domingo, 13 de abril de 2014

O CAMINHO DA CRUZ

Beata Teresa M. da Cruz

Teresa Manetti (Campi Bisenzio, Florença, 2/3/1846 – 23/4/1910) fundou a Congregação das Carmelitas de Santa Teresa de Florença (1874), enviadas por ela também ao Líbano e à Terra Santa. Viveu o mistério da Cruz na alegria da conformidade plena da vontade de Deus. Distinguiu-se pelo fervor eucarístico e pela ternura maternal com os pequenos e os humildes, sensibilidade que transmitiu a suas filhas espirituais. Foi beatificada em Florença por João Paulo II em 19 de outubro de 1986.

"Considerando tudo, vejo e cada vez mais me convenço de que vale mais um dia de cruzes, sabendo tolerá-las bem, do que todos os gozos que o mundo possa nos oferecer; e não só isso, mas também os gozos espirituais, porque também estes passam, enquanto a substância das cruzes se mantém para sempre. Estou decidida a querer padecer sempre alegremente, sempre com a ajuda de Deus, é claro.

Com alegria toleramos que Deus é tudo para nós. Quantas coisas o Senhor me fez entender em todas as aparentes contrariedades! Quanto bem nos quer! Que desejos imensos tenho de sofrer cada vez mais por amor de quem tanto nos dá! Unamo-nos todas ao madeiro da santa cruz para alcançar a força necessária para chegarmos a ser verdadeiras imitadoras daquele que deu a vida por nós, miseráveis criaturas e, ademais, nos chamou ao sublime estado de esposas. Sim, repetirei continuamente com nossa amadíssima santa Madre: padecer sempre alegremente... Tudo passa; na hora da morte, que gozo teremos por termos tido atribulações.

O que me consola é que, com todas essas contrariedades, me sinto tranquila e não traçaria meu estado penoso com a mais feliz criatura deste mundo. Como Jesus é bom conosco! Em caridade, não te desanimes em tuas penas e contrariedades, procuremos estar cada vez próximas de nosso divino Esposo, que tanto fez e padeceu por nós, miseráveis...

Cada vez mais me convenço de que as cruzes são grandes tesouros! Que desgraça quando as desprezamos! Sempre peço que o Senhor nos faça entender muito profundamente essa verdade, tão contrária a nosso amor próprio. Como Jesus é bom com aquele que só nele tem esperança!

Pois, se somos de Deus e desejamos fazer tudo por sua maior glória, por que perturbar-se quando aparecem dificuldades? Ao contrário, temos que estar sempre dispostas para podermos enfrentar com coragem e, desse modo, dar maior glória a nosso Esposo. Que poderá o mundo fazer o mundo inteiro se Deus é o primeiro em todas as nossas ações? Ânimo e para a frente!

Lembremos que sem cruzes não se chega ao céu. Custará a nós um pouco de trabalho, mas que importa quando temos Jesus conosco?"

(Colaboração do Irmão José Araújo Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO