sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mês do Sagrado Coração de Jesus – Sábado depois do Domingo II depois do Pentecostes: O Coração Imaculado da Virgem Santa Maria

LECTIO DIVINA  
Evangelho (Lc 2,41-51): Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: «Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura! ». Ele respondeu: «Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai? ». Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.

Comentário: Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells (Salt, Girona, Espanha)

Sua mãe guardava todas estas coisas no coração

Hoje celebramos a memória do Coração Imaculado de Maria. Um coração sem mancha, cheio de Deus, aberto totalmente a obedecer-lhe e escutar-lhe. O coração, em linguagem da Bíblia, refere-se ao mais profundo da pessoa, de onde emanam todos os seus pensamentos, palavras e obras. O que emana do coração de Maria? Fé, obediência, ternura, disponibilidade, espírito de serviço, fortaleza, humildade, simplicidade, agradecimento, e todo um rol infindável de virtudes.

Por quê? A resposta a encontramos nas palavras de Jesus: «Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração» (Mt 6,21). O tesouro de Maria é o seu Filho, e nele tem posto todo o seu coração; os pensamentos, palavras e obras de Maria têm como origem e como fim contemplar e agradar ao Senhor.

O Evangelho de hoje dá-nos uma boa mostra disso. Depois de narrarmos a cena do menino Jesus perdido e encontrado no templo, diz-nos que «sua mãe guardava todas estas coisas no coração» (Lc 2,51). São Gregório de Nisa comenta: «Deus deixa-se contemplar pelos que têm o coração purificado». Que guarde Maria no seu coração? Desde a Encarnação até a Ascensão de Jesus ao céu, passando pelas horas amargas do Calvário, são tantas e tantas recordações meditadas e aprofundadas: a alegria da visita do anjo Gabriel manifestando-lhe o desígnio de Deus para Ela, o primeiro beijo e o primeiro abraço a Jesus recém-nascido, os primeiros passos de seu Filho na terra, ver como ia crescendo em sabedoria e em graça, a sua “cumplicidade” nas bodas de Caná, os ensinamentos de Jesus na sua pregação, a dor do salvador da cruz, a esperança no triunfo da Ressurreição.

Peçamos a Deus ter o gozo de amá-lo cada dia de um modo mais perfeito, com todo o coração, como bons filhos da Virgem.

Conservar no coração ...

"Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem." (Lucas 2, 41-43).

Aos doze anos o jovem judeu já começa a assumir as suas responsabilidades legais e religiosas e Jesus, Maria e José, como bons judeus, cumprem fielmente a Lei. Mas Jesus vai mais além, e sem que os seus Pais o notassem ficou em Jerusalém ...
Sem que eu o note, aonde "fica" Jesus em minha vida?
E eu, "fico" na sua Sua?

"Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a pro­curá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura" (Lucas 2, 44-45)

Procuro Jesus entre os meus "parentes e conhecidos", a primeira Comunidade de Fé que me foi dada?
Procuro-O na Igreja, a Jerusalém celeste?

"Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas." (Lucas 2, 46).

"Três dias depois" ... um pré-anúncio da Ressurreição!
Procuro-O e encontro-O na Igreja/Templo, nos Sacramentos, na Bíblia e nos Irmãos?
Faço-Lhe perguntas na oração e encontro as Suas respostas na Sagrada Escritura (= Lectio)?

"Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas." (Lucas 2, 46)

Ouço Jesus?
Maravilho-me com as Suas respostas no concreto da minha vida?
Jesus não "inte-lege" quem sou?

"Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. (Lucas 2, 47-48)

Angustiar-se é procurar o sentido ... procuro o sentido da minha vida em Jesus ...
"Jesus respondeu: “Por que me procu­ráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” (Lucas 2, 49)
... o sentido que me conduz à casa do (meu) e Seu Pai?
Jesus
é filho carnal de Maria e por ela ligado à Humanidade,
é filho legal de José e por ele da estirpe de Davi
mas, pela primeira vez, assume ser o Filho Eterno do Eterno Pai e destinado à Eternidade!
Em Jesus, também eu não sou destinado à Eternidade?

"Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas." (Lucas 2, 50-51)

Na Fé, conservo em meu coração tudo aquilo que ainda não compreendo?
Na Esperança, obedeço ao Amor dado e recebido?
Na Caridade, "desço à minha Nazaré" e lá compartilho a minha vida?
Esse é o Imaculado Coração de Maria!
O coração daquela que pode cantar ...
"Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus;
ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça
e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias.
Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente,
assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações." (Isaías 61, 10-11)
"Conservo" Jesus me meu coração?
Senhor,
Teu coração é Sagrado,
o de Tua Mãe, Imaculado ...
para que o meu seja pacificado!
Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO