domingo, 4 de maio de 2014

5 de maio

Santo Ângelo presbítero
Pai e Protomártir da nossa Ordem

Uma tradição muito antiga nos traz a luz sobre a vida de Ângelo. Os registros indicam que ele nasceu em 1185, na cidade de Jerusalém, de pais judeus pela religião, chamados José e Maria, nomes muito comuns na região. E que eles se converteram após Nossa Senhora ter avisado Ângelo, durante as orações, que ele teria um irmão, o que lhes parecia impossível, porque seus pais eram idosos. Mas isso aconteceu. Emocionados, receberam o batismo junto com a criança, à qual deram o nome de João. Mais tarde, ele também vestiu o hábito carmelita.  Ângelo viveu em muitos conventos da Palestina e da Ásia Menor. Recebeu muitas graças do Senhor, sobretudo o dom da profecia e dos milagres, depois de viver cinco anos no monte Carmelo, mesmo lugar onde viveu o profeta Elias. Entrou para a Ordem do Carmo quando tinha apenas dezoito anos e, em 1213, foi ordenado sacerdote.  Ainda segundo a tradição, Ângelo saiu do monte Carmelo com os primeiros carmelitas que foram para Roma a fim de obter do papa Honório III a aprovação da Regra do Carmelo, e depois imigraram para a Sicília.  Lá, ao visitar a basílica de São João, se encontrou com os santos, Domingos de Gusmão e Francisco de Assis. Na ocasião Ângelo predisse os estigmas a São Francisco. Ângelo recebeu de São Francisco o anúncio de que seria martirizado em breve.  Dentre seus grandes feitos, o que mais se destaca é o trabalho de evangelização que manteve entre os hereges cátaros daquela cidade. A história narra que ele conseguiu converter até uma mulher que, antes disso, mantinha uma vida de pecados, até mesmo uma relação incestuosa com Berengário, um rico senhor do lugar. Primeiro em segredo e depois publicamente tentou converter Berengário, que – desesperado por causa da conversão da irmã com quem vivia incestuosamente – no dia 5 de maio de 1220, enquanto Ângelo pregava junto à igreja dos santos Felipe e Tiago perto do mar, feriu o santo mortalmente com cinco golpes de espada. Antes de morrer, o santo recomendou para que não vingassem a sua morte. O culto de Santo Ângelo teve grande difusão entre os carmelitas e o povo. O Capítulo Geral dos Carmelitas de 1498 prescreveu que em todos os conventos carmelitas se fizesse uma comemoração todos os dias como memória de seu Protomártir. Logo uma igreja foi erguida no lugar de seu martírio, onde foi sepultado o seu corpo. A Igreja canonizou o mártir santo Ângelo em 1498. Porém somente em 1662 as suas relíquias foram transladadas para a igreja dos carmelitas. O seu culto se difundiu amplamente no meio dos fiéis e na Ordem do Carmo.  Santo Ângelo foi nomeado padroeiro de muitas localidades, inicialmente na Itália, depois em outras regiões da Europa. Sua veneração se mantém até os nossos dias, sendo invocado pelo povo e devotos nas situações de suas dificuldades. Os primeiros padres carmelitas da América difundiram a sua devoção, construindo igrejas, nomeando as aldeias que se formavam, e expandiram o seu culto, que também chegou ao Brasil.

INVITATÓRIO
R. Ao Senhor, o Rei dos Mártires, vinde, adoremos!

LAUDES
HINO
Exulta, ó Povo de Deus! E tu, ó santa milícia
Do Carmelo, que alegre vês de Ângelo a vitória!
Rejubila-te, ó terra bendita da bela Sicília

Ângelo, por Deus inspirado, só quis bens altíssimos:
Pela fuga do pecado desejou frutos dulcíssimos;
Feliz por deixar este mundo e suas loucas demências.

Foi proclamador da Verdade, da virtude pérola,
Joia de rara pureza, da paz domicílio,
Angélico no seu nome, na vida e nos méritos,

Se desde a infância buscou do Carmelo o vértice,
O Verbo da Vida o convidou a gozar do prêmio
E lá nas alturas viver: era o céu seu estímulo.

Os santos anjos se alegram de Ângelo no convívio:
Às belezas dos céus o sublimaram os seus méritos
E até Deus foi elevado no santo martírio.

Ao Eterno Pai querido poder, louvor e glória!
Júbilo eterno e vitória ao seu Filho Unigênito
Como Paráclito Espírito, Amor-Misericórdia!

Ant. 1 Os meus lábios Vos louvarão, Senhor, porque a vossa graça vale mais que a vida. Aleluia.

Salmos e cântico do I Domingo.

Ant. 2 Mártires do Senhor, bendizei para sempre o Senhor. Aleluia.

Ant. 3 Farei do vencedor uma coluna no meu templo, diz o Senhor. Aleluia.

Leitura breve, responsório breve e preces do comum de um mártir.

Cântico evangélico
Ant. Ó Santo Ângelo, do Carmelo emigraste e os caminhos do Senhor vieste preparar: agora pelo teu exemplo confirma os teus irmãos na santidade e na justiça, todos os dias de nossa vida.

Oração
Senhor, nosso Deus, força dos fiéis e coroa dos mártires, que conduzistes Santo Ângelo do Carmelo à glória do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, que, imitando fielmente o seu exemplo possamos oferecer até à morte o testemunho da vossa presença e da vossa bondade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS
Hino
Quando pela palavra se combate,
Erguendo, não a espada, mas a cruz,
Como a cruz redentora do Calvário,
Também o sangue é luz.

Quando se renuncia à própria vida,
No gesto heroico da oblação suprema,
Para glória de Deus e bem das almas,
Também o sangue é poema.

Como a água das fontes cristalinas,
Brotando do sopé de serra brava,
Se é por Jesus que se derrama o sangue,
O sangue também lava.

Em cada Mártir o Senhor Se exalta
Sobre os ódios da turba irada e cega.
Como a palavra, e mais do que a palavra,
O sangue também prega.

Honra e louvor ao Pai onipotente
E ao Filho, que por nós morreu na cruz,
E ao Espírito, que glorifica os Mártires
No Sangue de Jesus.

Tudo do Comum dos Santos Mártires, exceto:

Cântico evangélico
Ant. Ó Santo Ângelo, nosso irmão de caminhada neste mundo e agora tão feliz na Pátria, roga por nós que ainda estamos no desterro para que possamos gozar tua gloriosa companhia no Céu.


Oração
Senhor, nosso Deus, força dos fiéis e coroa dos mártires, que conduzistes Santo Ângelo do Carmelo à glória do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, que, imitando fielmente o seu exemplo, possamos oferecer até à morte o testemunho da vossa presença e da vossa bondade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO