sábado, 25 de maio de 2013

Santíssima Trindade

As orações do Mês de Maria estão na pasta de Informações e Orações

«Tenho ainda muitas coisas para vos dizer»

Comemoramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade. É grande este mistério de um Deus em três pessoas distintas. Contemplemos este mistério, o compromisso de Deus de estar sempre presente no meio de nós, que multiplicou para melhor demonstrar o seu amor, como Pai, Filho e Espírito Santo. Deus não é uma única pessoa, mas uma comunidade, uma família. Conheceremos melhor o nosso Deus se nos sentirmos amados pelo seu amor incondicional. E tanto nos amou, tal é o seu compromisso de nunca nos deixar sós que multiplicou (não dividiu) o seu amor por três.
Sérgio Paulo Pinto

EVANGELHO – Jo 16,12-15 - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».

Meditação:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora.
Durante o tempo que Jesus esteve com os seus discípulos, partilharam tantas experiências fortes, tantas emoções vividas, tantos gestos extraordinários, tantas palavras que deram sentido a tantas vidas… Agora, na Última Ceia, prestes a terminar a convivência com os discípulos na terra, Jesus desejaria dizer-lhes ainda “muitas coisas”, falar-lhes provavelmente da sua cruz, da sua dor, da sua ressurreição… mas, infelizmente, eles não iriam compreender. Que pena! Porque não compreenderiam, se Jesus lhes falava em parábolas simples? Porque não compreendemos nós? Talvez, quando estamos com Jesus, gastamos o tempo todo a relatar os nossos desejos, os nossos projetos, as nossas dores, os nossos…, os nossos… e não lhe damos verdadeira atenção e disponibilidade de coração, para que Ele nos possa falar, dizer essas “muitas coisas” que ainda tem para nos dizer.

Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena;
Pouco antes, também na Última Ceia, Jesus já tinha dito aos discípulos: “O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, Ele ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (14,26). O dom do Espírito Santo guiará, portanto, os discípulos à compreensão da verdade plena, que se manifesta no Filho. Sem o dom do Espírito, sem o Espírito Santo que o Pai enviará em nome de Jesus… “muitas coisas” não as poderemos compreender, de “muitas coisas” não conheceremos a verdade plena. É grande este mistério da Santíssima Trindade, mas eis um Deus que se multiplica por amor, no Pai, no Filho e no Espírito Santo, para melhor se fazer presente na nossa vida. Como sentir-nos desamparados? O nosso Deus está conosco de tantas formas… porque quer estar sempre presente.

… porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir.
Antes de Jesus partir e deixar o mundo ao cuidado dos seus discípulos, prometeu deixar-lhes o seu Espírito. Tudo o que não lhes disse, tudo o que não pôde comunicar-lhes será revelado agora pelo Espírito. Ainda que se tivesse ausentado, Jesus não abandonou os seus: dando-lhes o seu Espírito concedeu-lhes um mestre que estará sempre com eles e conosco, seja lá onde estivermos. Ele dirá o que tiver ouvido do Pai e do Filho e anunciará os seus projetos, tal como nós discípulos somos convidados a proclamar todas as maravilhas operadas pelo nosso Deus e a anunciar ao mundo o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, um Deus sempre presente nas nossas vidas.

Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.
O Espírito Santo glorifica, dá glória a Cristo, na medida em que guiará os discípulos ao conhecimento da verdade que n’Ele se manifesta e ao mesmo tempo, cumpre a sua missão de glorificar e manifestar o Pai. Todo o amor de Jesus pelos seus, os gestos carregados de vida, as palavras que enchem o coração, toda a missão de Jesus, está agora nas mãos do Espírito Santo, que estará sempre presente entre nós. O que Ele recebeu de Jesus é o que nos anunciará todos os dias. Recordará à comunidade dos crentes a mensagem de Jesus. Sentimos necessidade de ter Jesus pertinho de nós? Precisas d’Ele para caminhar firme? Só temos que abrir o coração ao seu Espírito, que Ele mesmo deixou entre nós, para fazer-se presente nas nossas vidas.

Tudo o que o Pai tem é meu.
“Tudo o que é Meu é Teu e tudo o que é Teu é Meu”, dirá Jesus mais adiante (17,10), num momento de profunda intimidade e oração com o Pai. O amor de Deus Pai que pensou em nós quando nada existia, e que nos deu guarida em seu coração, antes de nos formar no seio materno, é o mesmo amor de Jesus, que se entregou por nós, sem reservas, até às últimas consequências e continua a entregar-se através do seu Espírito. “Tudo o que o Pai tem é meu”: os seus projetos para a humanidade, o seu amor, o seu desejo de vivermos como filhos agradecidos e como irmãos… tudo isto foi abraçado por Jesus, tudo isto também é de Jesus, tudo isto deveria ser nosso, porque querido por nosso Pai. Assim revelaríamos ao mundo a mesma intimidade forte entre Jesus e o Pai.

Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».
Com esta expressão Jesus reforça a unidade e intimidade que o Espírito tem com Ele próprio e com o Pai. No entanto, de pouco nos servirá confessar a Trindade de Deus se não nos sentimos amados por Ele. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito de Jesus, para que nos guia para Deus. Nada vale acreditar em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, se não nos sentirmos filhos desse mesmo Deus e irmãos uns dos outros. A escuta atenta da voz do Espírito é a certeza da escuta da voz de Jesus, da sua palavra, dos seus projetos para nós, da forma como procedemos como seus discípulos. ‘Tudo o que é do Pai é nosso’… assim, o seu amor por cada um de nós está nas nossas mãos.

Algumas perguntas
1. Hoje existe um grande perigo que ameaça as comunidades cristãs. Estamos a cair na tentação de dividir Jesus, seguindo ou a um Jesus homem que com o seu agir mudou a história ou a um Jesus glorioso separado da sua existência terrena e, portanto, da nossa?
2. Estamos conscientes de que Jesus não é só um exemplo do passado mas é também, e sobretudo, o Salvador que está presente hoje no meio de nós? Que Jesus não é só objecto de contemplação e alegria mas o Messias com quem é preciso colaborar através do seu seguimento e da sua obra?
3. Deus não é uma abstracção, mas o Pai faz-se visível em Jesus. Empenhas-te em “vê-lo” e reconhecê-lo na humanidade de Jesus?
4. Estás atento ao Espírito da verdade que te comunica a verdade total acerca de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO