domingo, 8 de setembro de 2013

Segunda-feira da 23ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 6,6-11): Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca: Levanta-te e fica aqui no meio!. Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse-lhes: Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?. Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: Estende a mão!. O homem assim o fez e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus.

Comentário: P. Julio César RAMOS González SDB (Mendoza, Argentina)

Levanta-te e fica aqui no meio (...). Estende a mão

Hoje Jesus nos dá exemplo de liberdade. Falamos muitíssimo dela nos nossos dias. Mas a diferença do que hoje se apregoa e até se vive como liberdade,a de Jesus, é uma liberdade totalmente associada e aderida à ação do Pai. Ele mesmo dirá: Vos garanto que o Filho do homem não pode fazer nada por si só e sim somente o que vê o Pai fazer; o que faz o Pai, faz o Filho (Jo 5,19). E o Pai só obra, só age por amor.

O amor não se impõe, mas faz agir, mobiliza devolvendo com amplidão a vida. Aquele mandato de Jesus: Levanta-te e fica aqui no meio (Lc 6,8); tem a força recriadoura daquele que ama, e pela palavra age. Mas ainda, o outro: Estende tua mão,(Lc 6,10), que termina conseguindo o milagre, restabelece definitivamente a força e a vida daquele que estava débil e morto. Salvar é arrancar da morte e, é a mesma palavra que se traduz por sanar. Jesus curando, salva o que havia de morto nesse pobre homem doente, e isso é um claro signo do amor de Deus Pai para com suas criaturas. Assim, na nova criação onde o Filho não faz outra coisa mais do que vê fazer ao Pai, a nova lei que imperará será a do amor que se põe em obra e, não a de um descanso que inativa, inclusive, para fazer o bem ao irmão necessitado.

Então, liberdade e amor conjugados é a chave para hoje. Liberdade e amor conjugados à maneira de Jesus. Aquilo de: ama e faz o que queiras, de Santo Agostinho tem hoje vigência plena, para aprender a configurar-se totalmente com Cristo Salvador.

Em busca da Maturidade
 Jailson Ferreira

Hoje eu gostaria de deixar 2 mensagens baseadas no Evangelho. A primeira com relação a ação dos fariseus, e a segunda com relação a atitude de Jesus.

Pare e reflita, SINCERAMENTE, QUANTAS VEZES isso já aconteceu com você: enquanto está observando a apresentação de alguém ou algum grupo que você não simpatiza (por qualquer motivo), toda a sua atenção está voltada para os erros e defeitos ao que você considera "correto". Chega até a ficar intimamente feliz quando uma falha é percebida por todos. A ânsia de ver aquela pessoa se dar mal é tão grande, que as qualidades e virtudes parecem não existir. Essa pessoa pode ser seu "concorrente" em algo que você almeja (ou almejava)... Essa pessoa pode ser até alguém próximo, mas que você quer ser melhor que ela (conscientemente ou não)...

Então esta é a primeira mensagem de hoje: LIBERTE-SE DOS PRÉ-CONCEITOS! É muito fácil julgar os fariseus e os mestres da lei, mas o que eles estavam fazendo naquele tempo, nós fazemos hoje... Todos somos humanos, até o papa! Mas se nós buscamos ser justos, comecemos por aceitar que até aquela pessoa que não simpatizamos, tem suas qualidades. E que essa pessoa ter qualidades, não diminui as nossas... pelo contrário, reconhecer as qualidades dessas pessoas é um dos maiores sinais de MATURIDADE.

A segunda mensagem de hoje é inspirada na atitude de Jesus. Certamente, você já fez ou faz parte de algum grupo que tem alguma(s) regra(s) que você considera "desumana(s)". Até mesmo um grupo de amigos que faz algo "errado", que você até discorda, mas para ser aceito pelo grupo, se cala e torna-se, no mínimo, cúmplice. O que Jesus quer de você é a coragem que Ele teve: ao ver que os fariseus e mestres da lei estavam procurando motivo para acusá-lo, Jesus mandou o homem da mão seca vir para o meio de todos e, com toda a autoridade, curou o homem. Jesus não se preocupava em ser aceito pelo grupo dos fariseus. A prioridade de Jesus era outra! Enquanto os fariseus queriam SEGUIR AS REGRAS DA IGREJA DELES, Jesus priorizava O AMOR A DEUS, E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

A segunda mensagem do dia: CORAGEM! Na maioria das vezes, vai ser mais fácil "seguir a onda", para fazer parte de um grupo... Mas você deve ser livre para decidir o rumo da sua vida. O caminho para quem quer entrar no grupo de Jesus é difícil no começo, mas depois que você entra, não quer mais sair dele. E a consciência fica muito mais tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO