sábado, 28 de dezembro de 2013

Leitura da Patrística

Santo Amadeu de Lausana (1108-1159), monge cisterciense, depois bispo

"Maria guardava todos estes acontecimentos e meditava-os no seu coração"

Quando, pela primeira vez, Maria tomou nos seus braços o seu menino, o Emanuel, Maria discerniu nele uma luz incomparavelmente mais bela do que o sol, sentiu um fogo que nenhuma água teria podido apagar. Recebeu, escondida naquele pequeno corpo que acabava de nascer dela, a luz deslumbrante que ilumina tudo e mereceu suportar nos braços o Verbo de Deus que suporta tudo quanto existe (Hb 1,3). Como não se deixaria invadir pelo conhecimento de Deus, tal como se fossem ondas que transbordassem do mar (Is 11,9)?

Como não ficaria extasiada, fora de si mesma, elevada às alturas, numa admirável contemplação? Como não se espantaria de se ver mãe, ela que é virgem, e, cheia de alegria, Mãe de Deus? Maria compreende que nela se cumpriram as promessas feitas aos patriarcas e os oráculos dos profetas, os desejos dos seus antepassados que o esperavam de todo o coração.

Ela vê o Filho de Deus que lhe é entregue; alegra-se por lhe ter sido confiada a salvação do mundo. Ouve o Senhor Deus dizer-lhe no fundo do seu coração: "Escolhi-te de entre tudo o que criei; abençoei-te entre todas as mulheres (Lc 1,42); entreguei o meu Filho nas tuas mãos; confiei-te o meu Unigênito. Não tenhas medo de amamentar aquele que geraste, nem de levantar do chão aquele que deste à luz. Aprende que Ele não é só o teu Deus mas também o teu Filho. É meu Filho e é teu Filho, meu Filho pela divindade, teu Filho pela humanidade que em ti assumiu". Com que afeto e com que zelo, com que humildade e com que respeito, com que amor e com que devoção não terá Maria respondido a este apelo! Os homens não podem sabê-lo, mas Deus sabe, Ele que perscruta os rins e os corações (Sl 7,10)... Feliz aquela a quem foi dado criar Aquele que tudo protege e alimenta, de segurar nas suas mãos Aquele que segura todo o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO