sábado, 29 de março de 2014

IV Domingo da Quaresma - Mês de São José

ORAÇÃO PREPARATÓRIA - Com humildade e respeito aqui nos reunimos, ó Divino Jesus, para oferecer, todos os dias deste mês, as homenagens de nossa devoção ao glorioso Patriarca S. José. Vós nos animais a recorrer com toda a confiança aos vossos benditos Santos, pois que as honras que lhes tributamos revertem em vossa própria glória. Com justos motivos, portanto, esperamos vos seja agradável o tributo quotidiano que vimos prestar ao Esposo castíssimo de Maria, vossa Mãe santíssima, a São José, vosso amado Pai adotivo. Ó meu Deus, concedei-nos a graça de amar e honrar a São José como o amastes na terra e o honrais no céu. E vós, ó glorioso Patriarca, pela vossa estreita união com Jesus e Maria; vós que, à custa de vossas abençoadas fadigas e suores, nutristes a um e outro, desempenhando neste mundo o papel do Divino Padre Eterno; alcançai-nos luz e graça para terminar com fruto estes devotos exercícios que em vosso louvor alegremente começamos. Amém.

A cegueira do corpo e a cegueira da alma. Cristo é a luz para ver.
P. Antonio Rivero, L.C.

No seu encontro com a samaritana, Jesus nos falou do mistério da vida sobrenatural por meio do símbolo da água (domingo passado). Hoje nos fala da vitória da luz divina sobre as trevas do pecado por meio do símbolo da doença e da cegueira (evangelho). Somente assim, curados da cegueira, viveremos como filhos da luz e daremos frutos de luz: bondade, justiça, pureza, caridade e verdade (segunda leitura). Somente assim conservaremos a unção do nosso batismo, com a qual Deus nos fez participar da sua graça e abriu os nossos olhos à sua luz, nos librando da cegueira (primeira leitura).

Em primeiro lugar, a Quaresma é uma chamada para fazer uma boa confissão dos nossos pecados, pois eles são a causa da nossa cegueira espiritual. O pecado nubla e ofusca a nossa mente, mancha e prostitui a nossa afetividade, debilita a nossa vontade. E assim adoecemos de cegueira espiritual, de apatia anímica e de depressão, como este cego de nascença (evangelho), que estava jogado fora do templo pedindo esmola. Jesus exige que nos aproximemos d’Ele com fé, que gritemos com confiança e que obedeçamos quando nos mande descer para nos banhar na piscina de Siloé da confissão. Este cego, já curado da cegueira, tem um processo de visão impressionante: primeiro confessa Jesus como “este homem”; depois o reconhece como profeta; e, finalmente, como Deus. Se abriu ao dom da fé que Jesus lhe ofereceu.  

Em segundo lugar, Jesus apresenta a sua missão salvífica como um dramático conflito entre a luz e as trevas. O mundo malvado se esforça para apagar a Luz de Cristo, porque os homens que o integram preferem as trevas à luz, já que as suas obras são más. A hora da paixão, que vivemos na Semana Santa é a “hora das trevas” por excelência. Nós temos que ser filhos da luz, e por isso, caminhar na luz (segunda leitura). Temos que achegar-nos a essa piscina de Siloé que é a confissão, para que Cristo nos cure da cegueira espiritual, que nos impede de ver as coisas da perspectiva de Deus e como Deus as vê. Só os fariseus de coração continuarão cegos, porque não querem aceitar Jesus. Altivos, não quiseram deixar-se iluminar por Jesus. Creiam que viam, que possuíam o reto conhecimento de Deus; mas na realidade, fecharam os olhos à luz, que é Cristo; vão à sua perdição. Ao contrário, o cego, imagem do homem simples e reto, se abre à fé, recuperando a vista. Assim, reconhece Jesus como Salvador, e se salva.

Finalmente, cada um de nós deve se aproximar de Cristo Luz, que quer iluminar a nossa vida, a nossa alma, os nossos projetos, as nossas empresas. Cristo deseja me curar da minha hipermetropia, da minha presbiopia, da minha miopia, do meu daltonismo. Somente devo me aproximar da confissão, confessar os meus pecados, aceitar o seu perdão e sair com uma vida nova, com os olhos curados. “Não existe pior cego do que aquele que não quer ver”.   

Para refletir:
1. Deixamos que a luz de Cristo nos penetre?
2. Reconhecemos que somos cegos de nascença, por culpa do pecado?
3. Levamos a luz de Cristo aos nossos irmãos que ainda estão cegos?
4. Que frutos de luz estamos dando ao nosso redor?

ORAÇÃO - Ó glorioso S. José, a bondade de vosso coração é sem limites e indizível, e neste mês que a piedade dos fiéis vos consagrou mais generosas do que nunca se abrem as vossas mãos benfazejas. Distribui entre nós, ó nosso amado Pai, os dons preciosíssimos da graça celestial da qual sois ecônomo e o tesoureiro; Deus vos criou para seu primeiro esmoler. Ah! que nem um só de vossos servos possa dizer que vos invocou em vão nestes dias. Que todos venham, que todos se apresentem ante vosso trono e invoquem vossa intercessão, a fim de viverem e morrerem santamente, a vosso exemplo nos braços de Jesus e no ósculo beatíssimo de Maria. Amém.

LADAINHA DE SÃO JOSÉ
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, escutai-nos.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre Filho de Davi,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da mãe de Deus,
Guarda da puríssima Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Amparo das famílias,
Alívio dos sofredores,
Esperança dos doentes,
Consolador dos aflitos,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Patrono da Ordem Carmelita,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade nós.

V. - O Senhor o constituiu dono de sua casa.
R - E fê-lo príncipe de todas as suas possessões.

ORAÇÃO: Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO