quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Semana Santa do Natal: A Igreja espera Jesus com Maria e como Maria

Pe. Humberto, Paróquia de São Gonçalo, Diocese de Petrolina

Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém. (Paulo VI).

Segunda Antífona: Ó Adonai
Ó Adonai, Guia da Casa de Israel, que aparecestes a Moisés na chama de fogo, no meio da sarça ardente e lhe destes a Lei no Sinai; vinde resgatar-nos pelo poder do vosso braço!

Nesta Antífona de hoje, 18 de dezembro, toda atenção se volta para o Êxodo. “Adonai” é o nome com o qual os judeus chamam o Deus de Israel, evitando pronunciar “IAHWEH”, o Nome santíssimo revelado a Moisés no Sinai, de dentro da sarça ardente. (Ex 3)

Chamar Jesus de Adonai é chamá-lo de Deus, o Deus Libertador de Israel, que arrancou seu povo das trevas da escravidão no Egito e o guiou pelo deserto áspero e pavoroso por quarenta anos. “YHWH, é traduzido por « Kyrios» («Senhor»). Senhor torna-se, desde então, o nome mais habitual para designar a própria divindade do Deus de Israel. É neste sentido forte que o Novo Testamento utiliza o título de «Senhor», tanto para o Pai como também – e aí é que está a novidade – para Jesus, assim reconhecido como sendo Ele próprio Deus”. (CIC, n. 446).

Pois bem, o Adonai, Guia da Casa de Israel, que se fazia presente no meio do seu povo de modo misterioso é o próprio Filho eterno:
Ele foi a Rocha da qual brotou a água,
Ele foi o maná que alimentou o povo,
Ele guiou o seu povo pela nuvem luminosa...
Foi Ele também quem falou a Moisés no meio da sarça ardente e lhe deu a Lei sobre o Monte Sinai.

Para os Santos Padres dos primeiros séculos cristãos tudo isso era muito claro.

O Filho é a eterna revelação do Pai, sua eterna e única Palavra, seu Verbo, sua comunicação (H b 1,1-2).

Sendo assim, deste o Antigo Testamento, de modo velado, o Pai vai falando à humanidade por sua Palavra única e eterna: Hb 1,12

O Filho amado, que um dia haveria de fazer-se carne. Por isso, a Igreja, unida à Virgem Maria, cheia de admiração suplica que ele venha para resgatar o seu povo pelo poder de seu braço estendido, do mesmo modo que fez ao abri o Mar Vermelho. Sinal da cruz!

MEDITAÇAO (Ex 3,7-15)
Em que momento de sua vida você se lembra de Jesus? Quando você passa por tribulações tem o hábito de invocar o seu nome confiar nele como uma criança confia no seu pai?

Você reconhece que somente Jesus é o “Senhor’ de sua vida e que sem Ele não nada sou? (Jo 15,5).

Aos clamores das necessidades materiais e espirituais dos irmãos você escuta, mas com que atitude? Aproximo-me das misérias dos irmãos ou me afasto com indiferença no coração?

“Meu Senhor e meu Deus”. Que outros senhores e deuses nós devemos eliminar de nossas vidas? Maria esperou Jesus com amor de Mãe e graça a sua fé o verbo se fez carne pelo poder do espírito santo. Qual tem sido a minha resposta a revelação de Deus nos acontecimentos da minha vida? Tenho respondido com o sim generoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO