terça-feira, 22 de julho de 2014

23 de julho - Oitava da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo

Bem-Aventurada Virgem Maria,
Mãe da Divina Graça


Predestinada desde a eternidade junto com a Encarnação do Verbo divino, como Mãe de Deus, por desígnio da Providência divina, a Bem-aventurada Virgem foi nesta terra a sublime mãe do Redentor, singularmente mais que os outros sua generosa companheira e humilde serva do Senhor. Ela concebeu, gerou, nutriu a Cristo, apresentou-o ao Pai no templo, sofreu com seu Filho que morria na cruz. Assim de modo inteiramente singular, pela obediência, fé, esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para a restauração da vida sobrenatural das almas. Por tal motivo ela se tornou para nós mãe na ordem da graça. (Lumen Gentium 61 ).

Tudo do Comum de Nossa Senhora, exceto:

Oração

Senhor, em vossa infinita sabedoria, escolhestes a Virgem Maria para Mãe do Autor da Graça e cooperadora de nossa salvação; concedei que ela nos obtenha a abundância de suas graças e nos conduza ao porto da salvação eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Nota histórica:
Por volta de 1610, o quadro da Mãe da Graça foi encontrado em um montão de caliça pelo Revmo. Padre Domingos de Jesus-Maria, mais tarde geral dos carmelitas descalços.

Estando ele um dia a rezar com todo fervor diante do quadro, vivificou-se repentinamente o semblante da Mãe de Deus; sorriu para Domingos e agradeceu-lhe, inclinando a cabeça (daí o título Nossa Senhora da Cabeça Inclinada) e depois lhe disse que se dirigisse a ela, com toda a confiança, em todas as suas necessidades.

Posteriormente, a Rainha do Céu estimulou novamente o servo de Deus a que lhe pedisse graças. Humildemente ele fez um pedido: que Maria se dignasse ouvir os pedidos de todos aqueles que fossem render-lhe homenagem diante daquele quadro. Maria, então, prometeu-lhe: “Eu ouvirei os pedidos e concederei muitas graças a todos aqueles que recorrerem à minha proteção, honrando-me devotamente por meio deste quadro; mas atenderei principalmente as orações pelo alívio e salvação das almas do Purgatório”.

Depois desta promessa Domingos não quis conservar por mais tempo só para si o milagroso quadro, por isso levou-o para a igreja dos carmelitas – Maria della Scala, em Roma, onde começou a ser venerado com todo o fervor.

Inumeráveis e surpreendentes foram os favores com que Maria recompensou tal veneração. Frei Domingos fez várias cópias do precioso quadro e conseguiu que outras pessoas os expusessem, de modo que em pouco tempo era venerado em muitos lugares. O quadro foi levado para a Áustria um ano depois da morte do Servo de Deus.

Atualmente se acha na igreja do carmelitas em Viena-Doebling, onde foi solenemente coroado no dia 27 de setembro de 1931, durante o pontificado do papa Pio XI. Nesse dia fazia 300 anos que o quadro tinha chegado a Viena.

A Mãe de Deus tem cumprido suas promessas em todos os lugares em que o quadro da Graça é piedosamente venerado, mas as graças são dispensadas na medida da confiança e do amor com que se recorre à sua bondade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO