sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SETENÁRIO DOS PASSOS

7º dia
Abri os meus lábios,
Divino Senhor,
cante a minha boca,
o vosso louvor.

Jesus convertei-nos,
pois sois Salvador,
apartai de nós
a ira e o furor.

Sede em meu favor,
Deus Onipotente,
vinde socorrer-me,
sede diligente.

Glória ao Pai, ao Filho,
e ao Amor também,
que são um só Deus,
em Pessoas três.

Como no princípio,
agora e sempre,
por todos os séculos,
e sem fim. Amém.

HINO

Já eram três horas
que, na Cruz pendente,
padecia o Filho
do Onipotente.

Ferido de dores,
de sangue exaurido,
de forças estava
já destituído.

Porque a vontade,
do seu Pai cumpria,
expirando acaba
em grande agonia.

Escondeu-se o sol,
a terra tremeu,
mas o duro povo
não se arrependeu.

De nossos pecados
já arrependidos
por Jesus seremos
mui bem recebidos.

Em seu Coração
pela lança aberto,
acharemos porta
e o perdão certo.

Bendito sejais,
Senhor Bom Jesus,
que o mundo remistes
pela Santa Cruz.

Dos fiéis as almas,
Divino Senhor,
convosco descansem
em paz e amor.

Ouvi bom Jesus
minha oração.
Cheguem os meus brados
Ao vosso coração.

Meditação – da Imitação de Cristo – cap 12 – Livro II

Da estrada real da santa cruz

7º Passo
Como bom e fiel servo de Cristo, dispõe-te a levar a cruz do teu Senhor, por teu amor crucificado. Prepara-te a sofrer muitos contratempos e incômodos nesta vida miserável, pois em todaa parte, onde quer que estiveres, ou te esconderes, os encontrarás. Convém que assim seja e não há outro remédio contra a tribulação da dor e dos males senão sofrê-los com paciência. Bebe, generoso, o cálice do Senhor, se queres ser seu amigo e ter parte com ele. Entrega a Deus as consolações, para ele dispor delas como lhe aprouver. Tu, porém, dispõe-te a suportar as tribulações e considera-as como as consolações mais preciosas, porquanto não têm proporção as penas do tempo com a glória futura (Rom 8,18) que havemos de merecer, ainda que tu só as devesses sofrer todas.

Quando chegares a tal ponto que a tribulação te seja doce e amável por amor de Cristo, dá-te por feliz, pois achaste o paraíso na terra. Enquanto o padecer te é molesto e procuras fugir-lhe, andas mal, e em toda parte te persegue o medo da tribulação.

Se te resolveres ao que deves, isto é, a padecer e morrer, logo te sentirás melhor e acharás paz. Ainda que fosses arrebatado, com S. Paulo, ao terceiro céu, nem por isso estarias livre de sofrer alguma contrariedade. Eu, diz Jesus, mostrar-lhes-ei quanto terá de sofrer por meu nome (At 9,16). Não te resta, pois, senão sofrer se pretendes amar e servir a Jesus para sempre.

Oxalá fosses digno de sofrer alguma coisa pelo nome de Jesus! Que grande glória resultaria para ti, que alegria para os santos de Deus, e que edificação para o próximo! Pois todos recomendam a paciência, ainda que poucos queiram praticá-la. Com razão devias padecer, de bom grado, este pouco por amor de Cristo, quando muitos sofrem pelo mundo coisas incomparavelmente maiores.

Fica sabendo e tem por certo que tua vida deve ser uma morte contínua, e quanto mais cada um morre a si mesmo, tanto mais começa a viver para Deus. Só é capaz de compreender as coisas do céu quem por Cristo se resolve a sofrer toda adversidade. Nada neste mundo é mais agradável a Deus nem mais proveitoso a ti, que o sofrer, de bom grado, por Cristo. E se te dessem a escolha, antes deverias desejar sofrer adversidade, por amor de Cristo, do que ser recreado com muitas consolações porque assim serias mais conforme a Cristo, e mais semelhante a todos os santos. Porquanto não consiste nosso merecimento e progresso espiritual em ter muitas doçuras e consolações, mas em sofrer grandes angústias e tribulações.

Se houvera coisa melhor e mais proveitosa para a salvação dos homens do que o padecer, Cristo, de certo, o teria ensinado com palavras e exemplo. Pois claramente exorta seus discípulos e quantos o desejam seguir a que levem a cruz, dizendo: Quem quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me (Lc 9,23). Seja, pois, de todas as lições e estudos este o resultado final: Cumpre-nos passar por muitas tribulações, para entrar no reino de Deus (At 14,21).


ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, ponde os méritos da Vossa Paixão e morte de Cruz entre o Vosso juízo e a minha alma, agora e na hora da minha morte.  Concedei-me benignamente a vossa graça e misericórdia; aos vivos o perdão, aos mortos o descanso eterno; à vossa igreja a paz e a santidade, e a nós todos pecadores, a vida e bem aventurança eterna, vós que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai na unidade do Espírito Santo, para sempre. Amém.

OFERECIMENTO

A Vós, Bom Jesus,
com toda atenção,
dedico a memória
da vossa Paixão.

Para que por ela,
como o bom ladrão,
mereça das culpas
plena remissão.

Glória ao Pai, ao Filho
e ao Espírito Santo!
Como era no princípio,
agora e sempre, Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO