quinta-feira, 6 de junho de 2013

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

 As orações do Mês do Coração de Jesus estão na pasta de Informações e Orações

Evangelho (Lc 15,3-7): Então ele contou-lhes esta parábola: «Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão».

Comentário: Rev. D. Pedro IGLESIAS Martínez (Rubí, Barcelona, Espanha)

Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!

Hoje celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Desde tempos remotos, o homem situa “fisicamente” no coração o melhor ou o pior do ser humano. Cristo nos mostra o seu, com as cicatrizes do nosso pecado, como símbolo de seu amor aos homens e, é desde este coração que vivifica e renova a história passada, presente e futura, desde donde contemplamos e podemos compreender a alegria Daquele que encontra o que havia perdido.

«Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.» (Lc 15,6). Quando escutamos estas palavras, tendemos sempre a situar-nos no grupo dos noventa e nove justos e observamos “distantes” como Jesus oferece a salvação a quantidade de conhecidos nossos que são muito pior que nós... Pois não! a alegria de Jesus tem um nome e um rosto. O meu, o teu, o daquele..., todos somos “a ovelha perdida” por nossos pecados; assim que..., não ponhamos mais lenha no fogo de nossa soberbia, que estamos totalmente convertidos!

No tempo em que vivemos, onde o conceito de pecado se relativiza ou se nega, no que o sacramento da penitência é considerado por alguns como uma coisa dura, triste e obsoleta, o Senhor em sua parábola nos fala de alegria, e não o faz somente aqui, pois é uma corrente que atravessa todo o Evangelho. Zaqueu convida Jesus a comer para celebrá-lo, depois de ser perdoado (cf. Lc 19,1-9); o pai do filho pródigo perdoa e dá uma festa por seu retorno (cf. Lc 15,11-32), e o Bom Pastor se regozija por encontrar a quem se havia separado do seu caminho.

Dizia São Josemaria (otcd) que um homem «vale o que vale seu coração». Meditemos desde o Evangelho de Lucas se o preço — que vai marcado na etiqueta do nosso coração— concorda com o valor do resgate que o Sagrado Coração de Jesus pagou por cada um de nós.

Oração
Coração de Jesus, anunciador das bem-aventuranças,
Fazei de nós testemunhas do amor!
Coração de Jesus, tentado e vencedor do demônio,
Coração de Jesus, portador e pleno do Espírito Santo,
Coração de Jesus, anunciador do evangelho do Reino,
Coração de Jesus, filho muito amado, em quem o Pai se compraz, que e merece ser ouvido por todos nós,
Coração de Jesus, que perdoais e curais, chamais à conversão e anunciais o reino,
Coração de Jesus, que fizestes milagres nunca vistos, e ensinais com autoridade,
Coração de Jesus, homem piedoso e mestre de oração,
Coração de Jesus, que nos amais, nos chamais para estar convosco e para anunciar-vos,
Coração de Jesus que vos identificais com os pobres e necessitados,
Coração de Jesus, em cujo Nome se realizam curas, sinais e prodígios,
Coração de Jesus, que une os cristãos num só coração e numa só alma,
Coração de Jesus, centro e vida de nossa comunidade,
Coração de Jesus, doador do Espírito Santo, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO