domingo, 21 de dezembro de 2014

Semana Santa do Natal: A Igreja espera Jesus com Maria e como Maria

Sexta Antífona - 22 de dezembro - Ó Rei das Nações!
Ó Rei das nações e objeto de seus desejos, Pedra angular que reunis em vós judeus e gentios: vinde e salvai o homem que do limo formastes!

Rei das Nações, Rei das Gentes – assim a Antífona deste dia 22 aclama o Messias que virá. Várias vezes os profetas anunciaram que o Messias seria rei descendente de Davi. Mas, sobretudo com o Profeta Isaías (cf. 11,10) e com os Salmos (cf. 71/72) firmou-se profundamente a convicção de que o seu reinado não se limitaria somente a Israel: ele reinaria sobre todas as nações e nele toda a humanidade seria salva; ele seria luz para iluminar as nações e glória do povo de Deus, Israel (cf. Lc 2,29-32)!

Assim, Aquele que o ventre da Virgem gerou não somente realiza as profecias de Israel, mas é também o Desejado dos povos, aquele que satisfaz os melhores desejos e sonhos da humanidade toda. A ele todos os povos virão! São Mateus diz isso com a narrativa dos Magos, que vêm de longe seguindo a estrela do Rei dos judeus (cf. Mt 2,1-12); São João exprime essa mesma ideia com os gregos que pedem para ver Jesus (cf. Jo 12,20ss); e São Paulo fala do Mistério escondido nos séculos e agora revelado (cf. Ef 3,1ss): em Cristo, os pagãos também são chamados à salvação. Por isso mesmo, o Apóstolo chama Jesus de pedra angular – a pedra que une as duas colunas do arco e as sustenta. Cristo é pedra angular porque une judeus e gentios num só novo povo: a Igreja, Israel da nova e eterna Aliança, cumprimento das profecias de Israel e dos desejos dos pagãos (cf. Ef 2,11ss).

Finalmente, ante tão grande Messias, a Antífona termina com uma súplica surpreendente, bela e profunda: “Vinde e salvai o homem que do limo formastes”. Que significa isso? Que esse Rei dos povos é também o criador e o modelo de todo homem: ele nos formou do pó da terra, de modo que trazemos em nós a sua imagem e quanto mais parecermos com ele, mais seremos nós mesmos!

Medite - Mt 1,-1-12
Na oração do Pai Nosso pedimos ao Senhor: “VENHA A NÓS O VOSSO REINO’. Meu coração está disposto a acolher o Rei-Messias no natal, que reina no madeiro da cruz, que ressurgiu dos mortos e vive para sempre? Permito que Cristo reine em minha vontade e oriente o meu comportamento com o seu Evangelho?

Pelo Batismo participo da missão de Cristo Rei, Sacerdote e Profeta (reinar é servir) Estou servindo? Sou voz a serviço da palavra de Deus. Como João batista coloco em cada momento a minha voz a serviço do anuncio do evangelho? Seja sincero! Em primeiro lugar busco o Reino de Deus e sua justiça (Mt 6,33) ou tenho deixando em último plano nas escolhas que faça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO