quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SETENÁRIO DOS PASSOS

6º dia
Abri os meus lábios,
Divino Senhor,
cante a minha boca,
O vosso louvor.

Sede em meu favor,
Deus Onipotente,
vinde socorrer-me,
sede diligente.

Glória ao Pai, ao Filho,
e ao Amor também,
que são um só Deus,
em Pessoas três.

Como no princípio,
agora e sempre,
por todos os séculos,
e sem fim. Amém.

HINO

Da sagrada roupa,
ao Monte subido,
por cruéis algozes
foi Jesus despido.

E com fortes cravos,
foi na Cruz pregado,
entre dois ladrões,
nela levantado.

Por mais padecer
estando sequioso,
vinagre lhe deram
e fel amargoso.

Assim padecendo,
ao Pai, Ele orava,
pelo cruel povo 
que o crucificava.

Pelos inimigos
devemos orar
para de Jesus
a glória alcançar.

Bendito sejais,
Senhor Bom Jesus
que o mundo remistes
pela Santa Cruz.

Dos fiéis as almas,
Divino Senhor,
convosco descansem
em paz e amor.

Ouvi bom Jesus
minha oração.
Cheguem os meus brados
ao vosso Coração.

Meditação – da Imitação de Cristo – cap 12 – Livro II

Da estrada real da santa cruz

6º Passo
Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio; e tu procuras só descanso e gozo? Andas errado, e muito errado, se outra coisa procuras e não sofrimentos e tribulações; pois toda esta vida mortal está cheia de misérias e assinalada de cruzes. E quanto mais uma pessoa faz progressos na vida espiritual, tanto maiores cruzes encontra, muitas vezes, porque o amor lhe torna o exílio mais doloroso.

Mas, apesar de tantas aflições, o homem não está sem o alívio da consolação, porque sente o grande fruto que lhe advém à alma pelo sofrimento da cruz. Pois, quando de bom grado a toma às costas, todo o peso da tribulação se lhe converte em confiança na divina consolação. E quanto mais a carne é cruciada pela aflição, tanto mais se fortalece o espírito pela graça interior. E, às vezes, tanto se fortalece, pelo amor das penas e tribulações que, para conformar-se com a cruz de Cristo, não quisera estar sem dores e sofrimentos, pois julga ser tanto mais aceito a Deus, quanto mais e maiores males sofre por seu amor. Não é isto virtude humana, mas graça de Cristo, que tanto pode e realiza na carne frágil, que o espírito com ardor abraça e ama o que a natureza aborrece e foge.

Não é conforme à inclinação humana levar a cruz, amar a cruz, castigar o corpo e impor-lhe sujeição, fugir às honras, aceitar as injúrias, desprezar-se a si mesmo e desejar ser desprezado, suportar as aflições e desgraças e não almejar prosperidade alguma neste mundo. Se olhares somente a ti, reconheces que de nada disso és capaz. Mas, se confiares em Deus, do céu te será concedida a fortaleza, e sujeitar-se-ão ao teu mando o mundo e a carne. Nem o infernal inimigo temerás, se andares escudado na fé e armado com a cruz de Cristo.

ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, ponde os méritos da Vossa Paixão e morte de Cruz entre o Vosso juízo e a minha alma, agora e na hora da minha morte.  Concedei-me benignamente a vossa graça e misericórdia; aos vivos o perdão, aos mortos o descanso eterno; à vossa igreja a paz e a santidade, e a nós todos pecadores, a vida e bem aventurança eterna, vós que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai na unidade do Espírito Santo, para sempre. Amém.

OFERECIMENTO

A Vós, Bom Jesus,
com toda atenção,
dedico a memória
da vossa Paixão.

Para que por ela,
como o bom ladrão,
mereça das culpas
plena remissão.

Glória ao Pai, ao Filho
e ao Espírito Santo!
Como era no princípio,
agora e sempre, Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO