proposta, figuras do Israel fiel, que foi preparado desde sempre para reconhecer e para acolher o messias de Deus. Na verdade, quando Jesus aparece, eles estão suficientemente despertos para reconhecer naquela frágil criança o Messias libertador que todos esperavam e apresentam-no formalmente ao mundo.
Hoje, nós consagrados – discípulos que acolheram Jesus como a sua luz e que aceitaram segui-lo – temos a responsabilidade de apresentá-lo ao mundo e de torná-lo uma proposta questionadora, libertadora, iluminadora, salvadora, para os homens nossos irmãos.
É isso que acontece? Através do nosso anúncio – feito com palavras, com gestos, com atitudes, com a fidelidade aos votos religiosos – Jesus é apresentado ao mundo e questiona os homens nossos irmãos?
Se tantos homens ignoram a “luz” libertadora que Jesus veio acender ou não se sentem interpelados pelo projeto de Jesus, a culpa não será, um pouco, de certo imobilismo e instalação, de algum “cinzentismo” na vivência da fé, da forma pouco entusiasta como é testemunhada na nossa Vida Consagrada no Carmelo?

5 - A Vida Consagrada do terceiro carmelita é chamada a refletir de maneira particular a luz de Cristo. Olhando para nós, que procuramos viver ao estilo das Bem-aventuranças, os homens e mulheres do nosso tempo têm de ver o “fermento” de esperança para a humanidade, o “sal” que dá sabor ao mundo, uma “luz” que se acende na escuridão do mundo e que indica caminhos de verdade e de liberdade, a “porta” entreaberta para o Reino de Deus e para os “novos céus e a nova terra” que Deus quer apresentar à humanidade.
É preciso que os consagrados carmelitas sejam luz e conforto para cada pessoa, velas acesas que ardem com o próprio amor de Cristo, luz que ilumina as sombras do mundo e que profeticamente anuncia a aurora de uma nova realidade.
É isso que acontece? O nosso testemunho interpela positivamente os homens e mulheres que todos os dias cruzam conosco nos caminhos do mundo e aponta-lhes a realidade do Reino?

6 - Os desafios de Deus, os seus planos, revelam-se, de forma privilegiada, na Palavra de Deus…
Que importância é que a Palavra de Deus assume na vida dos cristãos e dos consagrados no Carmelo e das nossas comunidades cristãs? Procuramos viver na escuta da Palavra, numa progressiva sensibilidade à Palavra de Deus, a fim de discernir os desafios de Deus? Encontramos tempo, individualmente e a nível comunitário, para nos reunir à volta da Palavra de Deus, para partilhar a Palavra de Deus, para nos deixarmos questionar pela Palavra de Deus?

7 - Pobreza, castidade e obediência são as características distintivas do homem redimido, interiormente resgatado da escravidão do egoísmo.
Livres para amar, livres para servir: assim são os homens e as mulheres que renunciam a si mesmos pelo Reino dos Céus. Seguindo Cristo, crucificado e ressuscitado, os consagrados carmelitas vivem esta liberdade como solidariedade, assumindo os pesos espirituais e materiais dos seus irmãos.
Nossos votos são assumidos como elemento desta entrega total nas mãos de Deus – a exemplo de Cristo – para o serviço do Reino e da humanidade, ou são vistos como uma carga insuportável que nos limita e nos torna infelizes?

RENOVAÇÃO DOS VOTOS
Eu .... renovo meus votos de obediência, castidade e pobreza a Deus, à Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, e ao reverendíssimo Padre Fernando Milan, Prior Geral da Ordem dos Irmãos da mesma Bem-Aventurada Virgem Maria e seus sucessores, segundo a Regra e as Constituições da Ordem Terceira do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO