sábado, 6 de julho de 2013

FESTA DE NOSSA SENHORA DO MONTE CARMELO


Queridos irmãos e irmãs da Família Carmelita espalhada por todo o mundo, já se aproxima a festa da Virgem do Carmo, e, em muitos lugares, se celebram novenas, se preparam procissões e se honra de muitos modos  Maria, Nossa Mãe e Irmã, sob esta invocação tão afetuosa do Carmelo. 
              
No dia 16 de julho, toda a Família Carmelita sente-se unida na festa de Maria e celebra com satisfação a proteção maternal da Mãe de todos os carmelitas. Por isso, gostaria, em primeiro lugar, de partilhar com vocês esse contentamento e animá-los a seguir a caminhada sob a guia segura daquela a qual invocamos como “Estrela do Mar”…                

O Escapulário do Carmo, humilde sinal de nossa devoção e consagração a Maria, serve, em muitos lugares, de distintivo e de recordação dessa identidade carmelita, como também de consagração à Virgem do Carmo e de sua terna proteção maternal.  Como sinal que é , nos identifica e nos congrega. O povo simples tem sabido captar a força e o significado deste pequeno sacramental e o realçar com são orgulho durantes estas festas do Carmo.   
            
Nós, carmelitas, sabemos bem que a festa do Carmo não é somente uma celebração passageira ou sentimental, mas que supõe uma evocação de nossa vocação, identidade e missão. Desde suas origens, o Carmelo sente-se unido à Mãe de Deus, considerando-a a “Domina Loci” (Senhora do Lugar) e colocando sob sua proteção todos os desejos, sonhos e projetos. Também agora, muitos séculos depois, seguimos depositando em suas mãos nossas missões – especialmente em zonas de violência ou de pobreza extrema –,  nossos projetos pastorais, nossas comunidades, nossos anseios… Pedimos-lhe que nos conceda a fidelidade, a sabedoria e a generosidade para poder responder, a partir de nosso carisma, aos pequenos e grandes desafios que enfrentam hoje a Igreja e a sociedade.                

Ela, que é Mãe, nos faça, cada dia, mais fraternos e mais solidários, mais compassivos e mais próximos aos homens e mulheres de nosso tempo. 
                
Recebam um forte abraço e minha mais cordial felicitação,                

Frei Fernando Millán Romeral, O. Carm.               

Prior Geral

LEIA, ABAIXO, O 1º DIA DA NOVENA DE N.SRA DO CARMO E A LECTIO DO XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO