terça-feira, 16 de julho de 2013

TRÍDUO DE SANTO ELIAS PROFETA E NOSSO PAI.

Queridos irmãos carmelitas.
Passadas as comemorações  de Nossa Senhora, Mãe e Rainha do Carmelo, preparemo-nos para a segunda maior solenidade de nossa Ordem, celebrando Santo Elias, nosso pai e inspiração.
Por isso, damos, hoje, início ao tríduo preparando-nos para a solenidade deste “Doutor de Israel”, para que possamos, como verdadeiros carmelitas, amá-lo e imitá-lo.
Elias foi, diz São Bernardo, “modelo de justiça, espelho de santidade, exemplo de piedade, o propugnador da verdade, o defensor da fé, o doutor de Israel, o mestre dos incultos, o refúgio dos oprimidos, o advogado dos pobres, o braço das viúvas, o olho dos cegos, a língua dos mudos, o vingador dos crimes, o pavor dos maus, a glória dos bons, a vara dos poderosos, o martelo dos tiranos, o pai dos reis, o sal da terra, a luz do orbe, o Profeta do Altíssimo, o precursor de Cristo, o terror dos baalitas, o raio dos idólatras” (De Consideratione, lib. IV, in fine, apud Cornelii a Lapide, Commentaria in Scripturam Sacram, In Librum III Regum, Cap. XVII).

1º DIA – 17 de julho

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS:
PRECE AO SENHOR JAVÉ

Vem, Senhor!
Tua Face procuro...
Como a terra árida pela chuva anseia
assim meu ser por ti...

Vivo és Senhor!
E em tua graça estou!
Na brisa leve me falas,
No Carit me dessedentas..

Vem, Senhor!
Na aridez do deserto
Com o pão me alimentas
Fortaleces-me na caminhada...

Vivo és, Senhor!
E teu zelo me consome
Na solidão quero encontrar-te
E descobrir-te no irmão...

Vem, Senhor,
e ao clarão de tua face
se passe inteira a minha vida,
se opere a nossa união...

Evangelho (Mt 11,25-27): Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar».

Comentário: P. Raimondo M. SORGIA Mannai OP (San Domenico di Fiesole, Florencia, Italia)

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos

Hoje, o Evangelho nos oferece a oportunidade de aprofundar, na estrutura da mesma divina sabedoria. Há entre nós quem não deseje conhecer os mistérios revelados desta vida? Mas há enigmas que nem a melhor equipe de procuradores do mundo jamais chegará nem sequer a decifrar. No entanto, há Um ante o qual «De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público» (Mc 4,22). É aquele a quem se dá assim mesmo o nome de Filho do Homem, pois diz de si mesmo: «Todas as coisas me foram dadas por meu Pai» (Mt 11,27). Sua natureza humana por meio da união hipostática tem sido assumida pela Pessoa do Verbo de Deus: é, numa palavra, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, diante da qual não há trevas e pela qual a noite é mais luminosa que o pleno dia.

Um provérbio árabe diz assim: «Se numa noite preta uma formiga preta sobe por uma parede preta, Deus a estará vendo». Para Deus não há segredos nem mistérios. Há mistérios para nós, mas não para Deus, ante o qual o passado, o presente e futuro estarão abertos e esquadrinhados até a última vírgula.

Diz, satisfeito, o Senhor: «Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos» (Mt 11,25). Sim, porque ninguém pode pretender conhecer estes ou segredos parecidos escondidos nem os tirando da escuridão com o estudo mais intenso, nem como devido por parte da sabedoria. Dos segredos profundos da vida saberá sempre mais a velhinha sem experiência escolar do que o pretensioso cientista que tem gastado anos em prestigiosas universidades. Tem ciência que se ganha com fé, simplicidade e pobreza interiores. Tem dito muito bem Clemente Alexandrino: «A noite é propícia para os mistérios; é quando a alma atenta e humilde olha para si mesma refletindo sobre a sua condição; é quando encontra a Deus».

Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.

* Hoje o evangelho mostra a ternura com que Jesus acolhia os pequenos. Ele queria que os pobres encontrassem descanso e paz. Por causa disso, Jesus foi muito criticado e perseguido. Sofreu muito! O mesmo acontece hoje. Os pobres não recebem da parte dos cristãos a mesma ternura que, naquele tempo, recebiam de Jesus.
O contexto em que aparece este texto no capítulo 11 do evangelho de Mateus é esclarecedor. Nele transparece a contradição que a ação de Jesus ia provocando. João Batista, que olhava Jesus com os olhos do passado, não conseguiu entendê-lo (Mt 11,1-15). O povo, que olhava para Jesus com finalidade interesseira, não foi capaz de entendê-lo (Mt 11,16-19). As grandes cidades ao redor do lago, que ouviram a pregação de Jesus e viram seus milagres, não quiseram abrir-se para a sua mensagem (Mt 11,20-24). Os sábios e doutores, que julgavam tudo a partir da sua própria ciência, não foram capazes de entender a pregação de Jesus (Mt 11,25). Nem os parentes o entendem (Mt 12,46-50). Só os pequenos o entendem e aceitam a Boa Nova do Reino (Mt 11,25-30).

*  Mateus 11,25-26Só os pequenos o entendem e aceitam a Boa Nova do Reino
Jesus faz uma prece: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado!” Os sábios, os doutores daquela época, tinham criado uma série de leis que eles impunham ao povo em nome de Deus. Eles achavam que Deus exigia do povo estas observâncias. Eles mesmos não as observavam (Mt 23,4). A lei do amor, trazida por Jesus, dizia o contrário. O que importa, não é o que nós fazemos para Deus, mas sim o que Deus, no seu grande amor, faz por nós! Eles observam a lei não para merecer a salvação, mas para agradecer o amor que recebem de Deus. O povo entendia a fala de Jesus e ficava alegre. Os sábios achavam que Jesus estava errado. Eles não podiam entender tal ensinamento.

*  Mateus 11,27A origem da nova Lei: O Filho conhece o Pai.
Jesus, o Filho, conhece o Pai. Ele sabe o que o Pai queria quando, séculos atrás, entregou a Lei a Moisés. Aquilo que o Pai nos tem a dizer, Ele o entregou a Jesus, e Jesus o revela aos pequenos, porque estes se abrem para a sua mensagem. Hoje também, Jesus está ensinando muita coisa aos pobres e pequenos. Os sábios e inteligentes fazem bem em fazer-se alunos dos pequenos! Não é Deus que despreza ou exclui os sábios, mas são eles mesmos que se fecham diante da mensagem de Jesus.

Para um confronto pessoal
1. Para você, a comunidade é fonte de paz ou de tensão? O que causa a tensão e o que traz a paz? Qual o fardo que hoje cansa o povo e qual o fardo que hoje alivia o povo?
2. Na primeira parte (vv.25-27), Jesus fala ao Pai. Quais os motivos que levam Jesus a dar louvor ao Pai? Como e quando você louva o Pai?  

LADAINHA I (Frei Carlos Mesters, 0.Carm.)
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo tende piedade de nós
Santíssima Trindade que sois um só Deus tende piedade de nós
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós
Santa Maria, Mãe dos Carmelitas,
São José, Patrono do Carmelo,
Santo Elias, Profeta de Deus e nosso Pai,
Santo Elias, Profeta de fogo,
Santo Elias, homem do silêncio e da oração,
Santo Elias, homem do deserto,
Santo Elias, homem da brisa leve,
Santo Elias, homem da Aliança,
Santo Elias, homem que defende a vida,
Santo Elias, homem do conflito,
Santo Elias, homem do Espírito e do fogo,
Santo Elias, homem de Deus,
Santo Elias, que humilhastes os profetas de Baal,
Santo Elias, que abatestes o orgulho do rei Acab,
Santo Elias, que vos compadecestes da viúva de Sarepta,
Santo Elias, que conduzistes o povo na esperança da salvação,
Santo Elias, que obedecestes à Palavra e a revelastes ao povo,
Santo Elias, que refizestes a história e criastes um novo começo,
Santo Elias, que fizestes o povo abandonar Baal e escolher a Javé,
Santo Elias, que caminhastes sempre na presença do Senhor,
Santo Elias, que atravessastes o Jordão e vos escondestes no Carit,
Santo Elias, que não vos deixastes abater pelo desânimo,
Santo Elias, que caminhastes pelo deserto até a Montanha de Deus,
Santo Elias, que chamastes Eliseu para ser vosso sucessor,
Santo Elias, príncipe dos profetas,
Santo Elias, mestre da oração,
Santo Elias, servo do Deus vivo,
Santo Elias, guardião do povo de Israel,
Santo Elias, pregador incansável da Palavra de Deus,
Santo Elias, martelo dos hereges e idólatras,
Santo Elias, abrasado do amor de Deus,
Santo Elias, honrado com a divina amizade,
Santo Elias, fortalecido com o pão do anjo,
Santo Elias, zeloso na defesa do culto do Deus único,
Santo Elias, defensor dos pobres e oprimidos,
Santo Elias, perseguido por causa da justiça,
Santo Elias, arauto da onipotência e da misericórdia divinas,
Santo Elias, realizador de milagres,
Santo Elias, multiplicador de alimentos,
Santo Elias, ressuscitador dos mortos,
Santo Elias, cantor incansável do Deus vivo,
Santo Elias, ministro da reconciliação dos pais com os filhos,
Santo Elias, modelo da perfeição,
Santo Elias, pai dos eremitas,
Santo Elias, modelo dos monges,
Santo Elias, arrebatado ao céu em um carro de fogo,
Santo Elias, testemunha da Transfiguração de Jesus,
Santo Elias, Patriarca do Carmelo,
Santo Elias, inspirador da Ordem do Carmo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós, Santo Pai Elias,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:
Deus eterno e todo-poderoso, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

ORAÇÃO FINAL

Santo Profeta Elias, pai admirável do Carmelo, olha clemente para estes vossos filhos que, sob a vossa inspiração, buscam seguir o caminho que conduz à santidade. Cobri-nos com o zelo do Senhor, infundi no nosso coração o amor ao bem,  aumentai em nós a fé a esperança e a caridade, para que possamos descobrir na vida dos homens o verdadeiro Deus que passa, e convosco possa subir ao cume do monte Carmelo, monte do Senhor que vive e reina para sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO