sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Novos santos para o Carmelo e para a Igreja.

Queridos irmãos carmelitas.
Amanhã, dia 23 de novembro, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, o Papa Francisco canonizará dois novos santos carmelitas.
Preparemo-nos espiritualmente para celebrar esta festa, com devoção e alegria, agradecendo a Nosso Senhor este grande dom para a Igreja e e para o Carmelo.
São Ciríaco Elias Chavara
Presbítero de nossa Ordem

Nasceu em Kainakary (Kerala, Índia) a 10 de fevereiro de 1805. Entrou no Seminário em 1818 e foi ordenado sacerdote em 1829. Homem de profunda oração, cultivou especialmente as virtudes da simplicidade de coração, fé viva, fiel obediência, devoção ao Santíssimo Sacramento, à Imaculada Virgem Maria e a São José. Em 1831 fundou em Mannanam a Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada e emitiu os votos religiosos em 1855. Nomeado Vigário-Geral da Igreja sirio-malabar em 1861, trabalhou denodadamente em prol da renovação espiritual dos seus fiéis. Conservou uma extraordinária devoção à Santa Sé, tendo sofrido muito pela unidade da Igreja, particularmente durante o cisma de Rocos. Colaborou ainda na fundação da Congregação das Irmãs da Mãe do Carmelo, em 1866. Após dois anos de dolorosa enfermidade, expirou aos 65 anos, a 3 de janeiro de 1871, em Koonammavu. Antes da sua morte pôde declarar que nunca perdera a sua inocência batismal. Os seus restos mortais repousam desde 1899 em Mannanam. Foi beatificado por João Paulo II em Kottayam (Índia) a 8 de fevereiro de 1986. Canonizado pelo Papa Francisco em 23 de novembro de 2014
Oração
Senhor, nosso Deus, que chamastes são Ciríaco Elias, sacerdote, para fortalecer a unidade da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, que, iluminados pelo Espírito Santo, saibamos discernir os sinais dos tempos e difundir entre os homens, por palavras e obras, a mensagem evangélica. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Santa Eufrásia do S. Coração de Jesus
Virgem, Congregação das Religiosas da Mãe do Carmelo

Religiosa professa da Congregação das Religiosas da Mãe do Carmelo, nasceu em 1877, na diocese indiana de Trichur, em Edathurhty; seu nome era Rosa Eluvethingal. Pertencente à Igreja Oriental de rito siro-malabar, foi superiora geral das religiosas carmelitas de Koonammavu e recebeu dons carismáticos. Na Índia ela é recordada também por sua entrega durante uma grande epidemia de cólera. No convento carmelita de Ollur, onde havia permanecido 48 dos 52 anos de sua vida religiosa, faleceu em 1952. Lá foi sepultada. Beatificada no dia 3 de dezembro de 2006. Canonizada pelo Papa Francisco em 23 de novembro de 2014.

Oração
Senhor, que hoje nos alegrais com a festa anual de santa Eufrásia do S. Coração de Jesus, concedei-nos a ajuda dos seus méritos, Vós que nos iluminastes com o exemplo da sua virgindade e amor ao próximo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO