sexta-feira, 10 de maio de 2013

NOVENA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO


ORAÇÃO INICIAL
SEQUÊNCIA DEVOTÍSSIMA
- Vinde, Espírito Santo e enviai-nos do alto do céu, um raio da vossa luz!
- Vinde, Pai dos pobres, vinde, fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações!
- Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto!
- Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas!
- Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis!
- Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom!
- Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas!
- Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros!
- Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados!
- Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna!
- Amém! Aleluia!

MEDITAÇÂO:


2º. Dia: Jesus não nos deixa órfãos
Meditar: Jo 14,18.14-17
Vinde, Espírito de INTELIGÊNCIA!
Iluminai a minha mente para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai...)


ORAÇÃO PARA PEDIR OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO:

CARIDADE: “A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará.” (I Cor 13 – 4,8) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA CARIDADE, QUE ME UNA INTIMAMENTE CONTIGO PELO AMOR.”

ALEGRIA: “Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois de que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.” (Jo 16-21,22) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA ALEGRIA, QUE ME ENCHA DA SANTA CONSOLAÇÃO.”

PAZ: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior que Eu’.” (Jo 14-27 ss)   “SENHOR CONCEDE-ME O FRUTO DA PAZ, QUE PRODUZA EM MIM A TRANQUILIDADE DA ALMA.”

PACIÊNCIA: “Tende também vós paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta. Tomai, irmãos, por modelo de paciência e de coragem os profetas, que falaram em nome do Senhor.” (Tg 5 – 7,10) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA PACIÊNCIA, QUE ME AJUDE A SOFRER TUDO POR AMOR A DE JESUS.”

LOGANIMIDADE: “Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus.” (Hb 12-1,2) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA LONGANIMIDADE, QUE ME FAÇA ESPERAR COM PACIÊNCIA EM QUALQUER DEMORA.”

BONDADE: “Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos da entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós.” (Ef. 5-9,14) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA BONDADE, QUE ME TORNE CLEMENTE COM TODAS AS PESSOAS.”

BENIGNIDADE: “...Sois um Deus clemente e misericordioso, de coração grande, de muita benignidade e compaixão pelos nossos males.” (Jn 4 – 2,3) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA BENIGNIDADE, QUE ME LEVE A SOCORRER DE BOA VONTADE AS NECESSIDADE DOS QUE SOFREM.”

MANSIDÃO: “Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação! Ajudai-vos uns aos outros a carregar vossos fardos, e deste modo cumprireis a Lei de Cristo.” (Gl 6 – 1,3) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA MANSIDÃO, QUE ME FÇA SUPORTAR COM TODA BRANDURA O QUE O PRÓXIMO TEM DE INCÔMODO.”

FIDELIDADE: “... nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência produz a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5 – 1,6) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA FIDELIDADE, QUE ME FAÇA PERSEVERANTE ATÉ O FIM DE MINHA VIDA TERRENA.”

MODÉSTIA: “Humilha profundamente o teu espírito, pois o fogo e o verme são o castigo da carne do ímpio. Não pratiques o mal contra uma amigo que demora em te pagar, não desprezes por causa do ouro um irmão bem-amado. Não te afastes da mulher sensata e virtuosa que te foi concedida no temor do Senhor, pois a graça de sua modéstia vale mais do que o ouro.” (Eclo 7 – 19,21) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA MODÉSTIA, QUE REGULE TODO O MEU EXTERIOR.”

CONTINÊNCIA: “...considerando o perigo da incontinência, cada um tenha sua mulher, e cada mulher tenha seu marido. O marido cumpra seu dever para com sua esposa, e da mesma forma a esposa para com seu marido. A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. O marido também não pode dispor de seu corpo: ele pertence à sua esposa. Que não vos tente Satanás por vossa incontinência.” (I Cor 7 – 2,5) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA CONTINÊNCIA, QUE CONSERVE O MEU CORAÇÃO LIMPO E INOCENTE.”

CASTIDADE: “... torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.” (I Tm 4,12) “Todo batizado é chamado à castidade. O cristão ‘se vestiu de Cristo’, modelo de toda castidade.” (CIC 7 – 2,5) “SENHOR, CONCEDE-ME O FRUTO DA CASTIDADE, QUE CONSERVE MINHA MENTE E O MEU ESPÍRITO PUROS.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO