quarta-feira, 9 de julho de 2014

CARTA DO PRIOR GERAL PARA A FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO – 2014.

Caros irmãos e irmãs da Família Carmelitana.


     A festa de Nossa Senhora do Carmo está se aproximando, e mais um ano se passou. Eu gostaria de oferecer a vocês as minhas melhores felicitações. Este dia significa, para todos nós, um momento profundo e festivo, em que, com alegria, celebramos a nossa devoção à Mãe do Senhor, com o título popular de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Mais um ano, gostaria de agradecer a sua intercessão por nossos projetos e sonhos, nossas missões e apostolados, as nossas alegrias e as nossas preocupações. Que Maria, nossa Mãe e Irmã, nos acompanhe e nos guie, para que sejamos fiéis à nossa vocação e para que possamos responder, com generosidade, ao chamado insistente do Papa Francisco a toda a Igreja a sermos verdadeiros evangelizadores.

   Como vocês devem lembrar, no ano passado eu sugeri uma possível interpretação de um ícone típico da devoção à Virgem do Carmo: a Santíssima Virgem que desce ao Purgatório e que salva, com seu Escapulário, aos que sofrem. Peço-lhes, portanto, que, à imitação de Maria, também nós desçamos aos purgatórios existenciais, de forma solidária e compassiva, ajudando aos que sofrem a sair de todo tipo de purgatório que existe no mundo de hoje.

     Nesta ocasião, gostaria de pedir a todos os Carmelitas (frades, monjas, religiosas de vida ativa, terceiros, membros de confrarias, leigos dos diversos grupos que formam a “família Carmelita”), que nos unamos para contemplar, compartilhar e crescer na beleza que (mesmo se, às vezes, um pouco escondida) existe ao nosso redor. Desde suas origens, o Carmelo esteve vinculado à beleza. O Monte Carmelo é sinônimo de beleza no Antigo Testamento, e é também assim que chamamos Maria: Mater et Decor Carmeli (Mãe e Formosura do Carmelo). Nossa Ordem tem se caracterizado ao longo dos séculos por sua tendência ao poético, ao artístico... ao belo.

     Por isso, meu desejo é que a nossa vida constitua-se um cântico de louvor a Deus pela beleza que nos rodeia, e também um compromisso generoso para que essa beleza não diminua e nem se manche pelo mal, pelo pecado, pelo sofrimento de tantos inocentes que padecem por consequência do egoísmo e de todas as suas ramificações (injustiça, violência, desigualdade,...)

    Que nossas vidas enquanto Carmelitas, cada um de acordo com seu estado de vida, se torne um hino de louvor ao Criador e que – à imitação de Maria – também nós possamos proclamar com humildade as maravilhas que o Senhor realizou e continua a realizar em nossas vidas (Lc 1, 46-55). Talvez um dos maiores dramas que vive o mundo moderno, seja sua incapacidade de gerar beleza ou de descobrir a beleza. Às vezes, a beleza se encontra reduzida a algo que é puramente estético, egoísta, sem nenhum compromisso com a solidariedade e, dessa forma, deixa de ser belo e autêntico produzindo apenas um sentimento do muito e do nada. E eis que, como diziam os escolásticos antigos, o bom e o belo, “bonum” e “puchrum” sempre coincidem. É dessa maneira que é.

    Quando queremos descobrir o que é belo, Maria, a professora e mestra de espiritualidade, orienta o nosso olhar em outra direção: para o que é pequeno, o que é humilde, o que não é levado em conta... Maria nos leva a descobrir a beleza nas dificuldades da vida, em tudo o que é heroico e nobre, que às vezes não somos capazes de descobrir no dia-a-dia.

    Que a festa de Nossa Senhora do Carmo, com suas novenas e devoções, liturgias e celebrações seja, em si mesma, uma canção humilde e serena da Beleza. Não caiamos no rotineiro, em celebrações indiferentes como um tributo a um passado glorioso, porém, distante. Não caiamos, muito menos, em uma mera beleza exterior, reduzida a rubricas e a pompas. Não! Neste dia, nosso coração deve ser capaz de elevar-se através da serena beleza da liturgia, sobre as misérias humanas e olhar a “Estrela do Mar” para que ela possa guiar-nos a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Feliz festa do Carmo!
Que Maria, Mãe e Irmã nossa nos acompanhe sempre. 
Com carinho afetuoso

Frei Fernando Millan Romeral, O. Carm. (Prior Geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO